Se você está procurando uma série diferente de tudo o que você já tenha visto, para curtir nesta sexta-feira, a nossa Dica de Série é perfeita para isso.
A Maravilhosa Senhora Maisel, uma produção original do Amazon Prime Vídeo, é leve, divertida, romântica, trata de temas importantes e vai te conquistar de primeira.
Além disso, se você é fã de Gilmore Girls, saiba que The Marvelous Mrs. Maisel (no original) também é uma criação de Amy Sherman-Palladino, tendo muito da estrutura narrativa já vista antes.
Ficou curioso? Então vem conhecer essa história incrível.
Sinopse e detalhes
Lançada em 17 de março de 2017, a primeira temporada da série contou com oito episódios, tendo em média 50 minutos cada um.
A trama se passa na Nova York dos anos 1958 e nos apresenta Miriam “Midge” Maisel (Rachel Brosnahan), uma típica dona de casa da época, mãe de duas crianças e casada com Joel Maisel (Michael Zegen). O casal vem de famílias judias, tem uma condição de vida boa e moram em um dos melhores prédios da cidade.
Apesar disso, Midge é conhecida por uma característica bem pessoal e nada “comum” nas mulheres da época: seu humor e talento para contar piadas de improviso. Por isso, quando seu marido decide se separar dela, de surpresa, Midge resolve que está na hora de tomar alguma atitude em sua vida e decide se tornar uma estrela de stand-up.
Completam o elenco principal da série Alex Borstein, no papel de Susie Myerso, Tony Shalhoub e Marin Hinkle que dão vida a Abe e Rose Weissman pais de Midge. Além disso, o elenco recorrente também conta com personagens que roubam a cena, como a mãe de Joel, Shirley Maisel, interpretada pela atriz Caroline Aaron, e também temos a participação especial de grandes nomes, como Jane Lynch, dando vida a comediante Sophie Lennon.
A primeira temporada da série fez tanto sucesso e chamou a atenção da crítica, que acabou se destacando na temporada de premiações, levando para casa três Globos de Ouro, incluindo Melhor Série de Televisão – Musical e Comédia, e também cinco Emmys, se consagrando na categoria de Melhor Série de Comédia. Rachel também teve sua brilhante interpretação premiada, levando o prêmio de Melhor Atriz em séries de comédia das duas premiações.
Com tanto sucesso, não foi surpresa a renovação da produção para sua segunda temporada, lançada em 2018. Já a terceira chegou em 6 de dezembro de 2019 e, seis dias depois da estreia, o anúncio da renovação para a quarta temporada foi feito.
A expectativa era que a série estreasse seu quarto ano em algum momento do segundo semestre de 2020, mas, devido a pandemia, isso não ocorreu. Contudo, em janeiro deste ano as gravações da nova temporada foram iniciadas, porém a data de lançamento do novos episódios ainda não foi revelada.
Uma protagonista inspiradora
Como dissemos, a série foca na vida da protagonista, mostrando como era ser mulher no final da década de 50. Ainda que alguns avanços já tivessem ocorrido, vemos como as mulheres sofriam preconceitos, eram tachadas e medidas por funções, sendo classificadas de acordo com o que os homens pensavam e tinham que lutar todos os dias por seus direitos.
Neste contexto, ver uma mulher, que foi criada para ser esposa e mãe, enfrentar todo tipo de preconceito, inclusive dentro da própria família, e abrir espaço em um mercado formado por homens e extremamente machista, nos inspira a correr atrás dos nossos sonhos.
Midge não é a típica mocinha da história, pelo contrário, ela percebe as situações a sua volta, tem opinião própria e usa das piadas para criticar a sociedade que dita as regras para mulheres todos os dias. E ela faz isso sem deixar de usar (e gostar) dos seus vestidos rosados e chapéus extravagantes.
Inclusive, quando dizem que ela deve criar um personagem para subir nos palcos, que não pode ser uma mulher “comum” em frente a plateia, pois nunca seria respeitada, ela não aceita e mostra que veio para mudar o mercado.
A personagem é cativante, inspiradora e faz a gente torcer por ela desde a primeira fala. Claro que isso é mérito da atriz Rachel Brosnahan, que brilha no papel e entrega exatamente o que se está pedindo. Ela é tão boa, que a gente até esquece que existe um roteiro por trás de suas falas e achamos que as piadas estão sendo feitas por ela naquele momento.
Ambientação perfeita
Por se tratar de uma série de época, claro que a ambientação é importante para nos transportar até o ano que é retratado, dando mais credibilidade a história.
No caso da produção da Amazon isso é feito de forma perfeita e em cada detalhe. Temos os figurinos impecáveis, que nos dá vontade de ter uma festa a fantasia só para poder colocar. Os penteados, os carros, as músicas, além da vida que os personagens levam, tudo nos transporta para outro momento da história do mundo.
Quando você assiste a série, tem a sensação que pode entrar na tela e ir curtir uma noite de piadas com a Midge em um clube abaixo da Quinta Avenida, ou, quem sabe, conferir os lançamentos de beleza no balcão de maquiagem de uma das maiores lojas da cidade.
Além disso, claro que o contexto histórico também é citado, sendo que temos a Segunda Guerra Mundial e seu final sempre sendo mencionados, principalmente pelo fato de que o núcleo principal da trama é formado por judeus. Também vemos as eleições dos Estados Unidos e o que se pensava dos candidatos da época.
Emoções na medida certa
Outro ponto forte da trama é que sabe controlar as questões emocionais, sendo que não abusa do drama e nem da comédia para contar sua história. Isso, aliás é uma característica da criadora da série, que já havia mostrado esta mesma característica em produções anteriores.
Mesmo se tratando de uma série com a comédia como um dos temas centrais, não temos exagero. Muito pelo contrário, vemos temais importante sendo tratados com muito cuidado e credibilidade, ao passo que o riso vem de forma natural e comum.
Também temos um toque de drama, afinal não podemos esquecer que se trata de uma história familiar e de vida, onde os problemas e questões pessoais acabam surgindo. Mas o drama não é levado de forma desenfreada, estando na medida certa.
Enfim, A Maravilhosa Senhora Maisel é uma produção totalmente diferente das que já vimos antes, com uma forma narrativa que nos prende, personagens cativantes e uma protagonista forte, que nos faz acreditar que podemos realizar nossos sonhos.
Se você é assinante do Amazon Prime Vídeo, não perde tempo e vai correndo assistir esta série, pois é aquele tipo de produção que agrada todos os públicos. Já tem suas três primeiras temporadas completas disponíveis, sendo perfeita para maratonar no final de semana.
Curtiu? Então nos marque nas redes sociais e nos siga para ter acesso a todo nosso conteúdo.
Até mais!