Hoje é Dia dos Pais, uma data escolhida para homenagear uma das pessoas responsáveis por nos dar a vida ou escolher caminhar conosco.
Ser pai é amar a outra pessoa independentemente dos seus defeitos, é torcer por ela, ser responsável, ajudar e aconselhar, dar bronca quando necessário, mostrar que a vida pode ser mais simples do que se imagina, ensinar a cair e levantar, enfim, não é uma “tarefa” fácil, mas é gratificante.
Para nós, filhos, o pai é aquela figura que carrega um ar responsabilidade, de inteligência, de heroísmo, que nos passa confiança e segurança. É claro que nem todos são assim pois, infelizmente, para toda regra há uma exceção. Contudo, aqueles que estão conosco todos os dias, merecem ser homenageados, não só hoje como sempre.
Para comemorar este dia, nossa Dica de Filme de hoje é a comédia dramática Uma Babá Quase Perfeita, estrelada pelo inesquecível Robin Williams, que interpreta um pai capaz de tudo para ficar ao lado dos filhos.
É um filme leve, divertido, engraçado, perfeito para se assistir com nossos pais. Se você estiver longe do seu pai neste dia, por conta da pandemia, não tem problema: faz uma chamada de vídeo e cada um assiste o filme de sua casa. O importante é estar junto mesmo que distante.
Sinopse e informações
Preocupado por ter pouco acesso aos seus filhos, o divorciado Daniel Hillard (Robin Williams) elabora um plano. Com a ajuda de seu irmão criativo Frank (Harvey Fierstein), ele se veste como uma velha mulher britânica e convence sua ex-mulher, Miranda (Sally Field), para contratá-lo como babá. As crianças adoram a Sra. Doubtfire e com sua ajuda, Daniel se torna um pai melhor. Porém quando ambos Daniel e sua persona babá vão ao mesmo restaurante, a situação os deixa em apuros.
O longa foi lançado em 1993, com direção de Chris Columbus e tem como base para o roteiro o livro “Aliás Madame Doubtfire”, da autora Anne Fine.
A produção foi indicada a vários prêmios, sendo que levou para a casa o Oscar de Melhor Maquiagem, o Globo de Ouro para Melhor Filme de Comédia ou Musical e o Globo de Ouro de Melhor Ator para Robin Williams.
Uma situação comum
Como dissemos na introdução e na sinopse do filme, ele basicamente mostra um pai que acaba ficando longe dos filhos após o divórcio e percebe que está perdendo coisas importantes de suas vidas.
A situação tratada no filme é totalmente comum, com o diferencial de adicionar a comédia ao mostrar este pai se vestindo como uma babá para “resolver” este problema.
Muitas famílias onde o casal se separar passa por esta situação. Em geral, a guarda dos filhos fica com a mãe, sendo que o pai recebe o direito de visita feito com base em acordos. Assim, o pai acaba ficando mais distante dos filhos, do seu dia a dia, do crescimento e amadurecimento destes.
Confira: 5 tipos de pais que já vimos no cinema
É claro que existem casos onde o pai fica distante por vontade própria, por não se interessar pelo filho, mas o filme mostra o caso de um pai que era ausente enquanto estava em casa, porém percebe como estava errado e tenta corrigir seu erro da forma como pode.
De uma forma engraçada, o longa consegue abordar o assunto de forma a nos causar riso, mas também possuí uma crítica escondida, que nos faz pensar nas situações reais, em como a falta do pai realmente é algo que acontece, que muitos estão passando neste exato momento.
Robin Williams genial
Nós não podemos falar deste filme sem exaltar a brilhante interpretação de Robin Williams.
Quando o assunto era nos fazer rir e chorar ao mesmo tempo, ele era um especialista e nesta produção não é diferente.
A cada cena Williams entrega uma atuação perfeita: nós começamos sentindo raiva e pena dele por toda a situação do divórcio, depois ficamos tristes quando ele percebe a falta que os filhos lhe fazem, caímos na gargalhada quando ele começa a se vestir como uma senhora mais velha e choramos com as lições que ele dá a cada filho, sem que eles saibam que é seu pai quem está falando.
Ele realmente encarna a pele deste pai desesperado, que não quer perder mais tempo longe dos filhos e que está disposto a tudo para ficar ao lado deles. É uma situação impensada essa de assumir o lugar de uma babá, mas o filme traz isso para mostrar que um pai de verdade faz tudo por aqueles que ele ama.
Uma Babá Quase Perfeita é perfeito para assistir no dia de hoje, se distrair, se emocionar e dar algumas boas risadas. Nada melhor do que um filme bem Sessão da Tarde para nos deixar tranquilos neste domingo, não é mesmo?!
Nós, do Legião Jovem, desejamos a todos os pais um dia feliz, repleto de alegrias e muito amor, mas que isso dure todos os dias do ano e não só hoje.
Feliz Dia dos Pais!