Vamos tentar relaxar neste domingo, com uma animação fofinha e que nos faz esquecer, mesmo que por um momento, a atual situação?
Nossa Dica de Filme de hoje é Moana – Um mar de Aventuras, desenho da Disney que mostrou que não só de princesas com vestidos longos vive a empresa do Mickey.
Com uma pegada diferente, uma protagonista inspiradora e tendo como cenário uma ilha paradisíaca e distante, o filme encantou a todos, não só crianças.
Sinopse e detalhes
Moana Waialiki é uma corajosa jovem, filha do chefe de uma tribo na Oceania, vinda de uma longa linhagem de navegadores. Querendo descobrir mais sobre o seu passo e ajudar a família, ela resolve partir em busca de seus ancestrais, habitantes de uma ilha mítica que ninguém sabe onde é. Acompanhada pelo lendário semideus Maui, Moana começa sua jornada em mar aberto, onde enfrenta terríveis criaturas marinhas e descobre histórias do submundo.
Lançada no Brasil em janeiro de 2017, a animação tem direção de Ron Clements e John Musker. A dublagem original ainda conta com nomes estrelares do cinema e da música, tendo como destaque Auli’i Cravalho, Dwayne Johnson e Nicole Scherzinger.
O longa foi indicado a duas categorias do Oscar, sendo Melhor Animação e Melhor Canção Original, com a música How Far I’ll Go, na voz da jovem Alessia Cara.
Aqui no Brasil, o filme desbancou Minha Mãe é uma Peça 2, que estava em cartaz quando a animação estreio. Rapidamente o desenho ultrapassou a bilheteria do filme da Dona Hermínia e tomou a primeira posição.
Além disso, a versão brasileira da música principal, Saber Quem Sou, cantada pela protagonista, ficou por conta de Any Gabrielly, na época com quatorze anos, que soltou a voz e apresentou uma bela canção, recebendo elogios de todos. Para se ter ideia, ela recebeu elogios do elenco americano e muitos consideraram que a versão brasileira ficou melhor do que a original.
Protagonista e mensagem inspiradoras
Moana tem muitas características de Mulan e Merida, e não é só pelo nome que começa com a letra inicial igual. Ambas personagens são feministas e não aceitam a realidade em que vivem, não aceitam ser tratadas como menores por serem mulheres. Elas acreditam que podem fazer muito pelo seu povo, que não devem aceitar tudo de cabeça baixa.
A personagem acredita em seus instintos, se mostra ser alguém forte, que acredita em uma missão importante e que tem muito mais a ser feito. Ela tenta seguir as regras, tenta deixar seus sentimentos de lado, mas no fundo quer saber quem é realmente e o que seu coração pede para ela fazer.
Nós aprendemos muito com Moana, mas o filme tem uma mensagem ainda mais inspiradora. Ele mostra que apesar de cada um de nós termos uma função, sermos responsáveis por algo no mundo, devemos tentar buscar outros horizontes.
Devemos seguir nossos instintos e buscar o que queremos, que na realidade a mudança não está na rotina, mas no novo. Que não devemos nos acomodar e buscar a mudança, pois os problemas podem chegar e se nós não nos mexermos nada muda.
Também mostra que devemos enfrentar nossos medos, pois tudo o que temos hoje foi porque alguém antes saiu da sua zona de conforto, foi em busca de algo sem saber o resultado, mas enfrentou de frente mesmo quando todos diziam que não deveria.
O filme te deixa com quentinho no coração e renova nossas forças para acreditar num horizonte mais claro e bonito, tudo o que precisamos agora.
Então não perde mais tempo, vai correndo conferir ou rever essa beleza de animação. O difícil vai ser deixar de cantar a música depois. O filme está disponível no Disney+.
Semana que vem a gente volta com mais Dica de Filme.
Até mais!