Nossa Dica de Série de hoje é O Alienista, produção que explora o drama e o suspense psicológico, através de investigações na Nova York do século 19.
É uma série que mostra os primórdios do surgimento dos conhecidos crimes em série, recheada de muito mistério, cenas impactantes e um elenco primoroso.
Vem saber mais!
Sinopse e detalhes
A série foi lançada em 2018 pelo canal TNT, como uma produção limitada e que tinha como base o livro de mesmo nome escrito pelo autor Caleb Carr.
Nova York, 1896. Quando uma série de horríveis assassinatos de prostitutas, principalmente crianças, toma conta da cidade, o recém-nomeado comissário de polícia Teddy Roosevelt (Brian Geraghty) convida o Dr. Laszlo Kreizler (Daniel Brühl), seu amigo pessoal e um psicólogo criminal, como também John Moore (Luke Evans), um ilustrador de jornal, para conduzirem as investigações em segredo. No decorrer das pesquisas, mais pessoas acabam se juntando à equipe do caso, como Sara Howard (Dakota Fanning), a forte secretária do comissário de polícia e primeira mulher a ser emprega pelo Departamento de Polícia de Nova York, bem como os irmãos gêmeos judeus Marcus (Douglas Smith) e Lucius Isaacson (Matthew Shear), ambos sargentos e detetives do departamento.
A equipe encontra oposição dentro da polícia de Nova York, advinda principalmente do Capitão Connor (David Wilmot)e do recém-aposentado Chefe Byrnes (Ted Levine), ambos mais comprometidos em proteger a reputação da alta sociedade da cidade do que em encontrar os autores dos crimes. Eles também enfrentam a rejeição por parte dos trabalhadores pobres e cidadãos de classe baixa, que desconfiam deles por viverem fora de suas realidades.
Com o sucesso alcançado pela trama, principalmente depois da parceria entre o canal americano e a Netflix, que levou a série a ser reproduzida em todo o mundo, uma segunda temporada foi encomendada, seguindo os rumos do segundo livro de Carr, intitulado The Angel of Darkness, que acabou se tornando o subtítulo do novo ano da produção.
Suspense e drama na medida certa
Um dos pontos principais da série, como dizemos, é a investigação dos assassinatos misteriosos e horrendos que começam a surgir na cidade.
Neste meio, vamos acompanhando os desafios pessoais da equipe que investiga os casos, juntamente como vemos as primeiras ideias sobre psicologia criminal surgindo.
Com isso a série não fica presa apenas em um território. Nós vemos as pesquisas serem desenvolvidas com base na vivência dos personagens, que usam do que conhecem, do dia a dia, para formularem teorias e encontrar respostas para tudo o que está acontecendo.
Muitas séries já exploraram o surgimento dos crimes em série, como é o caso de Mindhunter, onde vemos o surgimento da Unidade de Análise Comportamental do FBI, que é responsável por capturar assassinos em série e criminosos de alto periculosidade, com histórico em suas características psicológicas.
Contudo, ver toda esta ideia nascendo em leno século 19, durante as transformações da cidade de Nova York, que viria a se transformar no maior centro econômico do mundo no futuro, dá toda uma nova perspectiva a história.
Crimes horrendos
A série também não deixa a desejar na parte dos crimes. Tudo o que acontece é de extrema violência e na primeira temporada somos apresentados a um criminoso cruel e que aparenta não ter remorso pelo o que está fazendo.
Acompanhamos os passos deste assassino sem ver seu rosto e aos poucos, juntamente com os investigadores, começamos a entender suas motivações, o que o está levando a fazer algo tão violento.
Sentimos medo, repulsa, raiva e torcemos para que ele seja preso. Nos sentimos parte da investigação, juntando pistas para montar este quebra cabeça.
Cada momento nos faz ficar imersos na trama, presos no enredo e assistindo um episódio após ao outro, sem conseguir parar, de forma eletrizante e totalmente original.
Temas importantes sendo abordados
Além do foco no crime, como também já comentamos, a produção aposta nos aspectos pessoais de cada personagem, focando em seus problemas e dilemas pessoais, abrindo mais o leque de temas abordados na história.
Temos depressão, luto, solidão, machismo, preconceito, medo, enfim vários assuntos mostrados e trabalhados de forma a explorar outros aspectos dos personagens.
Isso contribui ainda mais para nos deixar interessados nos rumos que a história toma, deixando atentos e envolvidos, torcendo até mesmo por romances que surgem no decorrer nos capítulos.
A primeira temporada teve um total de dez episódios e a segunda chegou no TNT em julho, mas esta semana, no dia 22 de outubro, ela estreio os novos episódios na Netflix.
Sendo assim você pode aproveitar o final de semana e maratonar tudo de uma vez só, caso ainda não tenha conferido.
Curtiu? Então não deixe compartilhar e de nos seguir nas redes sociais paras mais dicas incríveis.
Legião Jovem, você sempre antenado!