qui. nov 21st, 2024

E finalmente o sábado chegou e com ele uma nova Dica de Filme para você curtir, afinal, nada melhor do que descansar depois de uma semana de trabalho ou estudo, assistindo a um bom filme. Nossa dica de hoje é Um Sonho de Liberdade, longa baseado na obra de mesmo nome do escritor Stephen King.

Sinopse

Em 1946, Andy Dufresne (Tim Robbins), um jovem e bem sucedido banqueiro, tem sua vida radicalmente modificada ao ser condenado por crime que não cometeu, o homicídio de sua esposa e do amante dela. Ele é mandado para uma prisão que é o pesadelo de qualquer detento, a Penitenciária Estadual de Shawshank, no Maine. Lá ele irá cumprir a pena perpétua. Andy logo será apresentado a Warden Norton (Bob Gunton), o corrupto e cruel agente penitenciário, que usa a Bíblia como arma de controle e ao Capitão Byron Hadley (Clancy Brown) que trata os internos como animais. Andy faz amizade com Ellis Boyd Redding (Morgan Freeman), um prisioneiro que cumpre pena há 20 anos e controla o mercado negro da instituição.

Informações

O filme foi lançado em 1994 e não foi um sucesso logo de cara. Na verdade, o filme não foi nada bem na bilheteria e considerado um fracasso de público. Mas aos poucos, ele passou a ser assistido por mais e mais pessoas, se tornado um clássico do cinema e uma das obras mais emocionantes de que se tem notícia.

Ao mostrar a amizade crescente entre dois condenados completamente diferentes, o filme foca em toda a dor que está por traz da vida em uma prisão e toda a esperança que surge em dias melhores.

Foi também o primeiro filme dirigido por Frank Darabont, que mais tarde ficaria conhecido por ser um dos idealizadores da série The Walking Dead e por ter dirigido o aclamado À Espera de um Milagre, outro filme extremamente emocional e também baseado na obra de King.

Ao mostrar uma amizade verdadeira entre dois detentos, o filme nos dá esperanças de que tudo pode melhorar / Foto: Divulgação

As principais críticas ao filme seriam pelo excesso de sentimentalismo e pelo enredo, que mostra esperança de um final feliz. Porém é exatamente este fato que faz o filme ser considerado uma grande obra, pois mostra que se pode encontrar um outro caminho para sua vida, sem usar de grandes dramas e soluções inapropriadas.

Simplicidade da trama

A trama tem uma grande carga dramática e uma história pesada, com um homem sendo condenado e sabendo que viverá o restante da sua vida atrás das grades por algo que não cometeu. Contudo, o filme trata de forma simples e mais leve, carregando nos diálogos e suavizando em atitudes dos personagens.

Claro que ficamos preso a história, imaginando como deve ser horrível ser preso por algo que não se fez e vendo a esperança ir embora com o passar dos dias. Pensamos isso principalmente porque sabemos que é algo que realmente acontece.

Porém o filme trata tudo com uma simplicidade, que nos deixa extremamente sensibilizados, mas, ao mesmo tempo, com vontade de entender todos os elementos por trás da história. Tanto entre os problemas e cotidiano de uma grande prisão e o que ela é capaz de fazer a um ser humano, quanto pela amizade entre Andy e Ellis, que nos mostra que mesmo em situações extremas, poder contar com outra pessoa faz toda diferença em nossas vidas.

Um Sonho de Liberdade é daqueles filmes que nos pegam pela história e nos prendem pelo coração, que nos dá tapas na cara, mas nos entregam uma mensagem de esperança.

Se você nunca assistiu não perde mais tempo e vai conferir. Se você já assistiu, é uma ótima chance de rever e se sentir tocado pelo filme novamente.

Ah, o filme está disponível no catálogo da Netflix, se você é assinante não tem desculpa para não assistir. Se não for, pede para aquele seu amigo assistir com você. Temos certeza que vocês não irão se arrepender.

Gostou da dica? Então compartilha nas suas redes e não se esquece de nos marcar.

Semana que vem a gente volta com outra Dica de Filme.

Até mais!

 

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!