Nossa Dica de Série chegou mais tarde nesta sexta-feira, mas ainda está valendo, certo?!
Nossa indicação para você curtir este final de semana é Expresso do Amanhã, uma produção original Netflix que mistura ficção científica, suspense, mistério, ação, aventura e muito mais.
Vem conferir e dar o play hoje ainda!
Sinopse e detalhes
Lançada em 17 de maio de 2020, a série mostra um grupo de pesquisadores que cria um experimento capaz de pôr fim à ameaça do aquecimento global, mas seus planos não saem como o planejado e eles acabam eliminando quase toda a vida da Terra, que, por sua vez, transforma-se em um deserto de gelo. Os únicos sobreviventes vagam pelo planeta a bordo de um trem chamado Snowpiercer, mas nem todos estão conformados com a situação. Com isso, uma revolução está prestes a eclodir.
O elenco principal da série é formado por Jennifer Connely que dá vida Melanie Cavil, Daveed Diggs é Andre Layton, Mickey Summer como Bess Francis Till, Alison Wright como Ruth Wardell, entre outros.
Com o sucesso alcançado na primeira temporada, a produção acabou sendo renovada para um segundo ano, que estreio na última terça-feira, dia 26 de janeiro de 2021. Diferentemente de outras séries da plataforma cujo os episódios são disponibilizados todos de uma vez, em Expresso do Amanhã temos uma episódio por semana.
Polêmica da produção
Muitos expectadores podem não saber, mas a série estava em desenvolvimento pela Netflix a mais de cinco anos e passou por várias transformações durante este período.
Inicialmente a produção seria desenvolvida por Josh Friedman, nome por trás de O Exterminador do Futuro: As Crônicas de Sarah Connor, sendo que a direção do episódio piloto ficaria por conta de Scott Derickson, do filme Doutor Estranho.
Porém, quando a série finalmente foi ao ar, um novo nome acabou aparecendo nos créditos: Graeme Manson. Manson é conhecido por ser um dos co-criadores de Orphan Black.
O interessante é que Friedman agora parace como co-criador da série e Derickson não está mais relacionando, deixando claro que a série agora é um produto de Manson.
Tantas mudanças em um grande período de tempo acabou prejudicando a série e sua produção, sendo que muitos dizem que este é um dos fatores dos maiores problemas da série que, apesar de ser boa e apresentar uma história interessante, parece estar perdida em muitos pontos e não consegue se manter no mesmo ritmo, com personagens que ora são excelentes e ora não entregam nada mais do que esperado.
Inspirada em filme baseado em HQ
Quando a série foi anunciada, todo mundo se lembrou de um filme com o mesmo nome, que foi lançado em 2013 e tinha Chris Evans, nosso eterno Capitão América, no papel de protagonista.
Pois bem, a série é sim inspirada no longa dirigido por Bong Joon-ho, tendo basicamente a mesma premissa. Contudo, algumas diferenças no enredo deixam claro que são suas produções únicas, sendo que uma mostra mais a questão filosófica e a luta por mudanças, e a outra revela como nossas ações podem acarretar graves consequências e que promover uma mudança pode ser ainda mais prejudicial.
Porém, ambas as adaptações tem como base principal a HQ francesa O Perfuraneve do autor Jacques Lob, publicada pela primeira vez em 1982. Foi dele a ideia de mostrar um futuro pós-apocaliptico, onde a única salvação dos sobreviventes fosse viver a bordo de um trem que nunca para e cuja população fosse dividida em “castas” de acordo com o vagão que ocupavam dentro da locomotiva.
Uma ideia inovadora, que trouse conceitos já vistos dentro da ficção científica, mas de uma forma totalmente diferenciada e que usa grandes questões sociais para mostrar o pior da natureza humana.
A obra é um verdadeiro sucesso entre os amantes de HQ’s, vencedora de prêmios e uma leitura indispensável seja para quem já assistiu uma das produções visuais ou não. Aqui no Brasil ela é publicada pela Editora Aleph e recebeu uma nova edição, com capa da série.
Se você está em busca de algo diferente, com ação e que vai te fazer pensar para curtir neste final de semana, Expresso do Amanhã é uma ótima opção. A primeira temporada completa já está disponível na Netflix e o primeiro episódio da segunda também. Dá para maratonar tudo e ficar por dentro para continuar acompanhando semana após semana os novos episódios.
Curtiu? Então não deixe de compartilhar e de nos seguir nas redes sociais.
Qual série você gostaria de ver aqui no Dica de Série? Deixe uma sugestão.
Até mais!