qui. nov 21st, 2024

No Dica de Série de hoje buscamos uma produção mais antiga, do início dos anos 2000, mas que fez muito sucesso na época, tem fãs até hoje e merece que você dê uma chance. Estamos falando de Cold Case, que no Brasil ficou conhecida como Cold Case: Arquivo Morto.

A série é uma produção da CBS, canal de televisão americano, teve sete temporadas, com um total de 156 episódios e foi exibida entre setembro de 2003 e maio de 2010.

Por aqui o canal de exibição foi o SBT, que estreio a série em julho de 2007. Porém, ainda hoje, quando fica com uma programação saturada, principalmente na madrugada, o canal exibi episódios, sem ter continuidade, apenas para cobrir a programação.

Enredo e episódios

Se você gosta de séries que acompanham a rotina de policiais desvendando crimes e prendendo culpados, tais como CSI ou Criminal Minds, com certeza Cold Case é uma série para você. Porém, ela tem algo completamente diferente de todas estas produções, pois os casos mostrados na série são crimes antigos, que ficaram sem solução.

O enredo acompanha a detetive Lilly Rush (Kathryn Morris), que faz parte da divisão de homicídios da Filadélfia. Um dia, ela acaba aceitando reabrir um caso antigo, depois que uma testemunha revela algo sobre o crime. A partir daí, Lilly começa a tomar conta dos casos sem solução, buscando justiça para as vítimas. A detetive conta com o apoio de seu supervisor, o Tenente John Stillman (John Finn), do detetive Will Jeffries (Thom Barry), do especialista em interrogatório Nick Vera (Jeremy Ratchford) e do novato detetive Scott Valens (Danny Pino). A partir da 3ª temporada a detetive Kat Millern (Tracie Thoms) se junta a equipe e fica até o final.

Acompanhar a solução de crimes antigos fez a série com trama policial ter algo diferente e inovador na época / Imagem: Divulgação

A cada episódio acompanhamos um novo caso, sendo que sempre começamos vendo que um crime aconteceu, a data em que ocorreu e que ele não foi solucionado. Já nos dias atuais, vemos o caso sendo reaberto e as investigações sendo retomadas.

É muito gostoso de assistir porque somos levados para diferentes datas, sempre entre os anos de 1950 e 2005, sendo que alguns poucos episódios apresentam crimes de antes da década de 50. A produção é fantástica, desde os figurinos até a ambientação, fazendo com que mergulhemos na história.

Através de flashback, vamos vendo como tudo ocorreu até chegar ao culpado e o motivo pelo crime. Nós, assim como os detetives, vamos juntando as peças do quebra cabeça e tentando descobrir a verdade. Isso faz com que tenhamos a sensação de realmente estar participando de tudo. No final, também, alguém “vê” a vítima através de seu “espírito”, representando que ela descansou, pois encontrou justiça.

Melhor trilha sonora

Além da trama, que traz um lado diferente para séries policiais, um outro atrativo da série e que a faz ser lembrada até hoje, é sua trilha sonora, sendo que muitas listas a elegem como sendo a melhor trilha sonora de séries, e nós concordamos.

A trilha é muito bem pensada, desde sons instrumentais até grandes clássicos musicais que contribuem, ainda mais, para nossa “viagem no tempo” dentro dos episódios. Porém, o destaque realmente fica para as músicas que encerram os episódios. Geralmente são músicas conhecidas do público, principalmente da época em que a série estava sendo exibida, e trazem uma mensagem que tem tudo a ver com a história do episódio.

A personagem Lilly foi uma das primeiras mulheres em trama policial a estar no papel principal e ser o ponto central da trama / Imagem: Divulgação

Essa estratégia da trilha faz com que você fique pensando por muito tempo sobre o que assistiu e, geralmente, você lembra de um episódio em específico por causa da música mostrada no final. Eu mesma me lembro nitidamente da história do episódio em que toca Far Away, da banda de rock Nickelback. Quando ouso a música lembro de toda cena do final do episódio, que foi um dos melhores da série e que a canção deu o complemento necessário.

Essa relação criada entre o episódio, a trilha sonora e quem assiste, faz a série ter uma carga emocional muito forte e isso conquistou grande parte do público.

Cold Case é, sem dúvidas, uma série diferenciada, com uma proposta inovadora para uma trama já conhecida e que não perdeu seu valor com os anos. Na verdade, é uma daquelas séries que você pode assistir ou rever a qualquer momento da sua vida.

Se você nunca assistiu nós recomendamos muito, você não vai se arrepender de dar uma chance e vai acabar encontrando um episódio favorito, aquele que vai te marcar e que você vai levar para vida, pode ter certeza.

Atualmente, o canal pago A&E voltou a transmitir a série e é uma ótima oportunidade, tendo em vista que se trata de uma produção antiga e que não está disponível em nenhum serviço de streaming. Essa é a sua chance, não tem desculpa.

Já conhecia Cold Case? Se interessou pela série? Contra pra gente e acompanhe nossas redes sociais, Facebook, Instagram e Twitter para não perder nossas matérias.

Logo voltamos com mais Dica de Série.

Até mais!

 
8 thoughts on “Dica de Série: Cold Case (Arquivo Morto)”
  1. Minha série favorita da vida inteira. Perfeita do início ao fim, e muito a frente do seu tempo. A única parte ruim é o Nick Vera, mas a existência dele é importante porque SEMPRE tem um cara assim (e que fala as coisas que ele fala) em todo círculo pelo qual passamos.

     
    1. Olá Anesia, em primeiro lugar muito obrigado por comentar.
      Far Away é tocada no 18° episódio da quinta temporada!
      Volte sempre e até a próxima!

       
    1. Boa noite Ju, ela passa no canal A&E e seus horários são aleatórios,
      se nada mudou na grade do canal, ela passa fixo todas as quintas-feiras as 21:10.
      Mas amanhã, por exemplo, ela passará as 9:20, 12:40, 15:30 e 22:00. Acompanhe a
      grade no canal pois ela passa em diferentes horários.

      Esperamos ter ajudado e muito obrigado pelo comentário.

       
  2. Eu estou viciada nessa série coloco para gravar e assisto depois que chego do trabalho, ela é sensacional, teve um episódio que me emocionei muito Million Dollar.

     
    1. Olha essa série realmente é muito boa, nós do Legião Jovem gostamos bastante.
      Obrigado por comentar!

       

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!