qui. nov 21st, 2024

Para este sábado a nossa Dica de Filme mistura fantasia, suspense, drama, aventura e uma pitada de terror.

Além disso, o longa utiliza de todos seus recursos e metalinguagem para mostrar um olhar diferente sob um evento histórico e extremamente conturbado, que fez várias vítimas e deixou uma marca sangrenta na Espanha.

Escrito, dirigido e produzido por Guilhermo del Toro, nossa indicação para você curtir no final de semana é O Labirinto do Fauno.

Sinopse e detalhes

Lançado em 2006, o filme se passa na Espanha, em 1944 e acompanha Ophelia (Ivana Baquero), uma garotinha que é a reencarnação de uma princesa que fugiu do submundo, onde predomina a magia e os seres fabulosos.

No plano terreno, Ophelia e sua mãe, que está prestes a dar a luz, estão viajando para um acampamento militar, onde a menina irá conhecer seu novo padrasto, o temido capitão Vidal (Sergi López). Ele é um excelente soldado, que comanda com mãos de ferro seus subordinados, e suas características mais “notáveis” são o sadismo e o preconceito. Para escapar de sua vida triste, Ophelia busca consolo no submundo, onde conhece seres incríveis, entre eles um Fauno (Doug Jones), que lhe revela que sua missão é ajudá-la a retornar para o verdadeiro lar.

Entre fantasia, magia e realidade, Ophelia terá que escolher em qual mundo prefere viver e aprenderá que quando se escolhe algo, temos que abrir mão de outra coisa, por mais duro que isso seja.

O elenco ainda conta com nomes como Maribel Verdú, Ariadna Gil, Álex Angulo, Roger Casamajar, Manolo Solo e Iván Massagué, que ficou extremamente conhecido aqui no Brasil por ser o protagonista do longa O Poço, lançado em 2020.

O filme foi um verdadeiro sucesso de público e crítica, elevando o status de Guilhermo del Toro em Hollywood. Foi indicado a várias premiações e saiu vencedor de muitas delas, incluindo três Oscar: Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte e Melhor Maquiagem.

Fantasia para contar a realidade

Como dissemos, o filme utiliza da fantasia para retratar um triste e sangrento período da história: a Guerra Civil Espanhola.

Nós acompanhamos o desenrolar deste período através dos olhos de uma criança, que é inocente diante de todos os horrores cometidos e que não entende porque tudo aquilo está acontecendo.

É como se a protagonista escolhesse fugir para um outro mundo, onde não exista aquela triste realidade. A verdade é que muitos de nós escolheríamos fugir para qualquer lugar, somente para não termos que presenciar tantas coisas horríveis todos os dias.

O filme nos mostra, com realidade e fantasia, o desespero do período de guerra e como as crianças eram inocentes diante de todo aquele horror, mas sofriam igual, ou até mais, do que os adultos / Imagem: Reprodução/ Divulgação

O Labirinto do Fauno é uma ótima opção para curtir neste sábado e merece ser visto várias e várias vezes.

Inclusive, no ano passado, foi lançado o livro do filme, que é escrito em parceria por Guilhermo del Toro e Cornelia Funke. São raros os casos em que o livro surge após a produção cinematográfica, mas é que o sucesso no cinema foi tão grande, que um livro pareceu ser certo para se aprofundar mais na história. A editora responsável por trazer a obra ao Brasil é a Intrínseca e você pode comprar no através do link para o site da Amazon.

Curtiu? Então comente, compartilhe e nos dê sugestões dos filmes que você quer ver por aqui no Dica de Filme.

Legião Jovem, você sempre antenado!

 

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!