qui. set 19th, 2024

Nossa Dica de Série de hoje é das antigas e considerada uma das séries que revolucionou as produções televisivas.

Arquivo X foi um dos maiores sucessos da televisão, indo dos anos 90 e entrando nos anos 2000, conquistando uma legião de fãs e fazendo muitas pessoas se tornarem apaixonados por ficção científica.

No mês do Halloween, esta dica não poderia ficar de fora, afinal muitas pessoas tomaram uns bons sustos com a série.

Sinopse e detalhes

Lançada em 1993, Arquivo X é uma série norte americana criada por Chris Carter, tendo como emissora original a FOX. Apesar de o seu gênero primordial ser a ficção científica, ela ainda se enquadra nas categorias de terror, suspense e drama.

A série teve 9 temporadas, sendo encerrada em março de 2002. Porém, em 2016 a produção ganhou um revival, que foi ao ar até em 2018, somando mais duas temporadas. Ao todo o programa soma 218 episódios.

A trama foca nos agentes especiais do FBI, Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anaderson), que são os responsáveis por investigar os chamados Arquivos-X, que são casos não solucionados e que envolvem fenômenos paranormais.

Apesar de ambos trabalharem neste departamento, que fica escondido do restante da instituição, os dois são bem diferentes. Mulder acredita na existência de extraterrestres e na paranormalidade, olhando de uma forma diferenciada para os casos em que trabalha. Já Scully é uma médica cética, que não acredita no sobrenatural e é designada para fazer análises científicas das descobertas de Mulder, trazendo racionalidade para a investigação.

Mesmo com pensamentos diferentes, os dois entram de cabeça nas investigações e desempenham o trabalho da melhor forma possível. Contudo, logo eles descobrem segredos dentro do FBI e passam a desconfiar de todos os que os cercam.

https://www.youtube.com/watch?v=ngf3DL5L5so

Além dos dois protagonistas, o ator Mitch Pileggin também desempenhou um papel fundamental na série, como o supervisor dos personagens principais, o agente Walter Skinner. Ele esteve presente em todas as temporadas, incluindo na minissérie revival de 2016, como também participou dos dois filmes que saíram da produção.

Temática diferenciada

Como dissemos lá no começo, Arquivo X foi uma série inovadora na televisão e que trouxe todo um novo jeito de mostrar tramas de investigação e casos misteriosos.

Apostando em efeitos especiais únicos para época e focando em histórias que traziam elementos que ativavam a curiosidade do público, a produção chamou a atenção de todos logo no primeiro episódio.

A produção conseguiu misturar em um só programa elementos de outras séries aclamadas, como A Quinta Dimensão e Além da Imaginação, sem que se tornasse uma farofada sem consistência e sentido.

Arquivo-X sempre apostou em temáticas diferenciadas, que chamavam a atenção do público / Imagem: Reprodução/ Divulgação

Além disso, ela apostou em questões que deixavam todos com uma pulga atrás da orelha, como teorias da conspiração, encobrimento do governo, satanismo, relatos de fantasmas, ocultismo, casos não solucionados reais e, claro, a existência ou não de seres de outros planetas.

A série também apostou em outras produções como inspiração, sendo que vários filmes, músicas, livros e programas de TV tiveram referências ao longo das temporadas.

Sucesso inesquecível

Com todo o potencial mostrado desde o primeiro episódio, não foi surpresa Arquivo-X se tornar um sucesso de público e crítica, se tornando uma das séries televisivas mais assistidas e lembradas de todos os tempos.

Sabe aquele lance de que todo mundo tem que assistir uma vez na vida?! Pois bem, é isso que rola aqui. Apesar dos efeitos não serem mais extraordinários hoje em dia e a tecnologia já ter superado muita coisa, as temáticas, o roteiro, as histórias apresentadas valem a pena serem conferidas.

A série foi premiada com o Globo de Ouro por três anos seguidos, de 94 até 96, na categoria de Melhor Série de Drama. Também levou para casa vários Emmy ao longo dos seus anos de exibição e os atores principais também foram premiados pelo seu trabalho.

No quesito audiência, a produção é um dos maiores fenômenos de todos os tempos, tendo sido exibida em mais de trinta países e tornando-se líder de audiência na maior parte deles, incluindo a Austrália, Espanha, Inglaterra, Portugal e, claro, Brasil. Nos Estados Unidos, a audiência foi esmagadora, sendo que nos dias e horários de exibição a produção era quase que uma unanimidade entre o público.

Como dissemos, o sucesso da série impulsionou a produção de outros produtos, incluindo dois filmes. O primeiro, Arquivo-X: O filme, foi lançado entre as quinta e sexta temporadas, abordando eventos deste período do programa. Já o segundo, Arquivo-X: Eu Quero Acreditar, estreio em 2008, seis anos após os eventos mostrados no final da nona temporada.

Outro ponto forte e inesquecível da série é o tema de abertura, que acabou se tornando a maior referência quando o assunto é temas sobrenaturais. Quem nunca assistiu um vídeo no YouTube ou um programa de TV que usou a música em algum momento, pode atirar uma pedra.

Por estes e outros motivos Arquivo-X é aquela série que merece ser assistida por todos em algum momento.

Se você nunca conferiu a produção, não perde mais tempo e aproveita este feriado prolongado para maratonar ou já incluí a série nas produções para conferir no Dia das Bruxas.

As onze temporadas da série estão disponíveis no Amazon Prime Video e também no Globo Play. Não tem desculpa para não assistir.

Curtiu? Então não deixe de comentar e não esquece de nos seguir nas redes sociais.

Logo mais voltamos com mais Dica de Série para você.

Legião Jovem, você sempre antenado!

 

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!