qui. set 19th, 2024

Nesta sexta-feira gelada em boa parte do Brasil, nada melhor do que uma boa Dica de Série para curtir o começo do final de semana, não é mesmo?

E nossa dica de hoje vem diretamente da Ásia, mais especificamente da Coréia do Sul. Estamos falando sobre o dorama Tudo Bem Não Ser Normal, produção original Netflix que todos deveriam assistir.

Se você não sabe, doramas nada mais são do que programas asiáticos. São espécies de séries ou novelas, que tem começo, meio e fim em poucos episódios, sendo que suas tramas sempre misturam vários gêneros, como romance, suspense, drama, fantasia e por aí vai. Nós falamos mais sobre este tipo de programa em um outro post, onde também demos dicas de produções que estão disponíveis na Netflix, clique aqui e confira.

Se você nunca assistiu a este tipo de programa, tem curiosidade, mas não sabe por onde começar, a nossa dica é perfeita.

Então vem conferir tudo!

Sinopse e detalhes

Como já dissemos, Tudo Bem Não Ser Normal é uma produção original Netflix, em parceria com a emissora sul-coreana TVN. A série (ou minissérie, como você preferir) estreio no dia 20 de junho de 2020 e foi finalizada em 09 de agosto, totalizando 16 episódios com média de 1 hora e 20 minutos cada. O serviço de streaming seguiu o canal coreano e foi liberando 2 episódios por semana.

Na trama somos apresentados a Ko Moon-young (Seo Ye-ji), uma famosa escritora de livros infantis, que possuí um transtorno de personalidade antissocial. Por este motivo, ela é uma pessoa aparentemente fria, solitária e que não demostra suas emoções. Do outro lado, também conhecemos Moon Gang-tae (Kim Soo-hyun), um cuidador da ala psiquiátrica de um hospital, que não tem tempo para mais nada em sua vida, pois, além do trabalho, ele também é o responsável e único familiar de Moon Sang-tae (Oh Jung-se), seu irmão mais velho autista. Os caminhos de Ko Moon-young e Moon Gang-tae acabam se cruzando de uma forma inesperada, sendo que os dois terão que se conhecer e aprender a superar traumas que possuem desde a infância.

Misturando elementos do drama, romance, comédia, suspense e até mesmo fantasia, a produção tem direção de Shin Woo Park e conta com outros nomes conhecidos da TV coreana, como Park Kyu-young, Park Jin-joo, Kang Ki-doong e Kim Mi-kyung. Além disso, a série teve várias participações especiais em seus episódios, trazendo mais nomes conhecidos.

A série possuí 98% de avaliações positivas no Google e também na Netflix, sendo que chegou a entrar no Top 10 de assistidos no Brasil no mês de junho e já considerada um dos melhores doramas já produzidos, sendo que tem gente que aposta que receberá prêmios da indústria em 2021.

Saúde mental mostrada da forma correta

Não temos como falar desta série sem falar da belíssima forma como ela trata temas relacionados a saúde mental. Sabe quando a gente assiste uma produção que aborda este tipo de temática, mas sentimos que ficou faltando algo ou que a narrativa não foi feita da forma correta? Pois bem, isso não acontece aqui, muito pelo contrário.

De uma forma cuidadosa, responsável, delicada e acima de tudo real, a produção nos mostra, ao longo de todos os seus episódios, vários tipos de transtornos mentais, como depressão severa, estresse pós-traumático, transtorno de personalidade, alcoolismo, enfim, todo tipo de doença psiquiátrica.

Falando assim pode parecer que os assuntos serão trabalhados de forma superficial, afinal são muitas questões a serem desenvolvidas em poucos episódios, digamos assim. Porém, a série consegue trabalhar cada assunto perfeitamente, interligando as histórias dos pacientes da clínica, com a trama dos personagens principais.

Além disso, o título da série é perfeito e você descobre isso conforme a narrativa vai sendo feita. Nós vamos entendendo que, na verdade, ninguém é normal, nem mesmo aqueles que aparentam isso diante da sociedade. Na verdade, todos nós estamos enfrentando algum tipo de batalha pessoal, estamos tentando encontrar maneiras de sobreviver a cada dia e nos escondendo da forma como conseguimos. Sabe aquele velho ditado “De perto, ninguém é normal”? É justamente isso que esta produção mostra.

Devemos dizer que esta produção conseguiu o que nenhuma série americana já havia feito: mostrar a saúde mental de uma maneira real, sem floreios, mostrando as alegrias e tristezas que fazem parte das nossas vidas. É lindo, emocionante e vai te fazer chorar.

Romance e amizade na medida certa

Outro ponto forte desta série e que vai te prender desde o começo é a química entre os protagonistas, e não estamos falando apenas dos dois protagonistas que fazem par romântico, mas sim dos três personagens principais.

Logo no primeiro episódio sentimos a atração amorosa por parte da escritora e do cuidador, sendo que os atores que interpretam mostram isso desde a forma de olhar, as falas e os mínimos toques que vemos em cena.

Vale dizer que tanto a atriz quanto o ator estão entre os mais famosos e bem pagos da indústria coreana, sendo que se tornaram ainda mais conhecidos por causa da série e nas redes sociais os fãs já pedem mais uma produção com eles protagonizando.

A relação entre os três personagens principais é verdadeira e dá aquele quentinho no nosso coração / Imagem: Divulgação/ Reprodução Netflix

Contudo, a relação entre a escritora, o cuidado e o irmão mais velho autista é algo ainda mais lindo de se ver. A cada episódio vamos vendo estes três se desenvolvendo, criando seus próprios caminhos e laços que nada será capaz de quebrar.

Nós vemos as fragilidades das relações humanas, como podemos ter tudo em um momento e nada um segundo depois, mas ainda sim não desistimos daqueles que amamos.

Tudo isso é feito de forma equilibrada, sem extrapolar. Nós temos sentimentos, momentos em cena e relações feitos de forma equivalente, nem mais, nem menos.

Fotografia, trilha sonora, narração e cultura coreana

Por fim não podemos deixar de mencionar a fotografia impecável da série, que te transporta para outro lugar. Verdade seja dita, tem momento que você está assistindo que parece que está dentro de um livro de contos de fadas. Os cortes de cenas, os closes, os cenários, tudo é impecável.

A trilha sonora é outro show à parte, sendo que você vai decorar, mesmo sem entender nada do que está sendo dito, e vai querer ficar ouvindo por horas. As músicas estão disponíveis do Spotfy, basta pesquisar pela trilha sonora e você acha as traduções na internet. Ao ler, você vai perceber como as músicas tem tudo a ver com a história.

Outro destaque fica com a narração. Cada episódio tem o nome de um conto de fada, sendo que este tem relação direta com o que será abordado na trama. Em muitos momentos as histórias são contadas e parece que você realmente está ouvindo esta narração como quando era criança na escola ou em casa.

Claro que não podemos deixar de mencionar a cultura coreana. Se você nunca assistiu a um dorama, pode ficar surpreso e estranhar a forma como as coisas acontecem, mas você tem que se lembrar que estamos falando de uma cultura totalmente diferente da nossa.

A fotografia da série faz você se sentir em um conto de fadas, com toda beleza e tristeza que estes universos trazem / Imagem: Divulgação/ Reprodução Netflix

Você vai ver que existe muito machismo, injustiças, que o respeito diante do mais velho é algo extremamente rigoroso e que as relações amorosas são mais contidas, por isso mesmo apenas um abraço ou um toque de mãos é algo extremamente íntimo. Contudo, nesta série especificamente, vemos os personagens sendo mais liberais, principalmente a nossa protagonista, que não papas na língua e fala o que está pensando, por isso ela é até mesmo vista como “louca”.

Enfim, não vamos dizer mais nada porque como são poucos episódios e qualquer fato pode acabar com suas surpresas. Contudo, nós recomendamos esta série para todos, de verdade. Se você ultrapassar a barreira do preconceito e das diferenças culturais, você vai conseguir perceber como está série é única.

Vale a pena assistir e você não vai conseguir parar depois que começar. O bom é que, mesmo sendo episódios longos, a história já está completa e você pode maratonar tudo de uma vez. O difícil é aceitar que não vai ter mais temporadas.

Curtiu? Então não esquece de nos marcar nas redes sociais e de continuar nos seguindo. Nós sempre traremos novidades do universo dos doramas para vocês, afinal estas produções estão em alta no Brasil.

Até mais!

 

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!