qui. set 19th, 2024

Hoje nós decidimos trazer como Dica de Filme uma produção que, recentemente, teve sua franquia retirada da “hibernação” e trazida de volta a linha de produção. Estamos falando de Matrix, um filme inovador, conceitual e cheio de ação, até mesmo nos dias de hoje.

Sinopse

Neo (Keanu Reeves), um jovem programador, é atormentado por estranhos pesadelos, nos quais sempre está conectado por cabos a um imenso sistema de computadores do futuro. À medida que o sonho se repete, ele começa a levantar dúvidas sobre a realidade. E quando encontra os misteriosos Morpheus (Laurence Fishburne) e Trinity (Carrie-Anne Moss), ele descobre que é vítima do Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas e cria a ilusão de um mundo real, enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia.

Vivendo em uma realidade virtual

Lançado em 1999, o filme era diferente de tudo que já havia sido produzido. Viver em uma realidade virtual sem nunca termos tido de verdade a consciência. Imagine você agora, tudo que vive não passa de uma ilusão, é isso que acontece em Matrix. Neste mundo, nós fomos dominados pelas maquinas e somos mantidos nessa realidade, sendo utilizados por elas para gerar energia, como se fossemos baterias. Nascemos e morremos sem nunca termos chegado a consciência real.

Mas nem tudo está perdido, existe uma cidade no subsolo, chamada Zion, onde ainda vivem pessoas que não são manipuladas pelas máquinas e é de lá que vem Morpheus, o predestinado a encontrar o “escolhido”, aquele que dará fim a guerra e salvará a raça humana.

A fatídica cena da pílula azul ou vermelha sem dúvidas é algo impactante para a época. / Imagem: Divulgação

O longa é bem equilibrado, traz uma trama interessante e ao mesmo tempo não foge de um bom filme de ação. À medida que vamos aprofundando na história, queremos descobrir mais e mais sobre a verdade. E a famosa escolha entre a pílula azul ou a vermelha, um dos grandes paradoxos do filme, nos faz repensar sobre nossa a realidade: se tivéssemos essa opção, qual escolheríamos?

Um marco do cinema

Matrix marcou uma época, fez história. Como dissemos, lançado no final dos anos 90, o filme trouxe uma nova visão para o cinema. Aproveitando-se de todas as inovações tecnológicas e o medo da virada do século, o chamado bug do milénio, fomos presenteados com um longa de temática pouco explorada e cheia de conceitos inovadores.

Os efeitos especiais e visuais utilizados na produção foram, sem dúvidas, um divisor de águas para as telonas, além de sua história muito bem construída. Tendo se tornando uma trilogia de sucesso fenomenal, a produção tem sim motivos para estar sendo trazida de volta e com certeza muita coisa ainda pode ser explorada dentro deste universo.

Uma curiosidade, envolvendo a história da produção, é que Will Smith foi chamado para protagonizar o papel de Neo. O astro não colocou fé no roteiro, achou que seria algo que não emplacaria e recusou o papel para fazer o filme As Loucas Aventuras de James West. No fim das contas, o longa escolhido por ele que não emplacou e então viu a carreira de Keanu Reeves alcançar outro nível. Will já deu entrevistas dizendo ter se arrependido de dispensar o papel. Faz parte, né?!

Logo mais traremos novidades sobre a continuação da franquia Matrix. Então fique atendo nas nossas redes sociais e não deixe de curtir e compartilhar com seus amigos.

Até a próxima!

 

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!