Virando a chave do Natal para o Ano Novo, nosso Especial traz hoje um filme para refletirmos nossa vida, nossas atitudes e até mesmo o péssimo ano de 2020. Então nossa Dica de Filme para é Antes de Partir.
Vem conferir todos os detalhes dessa produção que nos ensina uma bela lição.
Sinopse e detalhes
Lançado em 2007, no filme somos apresentados ao bilionário Edward Cole (Jack Nicholson) e ao mecânico Carter Chambers (Morgan Freeman), dois pacientes terminais que dividem o mesmo quarto de hospital. Quando se conhecem, eles resolvem escrever uma lista das coisas que desejam fazer antes de morrer e fogem do hospital para realizá-las.
Mundos diferentes, mesmos erros
Edward Cole, como dito, é um bilionário, um homem de privilégios e com dinheiro para comprar qualquer coisa que seus olhos possam ver, enquanto Carter Chambers é um mecânico de classe média, muito inteligente e que deixou alguns sonhos de lado pelas circunstâncias da vida.
Engraçado é que muitos de nós, as vezes dizemos que se tivéssemos dinheiro para comprar nossa liberdade, as coisas seriam muito diferentes, que viveríamos mais a vida, viajaríamos mais, teríamos mais tempo para estar próximo da família, etc.
Entretanto, Edward e Carter são de realidades financeiras completamente diferentes: tem dinheiro suficiente para fazer o que quer da vida, esta tal liberdade, por exemplo, enquanto o outro não, mas ambos estavam exatamente na mesma situação. Os dois estão “trancados” em um quarto de hospital, com uma doença terminal e sem perspectiva para um futuro.
Ou seja, mundos diferentes, mais cometeram o mesmo erro. Não curtiram a vida e agora, prestes a partirem deste mundo, resolvem fazer tudo aquilo que não tiveram “oportunidade” de fazer.
Lição do filme
A lição que o filme traz é muito simples: não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Quantas vezes nós deixamos as coisas para depois? Uma viagem, a tomada de uma atitude, sair do emprego, mudar de casa, comprar um carro, ver um amigo/ familiar que a muito tempo não vemos.
Antes de Partir mostra exatamente que várias situações da nossa vida dependem somente de nós para serem mudadas, para serem feitas e, em muitas delas, ter dinheiro disponível na conta bancaria não é garantia de que vão acontecer.
Além disso, deixamos de fazer as coisas e justificamos com milhares de desculpas, como por exemplo esse ano não farei tal coisa, mas o ano que vem eu faço. Chega o final do ano seguinte e mais uma vez você não fez.
Outro exemplo muito comum é o medo. Você já está farto de uma situação, de um emprego ou até mesmo de um relacionamento, mas por medo não consegue sair, fica inventando desculpas, se eu sair não vou conseguir outro emprego, vou ganhar menos, etc.
Bem é isso pessoal, resolvemos colocar esse filme de dica hoje justamente para aprendermos essa lição para 2021: a vida é curta, não sabemos quando iremos partir e ficar empurrando para frente tudo aquilo que podemos fazer agora e não fazermos não é a melhor opção.
Que para 2021 possamos criar coragem, fazer uma lista de atitudes, sonhos e desejos para serem cumpridas, que não deixemos chegar no final para nos arrepender e querer fazer tudo aquilo que poderíamos ter feito antes.
Espero que tenham gostado e não esqueça de seguir o Legião Jovem nas redes sociais.
Até a próxima!