dom. nov 24th, 2024

Empresa brasileira contesta plataforma de streaming

Algumas semanas atrás noticiamos que o Disney+, o serviço de streaming da Disney, chegaria ao Brasil no mês de novembro, o que deixou todo mundo ansioso, afinal a plataforma é recheada de produções da empresa e tem muita coisa nova para estrear, incluindo séries do universo da Marvel.

Porém, o tão sonhado lançamento do serviço pode acabar sendo adiado. Segundo uma informação noticiada por Lauro Jardim em sua coluna no jornal O Globo, uma denúncia foi feita a ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) na semana passada e coloca em risco a disponibilidade do serviço.

A denúncia e contestação foi feita por parte da empresa Claro, operadora de telefonia e que também possui um serviço de streaming, o Claro Now. Segundo o que foi revelado, a empresa brasileira afirma que o Disney+ não pode operar no país pois não possui produções nacionais em seu catálogo, o que vai contra a Lei da TV Paga, que regulariza estes serviços.

De acordo com esta lei, fica estabelecido que os serviços de televisão por assinatura, tanto TV a cabo quanto plataformas de streaming, devem estabelecer uma cota de conteúdos produzidos no Brasil para poder serem licenciados.

Como sabemos, a plataforma da Disney disponibilizará o conteúdo do estúdio e das empresas que fazem parte de seu conglomerado, como Pixar e Marvel Estúdios. Sendo assim, ela não colocaria em seu catálogo produções que não fossem originais, como produções brasileiras.

A Claro alega na denúncia que a Disney é uma empresa mundial, que já teria um público interessado em seu serviço, mas que se ela não disponibilizar produções brasileiras, estaria burlando a lei e sendo uma concorrente desleal.

Atualmente, o Brasil vem passando por uma forte onda de concorrência dentro do mercado de streaming, assim como vem acontecendo em todo o mundo. Temos Netflix, Amazon Prime Video, Globo Play, TeleCine Play, Apple TV e por aí vai. O Disney+ seria o mais novo a entrar nesta disputa acirrada por assinantes.

Ainda de acordo com as informações divulgadas, a ANATEL afirmou que a decisão sobre a denúncia será tomada ainda no mês de agosto.

Por enquanto, a Disney não comentou nada sobre o assunto e deve ser certo que eles estejam entrando com alguma espécie de recurso.

Se o resultado da ação acabar sendo favorável para empresa, é bem provável que a data de estreia do Disney+ continue para novembro. Caso contrário, poderemos ter que esperar um pouco mais para termos o serviço no Brasil.

E aí, o que você achou desta confusão toda? Estava ansioso com a chegada do serviço? Pretendia assinar o Disney+?

Nós vamos ficar na torcida para que tudo se resolva o mais breve possível e continuaremos acompanhando tudo para trazer para você.

Legião Jovem, você sempre antenado!

 
One thought on “Disney+: Denúncia na ANATEL pode atrasar lançamento no Brasil”

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!