Todo mundo aqui já deve ter, em algum momento da vida, se deparado com o sumiço de alguma pessoa. Seja pela televisão em uma novela, série, filme ou mesmo na vida real, nós já vimos como isso acontece e afeta a vida de várias pessoas, principalmente de quem está procurando esta pessoa.
Nossa Dica de Filme de hoje fala exatamente sobre um pai, que teve sua filha desaparecida e que tenta encontra-la de todas as maneiras. Vem conferir Buscando.
Sinopse e detalhes
David Kim (John Cho) se desespera quando sua filha de 16 anos desaparece e as investigações policiais não levam a lugar nenhum. Decidido a descobrir o paradeiro da filha, ele usa o computador da menina para vasculhar suas fotos e vídeos em busca de pistas.
Desesperador não é mesmo? É angustiante essa procura e nos mostra um pai que fica tentando encontrar por meio das mensagens e contatos que a filha tem em seu computador, o real paradeiro dela. David passa a vasculhar tudo e qualquer coisa que possa levar ele a descobrir o que aconteceu com sua filha.
Exposição nas redes sociais e uma temática diferente
Mas o filme nos mostra esta busca desesperadora através de dois pontos muito interessantes. Além do suspense de querermos descobrir o que aconteceu Margot (Michelle La), o primeiro ponto, é que podemos fazer uma análise de como o mundo hoje está tão conectado com a internet, que compartilhamos praticamente tudo o que fazemos, nossas datas especiais, nossos momentos difíceis e até nossas memórias.
Com isso passamos a ter uma janela de nossas vidas onde qualquer um pode acessar e ver o que fizemos, o que já passamos, momentos bons e ruins, onde fomos, onde estamos, qual nossa rotina no dia a dia. Com isso passamos a dar informações pessoais não apenas aos nossos amigos e familiares, mas sim a qualquer um que pode usar essas informações para nos fazer mal.
O segundo ponto bem interessante do longa é a abordagem narrativa e filmagem utilizada nele. Como pode ser observado no trailer, nós acompanhamos o longa inteiro como se estivéssemos vendo tudo através da tela de um notebook.
Essa escolha de filmagem torna o filme bem diferente, é como se mergulhássemos na vida online da garota desaparecida. Temos, por exemplo, acesso a conversas mostradas na tela e que não participam do dialogo dos personagens. Então é necessário ter bastante atenção nessas mensagens, elas podem revelar informações secundárias e que podem ter pistas do paradeiro da jovem. Além disso, existem outros recursos tecnológicos usados para mostrar acontecimentos, como câmeras de segurança, reportagens de jornais, enfim, tudo de mais tecnológico.
Imagem temática do filme
Vale ressaltar que se você ainda não é um expert em inglês, o melhor seria assistir a versão com os diálogos das mensagens todos traduzidos, pois é um filme bem dinâmico e o ideal é acompanhar os diálogos e as mensagens para conseguir entender e participar 100% do filme.
Ficou curioso para saber se David descobriu o paradeiro da filha? O que será que aconteceu? Ela teria sido vítima da exposição excessiva? Não perca tempo vá conferir o filme e saber todas essas respostas. Nós garantimos que o final irá te surpreender.
Não deixe de curtir nossas redes sociais e compartilhas essa dica com seus amigos.
Até a próxima!