Se você era fã de Gossip Girl e acompanhou toda a saga dos sete reinos em Game Of Thrones fique ligado, pois você provavelmente vai curtir a nossa Dica de Série de hoje, porque ela é considerada uma mistura das duas produções.
A série que estamos falando é Reigh e você não acredita ser possível unir estas duas produções tão diferentes? Então vem conferir, porque vamos provar que sim.
Sinopse e detalhes
A série é uma produção do canal The CW, que, infelizmente, não ficou muito conhecida aqui no Brasil. Ela foi ao ar entre outubro de 2015 e junho de 2017, tendo quatro temporadas. Por aqui, ela chegou através da Netflix, sendo considerada uma das séries mais viciantes e bem produzidas pelos usuários do serviço.
A produção se apoia na história real e nos apresenta Mary Stuart (Adelaine Kane), Rainha da Escócia, acompanhando toda sua trajetória até o poder. Ela se inicia com Mary, uma adolescente de 15 anos, que viveu durante anos em um convento para sua segurança, mas que deixa o local e parti para França onde está prometida em casamento ao Príncipe Francis (Toby Regbo). Lá, acompanhada de suas quatro amigas e serviçais, a jovem rainha tem que sobreviver as intrigas da corte francesa, aos inimigos que desejam tomar seu reino e as forças obscuras, até sobrenaturais, que parecem rondar o local.
Pelo enredo, com rainhas, príncipes e corte francesa, até parece que estamos falando de uma série de “contos de fadas”, cheia de romance e finais felizes, mas não se engane, Reigh está bem longe disso.
Sim, a série tem romance e toda essa áurea da realeza, mas ela é totalmente voltada para a história verdadeira da rainha Mary, que ficou conhecida como a Rainha das Três Coroas. Isso porque, em um curto período de tempo, ela foi rainha da Escócia (pela herança), da França (pelo casamento) e da Inglaterra (pelo sangue).
Porém, a vida desta personagem feminina tão marcante não foi, nem de longe, um mar de rosas, sendo que ela estava em constante risco de vida, sendo ameaçada por todos os lados e tendo que tomar decisões importantes, ainda sendo muito jovem. E isso tudo é mostrado na série da forma mais real e verdadeira possível.
Mistura de Gossip Girl e Game Of Thrones
Como dissemos no início deste post, Reigh é considerada uma mistura das séries Gossip Girl e Game Of Thrones, mesmo parecendo algo impossível de se imaginar, mas nós vamos explicar o porquê.
Primeiro, deve-se ficar claro que está “mistura” se dá por algumas características presentes na série da CW, que lembram as outras duas produções, mas são enredos e tramas completamente diferentes. Dito isso, vamos as semelhanças.
Reigh é uma série que mostra todo o luxo, riqueza e exagero da corte francesa, que realmente era uma das mais ricas do período histórico mostrado. A produção não poupou orçamento com as locações, sendo que para as filmagens, foram usados castelos verdadeiros. Além disso, toda caracterização dos ambientes mostra ouro, mármore e tudo o que remete a riqueza.
Outro ponto forte da série foram os figurinos, sendo que muitos vestidos usados pelas atrizes, principalmente pelas personagens principais, foram desfilados em passarelas e assinados por grandes nomes do mundo da moda. A série também mostra todos os envolvimentos amorosos e escândalos da corte. Nestes pontos, a produção se assemelha a Gossip Girl, que foi uma série contemporânea, que mostrou a vida dos jovens da elite de Nova York, com todos os luxos, escândalos e paisagens da cidade americana. Para saber mais sobre esta outra produção clique aqui.
Por outro lado, Reigh também não poupou no quesito realismo e violência, o que nos faz lembrar de Game Of Thrones. Por se tratar de uma série histórica, que se passa em um período onde grandes nações estavam em guerra e busca por novos territórios, a série mostra todos estes conflitos, como também punições “famosas” do período medieval e todas as mortes horríveis que aconteciam. Vale mencionar o período em que a série mostra a Peste Negra, uma das maiores pandemias da humanidade, que assolou grande parte do mundo, matando milhões de pessoas. Além disso, a produção também mostra estupros e violência contra mulher.
Catherine de Médici e representatividade feminina
Se você é gosta de personagens malvados, que não medem esforços para conseguir o que querem, mesmo que tenham que passar por cima de sua própria família, com toda certeza vai adorar a Rainha Catherine de Médici, interpretada pela atriz Megan Follows.
A personagem rouba a cena na série, se tornando uma das mais queridas pelo público, que ora a odeia e ora a ama. Assim como Mary, Catherine ficou famosa na história mundial, mas por ser uma mulher perversa, gananciosa e responsável por grandes conflitos e mortes durante os reinados de seus filhos. Tudo isso é mostrado na série de forma brilhante, graças ao roteiro e também a atriz.
Outro ponto forte de Reigh é a representatividade feminina, mesmo retratando um período em que as mulheres não tinham valor e nem poder. A produção coloca todo foco nas mulheres, até mesmo nas personagens menores, como as amigas de Mary. Cada uma tem seu espaço e histórias contadas, mostrando como são fortes, os erros e acertos que cometem, e todas as atitudes e sacrifícios que fazem em nome da família e do país.
É uma série muito forte, crua e verdadeira, sendo extremamente importante para as jovens gerações. Nas duas últimas temporadas, temos a inserção de uma personagem feminina extremamente famosa em todo mundo, que coloca ainda mais representatividade.
Enfim, a série tem um roteiro bem amarrado, responde todas as perguntas que faz, tem um elenco fantástico, que dá vida a cada personagem, figurinos dignos de alta costura e, além de tudo, ainda nos dá uma aula de história embalada por música boa e um toque de romance.
Vale a pena dar uma chance a Reigh e, o melhor de tudo, todas as temporadas já estão disponíveis na Netflix, é só dar o play e curtir. A quarentena é o período perfeito para maratonar a produção. Ah, e se prepare, depois que você assistir vai querer fazer pesquisas para descobrir o que é real e o que era ficção, acredite.
Gostou da dica? Então compartilhe nas suas redes sociais e não esquece de nos seguir.
Até mais!
[…] Confira: “Dica de Série: Reigh”, uma mistura de Gossip Girl e Game of Thrones […]