Em meio a Segunda Guerra Mundial, um cidadão polonês e judeu se vê em uma situação muito complicada, quando os alemães passam a excluir, separar e persegui-los. Nossa Dica de Filme de hoje é o clássico O Pianista. Vem saber mais detalhes desta produção.
Sinopse e detalhes
O pianista polonês Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody) interpretava peças clássicas em uma rádio de Varsóvia, quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. Com a invasão alemã e o início da 2ª Guerra Mundial, começaram também restrições aos judeus poloneses pelos nazistas. Inspirado nas memórias do pianista, o filme mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando os alemães construíram muros para encarcerar os judeus em algumas áreas, e também acompanha a perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração. Ele é o único que consegue fugir e é obrigado a se refugiar em prédios abandonados espalhados pela cidade, até que o pesadelo da guerra acabe.
Uma outra visão sobre a guerra
O Pianista retrata a Segunda Guerra do ponto de vista de Szpilman, que era um pianista talentoso, mas que viu a perseguição aos judeus mudar sua vida de cabeça para baixo. Em cada momento novo em meio a essa guerra, podemos ver o caminho triste e desesperador que ele faz para poder tentar sobreviver. Através dos acontecimentos pessoas dele, podemos ver como a guerra foi para as pessoas fora do confronto direto, como foi para os judeus, como as pessoas ficavam em meio as ruinas provocadas pela guerra.
O filme retrata uma das épocas mais sombrias, tristes e inaceitáveis da história moderna. Em certos momentos, podemos sentir a agonia do protagonista, assim como a crueldade que o ser humano é capaz de proporcionar a sua própria raça, em nome de uma ideologia.
Com direção de Roman Polanski e lançado em 2002, o longa se tornou um clássico do cinema e foi ganhador de três Oscar: Melhor Direção, Melhor Ator para Adrien Brody e Melhor Roteiro Adaptado. A produção também foi indicada a outros inúmeros prêmios ao redor do mundo e saiu vencedor de praticamente todos, incluindo o Prêmio BAFTA de Cinema de Melhor Filme e César de Melhor Diretor.
Com certeza O Pianista é um daqueles filmes indispensáveis, obrigatório para todos os públicos e deve ser assistido pelo menos uma vez na vida. Ele nos faz pensar no que o ser humano já foi capaz de fazer e também nos mostra qual frágeis nós somos, sendo que devemos aprender com nossos erros para evitar que situações horríveis voltem a acontecer.
Gostou da Dica de Filme? Então deixe um comentário, curta e compartilhe com seus amigos.
Até a próxima!