Está procurando uma série para maratonar no final de semana? Então vem com a gente porque separamos uma incrível para este Dica de Série. Uma trama extremamente envolvente, que te prende logo no primeiro episódio e que encerrou sua última temporada no mês de maio.
Estamos falando de How To Get Away With Murder, produção que tem como protagonista a incrível e premiada Viola Davis, sendo criação da igualmente incrível Shonda Rhimes, que também é produtora executiva.
Em uma semana que estamos exaltando o trabalho, a importância e a vida de pessoas negras, nada melhor do que uma série com estas duas grandes mulheres negras, não é mesmo?!
Sinopse e detalhes
Lançada em 25 de setembro de 2014 no canal ABC, a série se desenvolve ao redor da vida pessoal e profissional de Annalise Keating (Viola Davis), uma advogada de defesa criminal proeminente. Também professora de direito na Universidade de Middleton, na Filadélfia, Annalise seleciona cinco de seus melhores alunos para trabalharem com ela em seu escritório: Wes Gibbins (Alfred Enoch), Connor Walsh (Jack Falahee), Michaela Pratt (Aja Naomi King), Laurel Castillo (Karla Sousa) e Asher Millstone (Matt McGorry). Em sua vida pessoal, Annalise vive com seu marido Sam Keating (Tom Verica), um renomado psicólogo, mas também vive um relacionamento as escondidas com Nate Lahey (Billy Brown), um detetive da polícia. Quando sua vida pessoal e profissional começa a entrar em colapso, Annalise e seus alunos se veem envolvidos, involuntariamente, em uma trama de assassinatos.
Ao apresentar um misterioso assassinato logo no episódio de estreia, a série já mostra que veio para botar nossas cabeças para funcionarem e nos leva para diferentes direções, ora nos fazendo acreditar em algo e ora nos levando para um caminho totalmente diferente.
Jogo cronológico
Um recurso muito utilizado na produção e que contribui para nos deixar confusos, a cada momento acreditando em uma coisa diferente, é o recurso cronológico.
Os episódios nos mostram o que aconteceu no “futuro”, depois volta e nos mostra os acontecimentos que levaram até aquela situação. Isso ocorre em todos os episódios, de forma a nos mostrar os detalhes e atitudes de cada personagem, que contribuíram para o que está sendo abordado em cada temporada.
A cada novo episódio vamos nos aproximando mais e mais até as cenas mostradas do futuro, até que, no último episódio, somos jogados com tudo nos acontecimentos, juntamos todas peças, montamos a cronologia dos ocorridos até entendermos tudo o que aconteceu. É uma forma diferente de contar a história, mas que contribui muito para manter o mistério na trama.
Nenhum personagem está a salvo
Assim como ocorre em outras produções de Shonda Rhimes, em How To Get Away temos que saber que os personagens estão a mercê dos acontecimentos e que por isso mesmo qualquer um pode acabar morrendo, ninguém está imune as tragédias.
Por isso é bom não se apegar a um personagem específico para não correr o risco de acabar sofrendo caso ele venha a morrer. A única que parece estar imune a este futuro sombrio é mesmo Annalise, porém a advogada tem tantos problemas que não seria nada surpreendente se também acabasse tendo um futuro ruim.
Direito desmitificado
Um dos grandes pontos da série é mostrar os bastidores de julgamentos, como funciona toda a cadeia do direito, as disputas de poder e as artimanhas encontrada por cada lado para defender seu cliente.
É muito interessante entender termos do direito, que não fazem parte do nosso dia a dia, mas que entram tão fundo em nossas cabeças, que acabamos nos achando versados em direito e companheiros de Annalise em cada caso.
Final da série
Como mencionamos lá no início, a série chegou ao fim recentemente, no último dia 14 de maio, após seis temporadas. O anúncio feito no ano passado, de que a sexta temporada seria a última pegou muitas pessoas de surpresa, que começaram a questionar o porque seria o fim.
O motivo para finalização da série não foi totalmente revelado, mas o que mais se especulou era que seja devido a audiência. Isso porque, apesar da série ter uma base boa de fãs, a audiência veio caindo nos últimos anos, sendo que os números da quarta e quinta temporadas ficaram bem abaixo do que foi visto durante a primeira e a segunda.
Algumas críticas sugeriam que a trama teria perdido o sentido e contexto ao longo dos anos, deixando de se mostrar uma série inovadora para sempre apostar no “mesmo enredo”, como forma de segurar a audiência. Porém, as pessoas teriam se cansado de sempre ter mais do mesmo e por isso a audiência acabou tento uma baixa.
Contudo, vale ressaltar que a sexta temporada foi extremamente elogiada e o último episódio repercutiu de forma surpreendente, pois foi capaz de chocar até mesmo os fãs mais ávidos da produção. Em resumo, foi tudo o que se pedia para o final.
Enfim, para quem gosta de tramas que envolvam investigação, mistério, assassinatos, dramas e intrigas, How To Get Away With Murder é um prato cheio e vale muito a pena, ainda mais por vermos a diva Viola Davis brilhar no papel da advogada. Aliás, só a interpretação da atriz já vale assistir a série.
No Brasil, a produção foi transmitida pelo canal Sony e na Netflix você encontra as cinco primeiras temporadas já completas.
Curtiu nossa Dica de Série de hoje? Então não esquece de comentar e compartilhar com seus amigos.
Até mais!