qui. nov 21st, 2024

Ontem, terça-feira (20), todos fomos pegos de surpresa com a notícia de que o contrato entre a Sony e Disney foi rompido e, desta forma, a Marvel deixa de ser responsável pelas adaptações do herói Homem-Aranha, deixando o personagem de fora de todo o seu universo, tendo em vista que os direitos do personagem são da Sony.

Sony x Disney (Marvel)

Este já era um medo por parte dos fãs, afinal, a permanência do Cabeça de Teia no universo dos Vingadores dependia do contrato firmado entre os estúdios.

Porém, depois da bilheteria estrondosa do último filme, todos davam como certa a continuação do contrato, principalmente porque uma das cláusulas presentes dizia que a Sony somente permitiria um terceiro filme do herói na Marvel, caso o segundo longa chegasse a 1 bilhão de dólares de arrecadação. Como sabemos, o filme ultrapassou esta marca e tudo estava certo, aparentemente.

Disney e Sony não chegaram a um acordo, encerrando contrato / Imagem: Divulgação

É neste ponto que as coisas começaram a complicar. O contrato firmado anteriormente dizia que a Marvel, ou seja, a Disney, só levaria 5% da bilheteria e mais lucros por ações de publicidade dos filmes solo do herói, deixando o real lucro com a Sony, que faria todo a produção dos longas, inclusive arcando com as despesas de filmagem, com o auxílio e supervisão da Marvel.

Pois bem, Homem-Aranha: Longe de Casa se tornou a maior bilheteria da Sony e, com isso, Kevin Feige, presidente do Marvel Studios, decidiu que queria manter o contrato, porém com uma diferença: os lucros com a bilheteria teriam que ser repartidos meio a meio, ou seja, 50% para Sony e 50% para Marvel, de modo que os dois estúdios também dividiriam todo o trabalho de produção e desenvolvimento das futuras produções.

Como ninguém quer perder dinheiro, a Sony declarou que não abriria mão dos lucros da sua franquia mais lucrativa e que queria a permanência do contrato como era antes ou nada feito. O que a Disney fez? Isso mesmo, nada feito e Homem-Aranha fora da Marvel.

Irã dos fãs e a culpa da agenda de Kevin Feige

Nem precisamos falar que bastou a notícia ser publicada e confirmada por vários veículos de comunicação, que a internet foi à loucura, com os fãs se manifestando e dizendo que não aceitavam o ocorrido.

A Sony veio a público informar que o contrato estava sim rompido, mas que Tom Holland seguiria sendo o herói e que agora poderíamos ver ele contracenando com outros personagens, como Venom, outra aposta do estúdio. Porém, o tiro saiu pela culatra e os fãs começaram a disser que boicotariam o novo filme, que a Sony nunca soube fazer um Homem-Aranha de respeito e que eles estavam pensando só em dinheiro.

O astro Jeremy Renne, que faz o papel do Gavião Arqueiro em Vingadores, se manifestou pedindo que a Sony voltasse atrás e permitisse o retorno do teioso. Outro que se manifestou foi Ryan Reynolds, interprete de Deadpool, que se despediu do personagem e lamentou que, logo agora que eles tinham chance de existirem no mesmo universo, o Homem-Aranha estava fora.

Agenda de Kevin Feige, presidente da Marvel, foi usada de desculpa pelo fim do contrato / Imagem: Divulgação

A Disney, até então, não se manifestou, mas este certo silêncio do estúdio já mostra sua postura: eles estão observando e percebendo que a corda está pendendo para o lado da Sony, ou seja, ponto pra Disney.

Claro que existem críticas à empresa do Mickey, com vários comentários afirmando que a Disney não está nem aí para a franquia, que só pensa no dinheiro e que a Sony está certa. Outros também parecem ter se alegrado com a saída do Homem-Aranha, pois não curtiram a ideia de ele ter, possivelmente, o protagonismo do Homem de Ferro. Contudo, quem está levando a pior é mesmo a Sony.

O estúdio até usou o chefão da Marvel de desculpa para o ocorrido, dizendo que a agenda lotada de Feige impediu que ele estivesse por traz da produção dos novos filmes e que isso teria gerado toda a situação. Claro que isso não colou, afinal Feige é “funcionário” da Disney, não tem responsabilidade nenhuma pelas produções de direito da Sony. No final, tudo se resume mesmo ao bom e velho dinheiro.

E agora?

Bom, até o presente momento, Homem-Aranha está fora do Universo Marvel, deixando de fazer parte dos futuros filmes em parceria com outros heróis.

Porém, como dissemos, tudo se resume a dinheiro, ninguém quer perder seus dólares e hoje foi noticiado que, após o anuncio feito do encerramento do contrato, as ações da Sony despencaram drasticamente, balançando as estribeiras da empresa.

A Disney, por outro lado, está de boa na lagoa vendo os fãs se manifestarem, dizendo que vão promover boicotes aos filmes, caso o herói não volte para a Marvel.

Na tarde de hoje, a Sony se manifestou novamente e mudou um pouco o tom, dizendo que esperava resolver a situação com o estúdio “concorrente” em um futuro próximo. Porém, parece que este futuro próximo está logo ali, pois, segundo a Varity, representantes dos dois estúdios irão se reunir esta noite para chegar a um “acordo”.

Por enquanto, a gente fica nesse impasse, sem saber o final desta novela e sem uma luz no fim do túnel para o Homem-Aranha.

Nós continuaremos acompanhando toda esta treta e traremos tudo para você.

Legião Jovem, você sempre antenado!

 

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!