Para esta sexta-feira, último dia do mês de julho, que tal uma série mais antiga e de herói para maratonar? Na nossa Dica de Série de hoje trazemos para vocês a produção Smallville.
Explorando a vida do Homem de Aço de uma forma diferente, esta série foi sucesso entre os adolescentes e amantes do gênero de heróis, lançou vários atores ao estrelado e marcou a televisão na primeira década deste século.
Não conhece ou não acompanhou na época? Vem com a gente que te contamos tudo!
Sinopse e detalhes de produção
Criada por Alfred Gough e Miles Millar, a série foi ao ar entre 16 de outubro de 2001 e 13 de maio de 2011, através do canal The WB, que hoje é o conhecido The CW. Ao todo a produção teve 10 temporadas, contabilizando 217 episódios, tendo como base de criação o famoso Superman da DC Comics.
Como dissemos, esta série trousse uma abordagem diferente para o famoso personagem. Estamos acostumados a ver o Superman como aquele jornalista maduro e responsável, que esconde uma identidade secreta de todos. Porém, como ele chegou a isso? Como foi sua infância e, mais do que isso, como foi sua adolescência? É isso que a trama mostra.
Durante uma chuva de meteoros que caí na cidade de Smallville em 1989, o jovem casal donos de uma fazenda, Jonathan (John Schneider) e Martha Kent (Annette O’Toole), tem seu caminhão atingido e acabam desmaiando. Quando eles acordam, encontram um lindo garotinho diante deles. Como não podem ter filhos, eles acabam pegando a criança e criando como se fosse deles, dando a ele o nome de Clark Kent (Tom Welling). Porém, logo eles percebem que o menino possuí habilidades e poderes especiais conforme vai se desenvolvendo, sendo que o criam de forma a esconder este segredo.
Os anos passam, Clark cresce e se torna um adolescente desajeitado, isso sendo uma forma de esconder sua real força. Ele é apaixonado por sua vizinha Lana Lang (Kristin Kreuk) e possuí dois melhores amigos, Chloe Sullivan (Allison Mark) e Pete Ross (Sam Jones III), que vivem implicando com o garoto e dizendo que ele nunca vai conquistar Lana.
Além disso, Clark acaba conhecendo e se tornando amigo de Lex Luthor (Michael Rosenbaum), depois que o bilionário perde o controle do carro e é salvo por ele. Deste ponto em diante, a história começa a ser desenvolvida e vemos ela avançando.
A série possuí vários outros personagens marcantes dos quadrinhos, que vão sendo introduzidos ao longo das temporadas e que são importantes para o desenvolvimento do herói.
Aqui no Brasil a produção foi exibida pelo canal pago Warner Channel, mas ficou famosa mesmo quando foi transmitida pelo SBT (que deu colocou o subtítulo de “As Aventuras do Superboy”, mas a gente ignora isso), atingindo a maior parte de pessoas. O canal exibiu todas as temporadas e já reprisou a série algumas vezes.
Sucesso desde o começo
A série se tornou um sucesso logo no seu lançamento. Para se ter ideia, o episódio piloto foi assistido por mais de 8,4 milhões de telespectadores, sendo que media das temporadas ficou em cerca de 5 milhões de público, o que é impressionante para um programa que se manteve no ar por tanto tempo.
O programa encantou o público, principalmente os mais jovens, por ter uma linguagem fácil e tratar de assuntos comum da faixa etária dos espectadores, como primeiro amor, escola, amizades, confusões pessoais.
Por vezes a série trousse temas importantes como violência escolar, bullying, problemas familiares, entre outros.
Além disso, a temática foi mudando com a passar das temporadas, conforme os personagens iam amadurecendo, mostrando o ciclo da vida de forma real, de modo que acompanhou o envelhecimento do público também. Assim, os temas trabalhados não se tornaram cansativos e os fãs acompanharam tudo até o fim.
Trilha sonora de destaque
Outro ponto forte da série é, sem dúvidas, a trilha sonora. Embalada por muito pop e rock, a produção tocou várias bandas famosas da época.
Tivemos Nickelback, Simple Plan, Green Day, entre muitas outras. Várias cenas marcantes do programa ficaram eternizadas graças as músicas que tocaram enquanto aconteciam.
Contudo, temos que dar destaque a música de abertura e tema da série, que foi a mesma do começo ao fim. A canção Save Me da banda Remy Zero ficou tão famosa e ligada a série, que todo mundo conhece ela pelo programa e, muitas vezes, nem lembra da banda. É comum falarmos “Ah, aquela música do Smallville!”, isso mostra uma grande identidade. Fala aí se você não cantava junto quando ouvia?
Abriu espaço para outras séries
Não podemos deixar de comentar como a série foi importante para que todo um novo gênero surgisse.
Foi Smallville que mostrou que as séries de herói poderiam mostrar muito mais do que apenas o personagem como um ser superior, que salva os humanos de grandes ameaças.
A produção mostrou que o público gostava de ver os dilemas enfrentados por uma pessoa que tinha poderes especiais, mas que continuam sendo um indivíduo com medos, inseguranças, que se apaixonava e passava pelos mesmo problemas do que qualquer um.
Foi com está série que todo o Arrowverse, famoso compilado de produções de heróis da CW, surgiu. Foi graças a ideia de mostrar a vida e questões enfrentadas por um jovem Superman que a ideia para algo maior apareceu. Além disso, personagens destes programas apareceram na série, como é o caso do Arqueiro Verde, centro de tudo.
Enfim, Smallville é aquela série que todo mundo já deve ter assistido algum episódio, mesmo sem querer. Mas é uma produção que vale a pena assistir. Antes dos Vingadores, os heróis não tinham muito espaço e foi ela uma das responsáveis por iniciar esta história com o grande público.
Se você nunca assistiu, vai lá e dá uma chance. Prometemos que você vai amar, pois tem de tudo: comédia, drama, suspense e romance. O difícil vai ser escolher com quem o Clark tem que ficar. Você vai entender se assistir.
A série está disponível no Amazon Prime Video e também no Globo Play. Você pode escolher qual serviço é melhor para assinar.
Curtiu? Então não deixe de compartilhar nas suas redes sociais e não esquece de nos marcar.
Até mais!