Fala Legião! Sabado na área e nós viemos trazer mais uma Dica de Filme para vocês. Desta vez nossa dica é Minority Report, uma produção de ficção cientifica com muita ação e que vai prender você do inicio ao fim.
O filme tem direção de Steven Spielberg e é estrelado pelo astro Tom Cruise. Então senta aí e confira nossa dica.
Sinopse e detalhes
Minority Report é um longa de ficção científica, lançado em 2002, tendo como base um conto do renomado escritor Philip K. Dick, conhecido por suas tramas futuristas e distópicas. A história se passa no ano de 2054, onde assassinatos não existem mais, pois, através de uma divisão policial chamada pré-crime, é possível saber quando, onde, quem será assassinado e quem é o assassino.
Através de três paranormais, chamados de precogs, é possível “prever o futuro” e prender o assassino antes mesmo que ele cometa o crime. Os precogs ficam em um tanque cheio de fluido e permanecem em uma espécie de coma. Apenas com os três estando juntos que é possível esse sistema funcionar. Seus sonhos são, na verdade, premonições e uma máquina escreve o nome da vítima em uma esfera e o nome do assassino em outra. Os policiais têm acesso a data e horário que o crime irá ocorrer e as imagens do sonho, para saber como e onde tudo irá acontecer.
Neste contexto, a história realmente começa quando os precogs tem uma premonição envolvendo o policial John Anderton (Tom Cruise). John é um policial exemplar e respeitado, porém tudo muda quando ele é “visto” pelos paranormais cometendo um assassinato. Ele acaba fugindo e se escondendo para tentar achar uma forma de provar sua inocência. Além disso, uma outra premonição talvez tenha sido forjada e John passa a tentar desvendar quem teria feito isso.
O policial não entende o que está acontecendo, pois ele sabe, em seu interior que nunca seria capaz de cometer um assassinato. Por este motivo, John começa a questionar o sistema e coloca em cheque tudo o que ele acreditava ser verdadeiro. Assim o personagem engata em uma corrida para salvar a sua vida, ao mesmo tempo em que tenta desvendar tudo o que está por trás da conhecida Nova Lei.
Mundo perfeito?
Um dos principais plots do filme é a questão de uma sociedade justa, um mundo perfeito onde crimes contra a vida não são mais cometidos. Como nos é apresentada a ideia no começo do longa, realmente parece perfeito: um mundo onde você prende um criminoso antes mesmo dele cometer o crime e salva a vida de centenas de pessoas.
Prever um assassinato seria uma dádiva e nos permitiria ter mais equilíbrio social, pois todos os criminosos acabariam sendo presos. Contudo, conforme o filme avança vamos percebendo as falhas do sistema e começamos a questionar nossas próprias impressões e a sociedade real.
Nós sabemos que o sistema judicial é falho e que muitas pessoas inocentes acabam sendo presas e cumprindo penas que não lhes cabe. Assim, mesmo na trama futurista, onde é possível prever algo antes de acontecer, vemos as falhas ao estarmos do lado de uma pessoa “inocente”.
Confira: 10 livros clássicos de ficção científica que você precisa ler
É incrível como é possível fazer este paralelo entre o mundo distópico da história e nossa própria realidade, pois vemos que, por mais evolução e desenvolvimento que sejamos capazes de chegar, o ser humano continua falho, tendo os mesmos preconceitos e sentimentos capazes de destruir o outro.
Ação do começo ao fim
Para quem é fã de ficção científica o filme é um prato cheio, pois tem tudo o que gênero pede: muita tecnologia, futuro extremamente moderno, distopia da melhor qualidade, robôs e tudo mais. Porém, para quem também curte uma boa ação, é uma ótima dica.
Tendo Tom Cruise no papel principal, o longa é recheado de muitas cenas de lutas, fugas inesperadas, saltos entre prédios e sequências de nos tirar o fôlego, ainda mais por sabermos que o ator realmente esta em cena, sem utilizar nenhum duble. É aquele tipo de filme que nos prende a atenção pela história, mas que nos entrega um visual incrível com seus efeitos especiais e ainda conta com muita adrenalina sendo liberada.
É uma produção extremamente bem avaliada e que conquista fãs até hoje. Para se ter ideia do sucesso da trama, o filme possuí uma classificação de 90% entre as críticas especializadas no Rotten Tomatoes e 80% de avaliação positiva por parte do público.
Minority Report – A Nova Lei é muito interessante, deixa a gente preso na história e tentando descobrir: será que alguém armou contra John ou será que ele realmente iria matar alguém?
Se você nunca assistiu ao filme, não perde mmais tempo e vai correndo conferir. E não esquece de passar aqui depois para nos contar o que achou.
Semana que vem voltamos com mais uma Dica de Filme.
Até a próxima!
[…] Minority Report – A Nova Lei (retorna ao catálogo) […]