Vamos para mais uma Dica de Série? A escolhida de hoje é uma produção que fez muito sucesso entre a galera jovem, principalmente porque trouxe um conceito que não era tão explorado em produções para este tipo de público: crime e mistério.
Estamos falando de Pretty Little Liars, série americana do canal ABC Family, dos mesmo produtores de Gossip Girl, que ficou no ar durante sete anos e foi responsável por um dos maiores mistérios da televisão. No Brasil, a produção foi ao ar no canal pago Warner.
Se você gosta de séries cheias de mistério, segredos, teorias, plot twists, assassinatos, romance e drama, está é a série certa para você.
Sinopse e detalhes
A história se passa em Rosewood, uma pequena cidade no estado da Pensilvânia, que é conhecida pela sua tranquilidade e beleza. De tão tranquila e intocada, nunca se adivinharia que detém tantos segredos. Havia um ano, a popular Alison DiLaurantis (Sasha Pieterse) desaparecerá, deixando todos acreditarem que forá vítima de um assassinato. Depois deste grande caos na cidade, a amizade entre suas quatro inseparáveis amigas, Spencer Hastings (Troian Bellisario), Aria Montgomery (Lucy Hale), Hanna Marin (Ashley Benson) e Emily Fields (Shay Mitchell), nunca mais foi a mesma.
De forma trágica, o destino acaba unindo as quatro garotas novamente. Mas a vida delas se torna um verdadeiro tormento, quando começam a receber mensagens de texto de alguém que se auto intitula “-A”. Esta misteriosa pessoa começa a ameaçar as garotas, dizendo que irá expor seus segredos mais guardados. O estranho é que somente uma pessoa sabia sobre estes segredos e era Alison.
Como dissemos, a produção é do canal ABC Family (que hoje é conhecido como Freeform) e foi lançada em 8 de junho de 2010, sendo a grande aposta do canal. O último episódio foi ao ar em 27 de junho de 2017, com sete temporadas e 160 episódios ao todo.
A história da produção é totalmente inspirada na série de livros de mesmo nome da autora Sara Shepard, sendo que a produtora executiva do programa, Marlene King, usou como base os quatro primeiros livros desta série.
A série foi um estouro de audiência logo no primeiro episódio, se tornando a nova sensação entre os mais jovens e colocando as atrizes protagonistas nos holofotes da fama.
Para se ter ideia do sucesso da trama, a série foi vendida para mais de 15 países, fora os Estados Unidos, conquistando o público e a audiência em todos eles.
Inovação e diferenciais
Como dissemos, Pretty Little Liars foi a primeira série desta nova leva de programas a apostar em uma temática mais pesada para jovens, recheada de mistério e perigos.
Claro que outros programas já haviam focado em mistérios envolvendo jovens, mas esta série foi a primeira a coloca-los no centro de tudo, deixando o público confuso, desconfiando de todos e não sabendo no que acreditar.
Além disso se destacou com alguns diferencias, como a história sendo mostrada através de passado e presente, mas não contando tudo ou apostando em pontos de vistas diferentes para nos confundir. Era aquele diálogo que era relembrado por um personagem, passando uma determinada ideia, que depois que era mostrado de outra perspectiva, revelando a realidade dos fatos.
A produção também apostou em várias viradas na história, te jogando cada hora para uma direção, fazendo com que quem assistisse ficasse se perguntando aonde aquilo iria dar.
Um outro diferencial da produção foi apostar nos episódios especiais. Todo mundo adorava aqueles episódios que tinham uma temática diferente. Um dos preferidos do público era, com todo certeza, os especiais de Haloween, que traziam sempre uma carga mais sobrenatural para a série e eram perfeitos em todos os sentidos. Muitas séries apostaram nestes especiais posteriormente, como é o caso de Riverdale, outra produção de mistério adolescente, que já ficou conhecida por seus episódios especiais de musical.
A série também foi uma das com mais interação nas redes sociais, quando este tipo de comunicação ainda estava surgindo. Todo mundo tinha uma teoria sobre a história, acreditava que o perseguidor era tal pessoa e isso era divido entre vários usuários pela rede.
Esta foi uma das primeiras séries que fizeram seus usuários voltar a assistir episódios anteriores para perceber que algumas respostas já estavam ali, expostas para quem conseguisse ver. E isso foi muito legal, pois quem revia percebia que todo o tempo a solução estava ali, era só ficar atento aos detalhes.
Final e spin-offs
Apesar de todo o sucesso, dos vários prêmios recebidos durante as sete temporadas e de todo reconhecimento, tanto do público quanto da crítica, Pretty Little Liars não escapou dos comentários negativos.
A maior crítica de todos os que assistiram a série era a chamada “enrolação sem fim”. A cada episódio algo novo era adicionado ao mistério principal, mas sem grandes respostas. Era como se a trama desse um passo para frente e voltasse dois para trás, nunca caminhando realmente e sempre apostando em mais e mais perguntas e poucas respostas.
Outra crítica é que, para ficar nessa enrolação, o roteiro acabou apostando em mistérios bobos, em revelações que não eram bem aquilo, em respostas que não eram o final de nada e sempre mais do mesmo: as meninas sendo perseguidas por alguém e tentando resolver tudo sozinhas.
Aliás, alguns episódios beiravam ao ridículo, com situações que não faziam o menor sentido, como a polícia não acreditando em nada, mesmo com várias provas reveladas.
Com isso, o final da série foi um tanto quanto amargo, pois, mesmo garantindo a audiência e segurando seu público, os telespectadores já estavam cansados do que assistiam e não aguentavam mais ver sempre a mesma coisa. O final não foi exatamente o que se esperava e pareceu extremamente forçado para tudo o que a série tinha sido até então.
O sucesso da série também gerou outras produções. O primeiro spin-off anunciado foi Ravenswood, que se passaria em uma cidade próxima a Rosewood, lar das nossas protagonistas. Esta série teve um ar mais sobrenatural, apostando no suspense e, até mesmo no terror, para mostrar uma nova produção.
Porém a série não fez o sucesso esperado, principalmente porque o público não gostou do fato de Caleb (Tyler Blackburn) ter sido transferido para a produção. Ele era o par romântico de Hanna, formando um dos casais mais queridos da série original. O resultado foi que Ravenswood foi cancelada ainda na primeira temporada e Tyler voltou a integrar o elenco regular de Pretty Little Liars.
Apesar do fracasso deste spin-off, o canal Freeform não desistiu do universo de sucesso da série e por isso, em 20 de março de 2019 foi ao ar o primeiro episódio de Pretty Little Liars: The Perfectionists. A série tentou seguir os moldes da produção original, com adolescentes guardando segredos em uma cidade que parecia perfeita. Uma grande aposta da produção de Marlene King foi trazer de volta duas personagens da produção principal: Alison DiLaurantis e Mona Vanderwaal, novamente interpretadas pelas atrizes Sasha Pieterse e Janel Parrish, respectivamente.
Apostando em uma trama que agradava e trazendo rostos conhecidos, a nova produção fez certo sucesso e chegou a ser renovada para uma segunda temporada. Contudo, o projeto acabou indo por água abaixo e o programa foi cancelado ainda em 2019, com apenas uma temporada, mantendo o azar de não se conseguir um spin-off que realmente engrenasse.
Pretty Little Liars foi um fenômeno de audiência, marcou a televisão na última década e serve de inspiração para muitas outras produções.
Se você nunca assistiu, chegou a hora de dar uma chance, e se já curtiu, que tal rever novamente? É uma daquelas séries que te prende, mesmo exagerando na enrolação, e te faz criar um milhão de teorias. Além disso, a cada vez que assiste você descobre algo que não tinha visto antes.
Curtiu nossa Dica de Série de hoje? Então compartilhe este post com seus amigos e nos marque nas redes sociais.
Até mais!