Vamos com um romance fofinho, delicado, divertido e que tem como cenário principal a Itália, para alegrar nosso domingo?
Nossa Dica de Filme de hoje é Cartas para Julieta, um daqueles filmes perfeitos para você passar umas horas, viajar, sem sair de casa, pelas lindas paisagens do país europeu e ainda dar aquele quentinho no coração que só um bom clichê romântico é capaz de fazer.
Bora lá?!
Sinopse
Lançado em 2010 e com direção de Gary Winick, o longa acompanha Sophie (Amanda Seyfried), uma aspirante a escritora que viaja para Itália com seu noivo, Victor (Gael García Bernal), que está prestes a abrir seu próprio restaurante em Nova York. Eles vão para a cidade de Verona, famosa pela história de Romeu e Julieta, ou seja, é um local perfeito para uma lua de mel antecipada. Porém, Sophie acaba percebendo que seu noivo não está pensando em romance e que prefere passar os dias conhecendo fornecedores para seu novo empreendimento, do que passear com ela pela cidade.
Em um dos dias que passeia sozinha, ela acaba descobrindo uma antiga carta de amor e junta-se a um grupo de voluntárias que respondem estas correspondências. Para surpresa da moça, a remetente da antiga carta, Claire Smith (Vanessa Redgrave), acaba “ouvindo” seu conselho e decide voltar para Verona e ir em busca de seu Lorenzo, por quem se apaixonou na juventude. Ela é acompanhada pelo neto Charlie (Christopher Egan), um jovem mal-humorado, que desaprova a ideia da avó viúva. Quando fica sabendo que Claire pretende ir em busca de seu antigo amor, Sophie decide que ali pode ter uma grande história e embarca nesta aventura também. Contudo, o que ela não sabe, é que sua própria história pode ir para outro caminho.
O filme possuí uma nota de aceitação de 94% por parte do público, de acordo com notas do Google, e mesmo sendo uma trama previsível, como dissemos antes um romance clichê, é muito bem produzido, tem uma trama envolvente, um cenário perfeito e ótima atuações.
História verdadeira?
Assim como o que aconteceu com a trama de Romeu e Julieta, escrita por Shakespeare, a história desse filme também acabou ganhando ares de verdadeira, ou seja, criou-se um rumor de que ela teria sido baseada em um livro e que este livro contava uma história real.
Porém, sinto muito partir seu coração, mas isso não é real. O que aconteceu, na verdade, é que o diretor do filme leu uma obra que falava sobre as “Correspondentes de Julieta”, um grupo de mulheres que surgiu a muitos anos e que eram apoiadas pelo turismo de Verona.
O grupo se formou porque a cidade possui uma casa que é dita como sendo o local onde Julieta teria morado. Lá existe uma famosa estátua e um muro onde pessoas deixam cartas contando seus problemas amorosos, esperando um conselho da mais famosa personagem da literatura de romance. Como forma de agradar os turistas e dar um ar ainda mais romântico a cidade, as cartas passaram a ser respondidas. Foi daí que veio a base para a criação do longa.
O local já era conhecido, mas depois do filme ficou ainda mais popular, se tornando um dos mais procurados da cidade, com filas e filas de pessoas querendo deixar um recado para Julieta.
Trilha sonora perfeita
Além da trama envolvente, o filme possuí outro grande atrativo: a trilha sonora perfeita para uma história de amor.
Temos que dizer que a trilha foi pensada de forma cuidadosa, com cada música sendo colocada em momentos bem específicos. Temos canções italianas que embalam as viagens pelas paisagens incríveis da Itália, que dá vontade de pegar um avião agora e passar por aqueles locais. Temos músicas animadas para mostrar a alegria dos momentos e, claro, muita canção romântica.
Dois destaques vão para as cantoras Colbie Caillat e Taylor Swift, sendo que a primeira possuí duas músicas em momentos marcantes da trama. As canções escolhidas de cada uma destas artistas são tão perfeitas para as cenas em que passam, que quando você assiste seu coração pode até acelerar e dá vontade de ficar voltando a cena várias e várias vezes. É extremamente marcante e você vai querer ouvir elas depois de assistir ao filme.
Enfim, Cartas para Julieta é aquela produção que foi pensada e feita com carinho. Que não tem como objetivo nos dar grandes lições de vida, mas que mostra que tudo pode ser muito mais simples do que pensamos. Que a vida tem seus próprios caminhos e que devemos estar abertos a eles.
Se você nunca assistiu, não perde tempo e vai conferir, porque é um filme que agrada, diverte e nos coloca um sorriso no rosto, tudo o que a gente realmente precisa. Ele está disponível na Amazon Prime Video.
Curtiu nossa dica de hoje? Então não deixe de comentar e compartilhar nas redes sociais.
Até mais!