Sexta-feira chegou e aqui no Legião Jovem sexta é dia de Dica de Série, aquele dia que nos dedicamos a falar de uma produção em específico, seja ela das antigas ou mais recente, e recomendamos para você curtir no seu final de semana.
Pois bem, a dica da vez é The O.C., uma produção que foi ao ar no início dos anos 2000 e fez muito sucesso entre os adolescentes, apesar de ter revoltado algumas pessoas com seu final.
Não sabe do que estamos falando? Não conhece a série? Conhece, mas quer relembrar? Então vem com a gente!
Sinopse e detalhes
Lançada em agosto de 2003 pelo canal FOX e sendo criação de Josh Schwartz, a série é um drama adolescente recheado de tudo o que este tipo de programa tem a oferecer: um grupo de jovens amigos, dramas escolares, romances, brigas, mentiras, choro, comédia e muito mais.
A história se passa em Orange County, um paraíso na terra dos ricos, no estado da Califórnia. Nas mansões por trás dos muros, tudo parece ser perfeito. Quando Ryan Atwood (Benjamin McKenzie), um adolescente problemático que vive se metendo em roubadas, chega em Orange County (“O.C.”) após ser acolhido pelo advogado Sandy Cohen (Peter Gallagher), ele começa a descobrir que nem tudo ali naquele lugar é tão perfeito como aparenta.
Além de Mckenzie e Gallagher, o elenco principal também conta com Misha Barton no papel de Melissa Cooper, Rachel Bilson como Summer Roberts, Adam Brody como Seth Cohen, Kelly Rowan como Kristen Cohen e Melinda Clarke como Julie Cooper.
Assim com em outras séries, personagens foram sendo adicionados ao elenco principal, se tornando regulares dentro da trama ou aparecendo como novidade.
A produção teve um total de quatro temporadas, tendo sido encerrada, após cancelamento, em fevereiro de 2007.
Aqui no Brasil a trama foi exibida pelo canal pago Warner Channel de 3 de novembro de 2003 até 12 de abril de 2007. Contudo, ela ganhou fama mesmo quando chegou ao SBT e o maior público pode ter acesso. No canal ela foi ao ar entre 2004 e 2009, recebendo uma versão dublada e o título de The O.C.: Um Estranho no Paraíso.
Sucesso na primeira temporada e declínio nas seguintes
Logo que estreou, The O.C. mostrou a força de séries adolescentes, ficando em segundo lugar na audiência da FOX durante as terças-feiras. Além disso, entre o público com faixa etária de 12 a 17 anos, ela era um fenômeno, tendo se tornado uma das produções mais assistidas por este tipo de público na época.
Tanto sucesso acabou deixando os executivos do canal entusiasmados, sendo que na segunda temporada eles decidiram mudar o dia de exibição da série e também seu horário. Com isso a produção passou para as quintas-feiras, o dia em que as séries de maior nome iam ao ar no canal, e também teve seu horário mudado para mais tarde.
O resultado não foi nada positivo. Batendo de frente com outras produções grandes, a série não conseguiu manter o mesmo patamar do primeiro ano e, além de tudo, perdeu mais de 30% de seu principal público por estar sendo exibida em um horário diferente.
Este foi o primeiro tiro no pé da equipe de produção, que viu a audiência do programa cair episódio após episódio, temporada após temporada, sendo que enquanto a primeira teve 27 episódios ao todo, a última chegou com apenas 16 e amargando o final.
Mudança surpreendente e cancelamento
Mesmo após as mudanças feitas em dia e horário de exibição, e mesmo com a audiência caindo, a série ainda conseguia manter seu folego graças ao público mais jovem que era fã da história e de seus personagens.
Inclusive, muitos destes personagens são lembrados até hoje e ficaram marcados na cultura pop por suas características e personalidades, como é o caso do nerd Seth.
Contudo, se as mudanças na programação foram o primeiro tiro no pé, os rumos tomados pelo enredo foram o segundo. Devido a problemas de bastidores, a trama começou a ir por um caminho inesperado, se tornando cansativa e até mesmo chata para quem assistia.
A introdução de histórias paralelas, que não faziam sentido com o enredo principal, como também a adição de personagens nada carismáticos contribuíram ainda mais para o declínio da audiência.
Porém, ninguém imaginava o que aconteceria no final da terceira temporada, algo que pegou todo mundo de surpresa e que foi o tiro final em uma série que já vinha respirando por aparelhos.
Claro que não vamos disser o que acontece, afinal pode ser um spoiler para quem nunca assistiu, mas o que podemos dizer é que a o intuito do criador da série era mudar o rumos na história na quarta temporada, porém o público não gostou nada do que aconteceu e o resultado foi justamente o cancelamento da produção, com menos episódios indo ao ar.
Foi uma baita polêmica na época, principalmente depois que os motivos que levaram a direção a tomar esta atitude foram revelados. Apesar de saber o que estava acontecendo nos bastidores, o público achou que outra atitude poderia ter sido tomada para mudar a série.
Lembrada com carinho
Apesar de todas as polêmicas, perda de audiência e fracassos no enredo, a série se tornou muito querida pelos fãs e até hoje é lembrada com muito carinho pela galera que acompanhou na época.
É comum termos referências da produção nas redes sociais e também em listas e post’s em sites que vivem relembrando a trama, apesar de muita gente ignorar a existência da última temporada.
A série acabou se tornando um marco e entrando para um hall de produções adolescentes da época, ao lado de One Tree Hill e até mesmo Smallville.
Por este motivo, não podemos esquecer The O.C. e a escolhemos como nossa dica para esta sexta-feira. Apesar de todos os problemas, ainda vale a pena conferir a série.
Curtiu? Então não deixe de comentar e compartilhar com seus amigos nas redes sociais.
Confira tambem: 5 séries antigas para curtir no Amazon Prime Video
Logo mais voltamos com outra Dica de Série.
Até lá!