qui. set 19th, 2024

Mais uma sexta-feira chegou e é claro que não poderíamos deixar o dia passar sem nossa Dica de Série, não é mesmo?!

A produção de hoje teve um início de sucesso, manteve uma alta audiência durante muito tempo, mas no final acabou decaindo. Estamos falando de Once Upon a Time e você vai ficar por dentro de tudo agora.

Informações gerais

A série Once Upon a Time é uma produção americana da emissora ABC, que estreio no dia 23 de outubro de 2011 e teve seu último episódio no dia 18 de maio de 2018. Ao todo foram 155 episódios distribuídos em sete temporadas. No Brasil a série foi transmitida pelo canal pago Sony Chanel.

A série é descrita como sendo de drama e fantasia, com pitadas de mistério, aventura e, claro, romance. A trama foi criada por Adam Horowitz e Edward Kitsis, que embarcaram na ideia de usar os clássicos contos de fadas de uma forma diferenciada e mostraram inovação narrativa, sendo que, após a série cair no gosto do público, as inovações nos contos de fadas, seja em filmes, séries ou livros, ficou na moda.

Sinopse

A série se passa na cidade fictícia de Starybrooke, no Maine, cujos moradores são todos personagens de contos de fadas, que foram transportados da Floresta Encantada para o “mundo real” através de uma poderosa maldição obtida por Rumplestiltskin (Robert Carlyle) e lançada pela Rainha Má/Regina Mills (Lana Parrilla). Após perderem a memória de suas vidas na Floresta Encantada, cada personagem ganhou uma nova identidade e empregos adaptados ao mundo moderno. A única esperança para eles reside em Emma Swan (Jennifer Morrison), filha de Branca de Neve/Mary (Ginnifer Goodwin) e do Príncipe Encantado/Mendigo/David Nolan (Josh Dallas), que foi transportada ainda bebê para o mundo real, antes que a maldição fosse lançada, se tornando a Salvadora.

Como tal, ela é a única destinada a quebrar a maldição e restaurar as memórias perdidas dos personagens. Emma é auxiliada por seu filho, Henry (Jared S. Gilmore), o qual reencontrou recentemente, depois de tê-lo entregado para a adoção logo após seu nascimento. Henry tem um livro de contos de fadas, que contém as histórias que foram apagadas após a maldição, sendo também o responsável por fazer Emma acreditar na magia e quebrar a maldição, devolvendo a todos suas memórias. Henry também é o filho adotivo de Regina, criando um conflito e um interesse em comum entre as duas.

Recepção do público e audiência

Desde o primeiro episódio,a série mostrou muita força. O piloto marcou uma marca de 4.0, o que equivale a 12.93 milhões de telespectadores, dentro da faixa etária dos 18 aos 49 anos. Para se ter ideia da importância destes números, foi a melhor estreia de série da ABC em cinco anos.

A cada semana, os números se mantiveram e o público foi fiel ao programa. A primeira temporada se tornou o programa nº 1 das noites de domingo, que não era do segmento esportivo. Claro que o sucesso garantiu uma segunda temporada, que continuou mantendo os índices de audiência altos.

Nem precisamos falar que a série passou a figurar nas premiações, com indicações para seu elenco e produção, sendo que levou alguns prêmios para casa, como o de Melhor Atriz em Série de Televisão – Drama para Lana Parrilla no ALMA Award de 2012.

Os mais clássicos personagens dos contos de fadas da Disney apareceram na série e até os mais novos, como Elsa e Anna de Frozen tiveram sua participação / Foto: Divulgação ABC

Nas redes sociais a popularização da série também podia ser vista, com vários blogs e paginas criadas para a trama, com fãs espalhados por todo o mundo.

Grande parte do sucesso veio do fato de os personagens mostrados serem conhecidos da infância do público alvo da série. Aqueles personagens da Disney, que acompanharam o crescimento dessa galera e sempre estiveram na memória, com aquela nostalgia gostosa.

Contudo, a mesma fórmula repetida temporada após temporada, começou a desanimar o público e isso refletiu na audiência, que a partir do quarto ano começou a abaixar e no quinto despencou.

Spin-off que não agradou e reiniciou na sétima temporada

Devido ao sucesso das três primeiras temporadas, um spin-off da série acabou sendo aprovado pela ABC e em 10 de outubro de 2013 foi ao ar o primeiro episódio da série Once Upon a Time in Wonderlan.

A nova produção foi desenvolvida por Edward Kitsis e Adam Horowitz, em parceria com os produtores Zack Estrin e Jane Espenson. Como o próprio nome sugeri, a série focaria na tradicional história de Alice no País das Maravilhas, do escritor Lewis Carrol.

A ideia era mostrar este universo paralelo com o que era visto na série original, através de uma menina que era internada em um hospital psiquiátrico devido a suas alucinações e histórias fantásticas, com um coelho branco e um mundo estranho.

A ideia do spin-off até parecia boa, mas não agradou o público e foi cancelado na primeira temporada / Foto: Divulgação ABC

Apesar da iniciativa ser interessante e o foco da narrativa ser uma história que está no imaginário coletivo a décadas, o programa não agradou o público, que não curtiu a protagonista e viu muitas coisas repetidas de Once Upon a Time, mas com uma qualidade inferior.

Além disso, o roteiro era confuso e parecia que a trama não chegava em lugar algum, ora muito arrastada ora corrida demais. O resultado foi o cancelamento da série na primeira temporada, com apenas 13 episódios indo ao ar.

Paralelamente a isso, como já dissemos a audiência da produção original vinha caindo a cada temporada e na sexta chegou em um nível muito baixo, mesmo com os esforços do roteiro em tentar movimentar a trama.

Por isso, foi anunciado que a série encerraria na sétima temporada e para tentar reavivar a audiência, a produção foi “reiniciada”, buscando aquela trama envolvente da primeira temporada através da passagem do tempo.

 Porém, a alternativa não deu muito certo e a última temporada teve a audiência mais baixa, deixando a série cair no esquecimento do público. A maior parte das pessoas nem assistiu o último o ano.

Enfim, mesmo com a queda de audiência e os perrengues do caminho, Once Upon a Time é uma série com fotografia muito bonita, com elenco primoroso e que meche com nossos sentimentos. Nos leva de volta a infância e nos faz lembrar porque os contos de fadas fazem sucesso até hoje.

Se você ainda não conferiu e está à procura de uma série tranquila, daquelas que fazem a gente assistir sem ver o tempo passar e suspirar a cada episódio, não perde mais tempo e vai conferir.

E aí, curtiu a nossa Dica de Série de hoje? Semana que vem a gente volta com mais.

Legião Jovem, você sempre antenado!

 
One thought on “Dica de Série: Once Upon a Time”

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!