sáb. set 7th, 2024

Nossa Dica de Filme de hoje é Vida de Inseto, uma animação mais antiga para mexer com a nostalgia dos mais velhos e também para ser apresentada aos mais novos, que ainda não tiveram contado com a produção.

Tendo surgido na mesma leva de Toy Story (1995), Shrek (2001) e Monstros S.A. (2001), está produção agradou tanto crianças como adultos, ao apostar em uma temática importante usando como personagens principais pequenas formigas.

Se você já maratonou todas as animações mais recentes nesta quarentena e está buscando algo igualmente bom, mas que está engavetado por aí, vem conferir nossa dica porque ela é perfeita.

Sinopse e detalhes

Lançada em 1998, Vida de Inseto é uma animação de aventura e que foi feita para ser curtida por toda a família.

Na trama conhecemos Flik, uma formiga cheia de ideias e que vive causando problemas em sua colônia com suas invenções malucas. Seu último acidente foi destruir alimentos que seriam usados para pagamento ao gafanhoto Hopper. Agora, Hopper passa a exigir o dobro de alimentos, caso contrário a colônia será aniquilada. Para evitar um desastre ainda maior e tentar salvar seu lar, Flik tenta recrutar combatentes para defender o local, por isso, quando ele encontra um grupo de insetos voadores e com várias habilidades, ele acredita que encontrou sua salvação.

Com direção de John Lasseter e Andrew Stanton, esta produção da Disney PIXAR arrecadou 363,3 milhões de dólares em bilheteria, se tornando um grande sucesso na época e um marco para o estúdio.

Inteligência e união acima de força

Uma das grandes questões mostradas no filme é que Flik é uma formiga diferente das outras, pois ele é criativo, tem ideias malucas, mas todas voltadas para o desenvolvimento de sua colônia, pois ele acredita na modernidade do trabalho.

Por esses motivos, ele acaba se tornando alvo de piadas dentro do seu grupo, que não gosta de novidades e acredita no trabalho manual e em equipe para alcançar resultados.

Porém, as formigas são submissas aos gafanhotos, pois eles são bem maiores e mais fortes do que elas. Por este motivo elas entregam a maior parte de seus alimentos, fruto de todo trabalho que desenvolvem, por medo de acabarem sendo mortas.

Os gafanhotos são fortes e usam do medo das formigas para dominar a colônia / Imagem: Reprodução/ Divulgação

Contudo, ao longo do filme vamos vendo a evolução dos conceitos de inteligência e união.

Flik passa a entender que a união de seu grupo, a forma como as formigas trabalham sempre juntas em prol de algo maior, é que faz delas insetos tão importantes. Por outro lado, a colônia percebe que é importante se reinventar, que a ideias novas não são de todo ruim e que a inteligência é algo que soma, não subtraí.

É neste ponto que vemos a grande virada, pois de pequenas e amedrontadas, as formigas, juntamente com outro grupo de insetos diferentes, deixam o medo de lado e passam a lutar pelo que acredita. Assim, elas se tornam fortes e conseguem enfrentar de frente os gafanhotos.

Lições para a vida

O filme é recheado de grandes lições, como no caso que mencionamos antes, mas quando somos crianças não conseguimos absorver todas.

Entendemos que o trabalho em grupo te torna forte e que é importante defender seu lar.

Contudo, o longa mostra também que devemos sempre acreditar em nós mesmos, que não devemos abaixar a cabeça diante das dificuldades, que é importante se reinventar e que nossos sonhos são nossos combustíveis, nos motivam a ir além mesmo que nosso entorno nos queira jogar para trás.

Quem se lembra de Chucrute, a lagarta gorduchinha que sonhava se tornar uma borboleta com lindas asas? Todo mundo dizia que ele devia para de sonhar, que nunca teria suas asas e que era gordo demais para voar. O resultado, nós já sabemos e o mais importante é Chucrute sempre acreditou nele.

Continuação?

Com o sucesso alcançado pelo filme, todo mundo imaginou que a animação teria uma continuação, principalmente porque todos os grandes lançados no mesmo período que ela tiveram novos filmes.

Por isso mesmo, ninguém entende porque isso não aconteceu.

Os fãs vivem pedindo a PIXAR um novo filme, uma parte dois desta história, pois acreditam que tem muita coisa a ser abordada e muitos personagens a serem trabalhados mais afundo.

Em 2018 surgiu um rumor forte de que o estúdio estaria trabalhando nesta aguardada continuação, pois foi revelado que várias produções estavam sendo revisitadas para terem sua continuação. Isso aconteceu com Os Incríveis 2 e Procurando Dory, continuação de Procurando Nemo.

Todo mundo aguardou, mas a continuação de Vida de Inseto nunca chegou e os fãs continuam pedindo por um novo filme / Imagem: Reprodução/ Divulgação

Porém, tudo ficou por isso mesmo e uma continuação nunca foi oficializada. Enquanto isso, o público continua pedindo uma sequência e nós, do Legião Jovem, também acreditamos que está história merece uma parte dois.

E você, qual é a sua opinião? Acha que Vida de Inseto mercê ter continuação ou é melhor não mexer em time que está ganhando?

Semana que vem voltamos com mais Dica de Filme para você.

Até mais!

 

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!