qui. nov 21st, 2024

Confira um pouco da história do famoso personagem da DC Comics

Este ano, um dos personagens mais importantes das histórias em quadrinhos completou 80 anos. Batman, o Herói Morcego da DC Comics foi criado em maio de 1939 e ganhou o mundo todo.

Para comemorar a data e também a abertura da exposição Batman 80 Anos, que abriu as portas na última quinta-feira, resolvemos fazer este post com as principais informações da história do personagem.

Criação

Poucos fãs sabem, mas existe uma polêmica por trás do criador do herói. Oficialmente, Bob Kane é quem levou este título, depois receber uma encomenda da DC para criação de um novo herói, tendo em vista todo sucesso do Superman, o primeiro herói das HQ’s.

Kane se inspirou em um antigo esboço de Leonardo Da Vinci, em alguns heróis pulps como Zorro e O Sombra, que traziam conceitos deste herói com trajes pretos e máscara para esconder sua identidade.

À direita Bob, o criador de Batman, à esquerda Bill, um grande contribuidor do herói / Imagem: Divulgação

Ele foi o responsável por dar ao herói as características tão marcantes e conhecidas de todos, como o fato de não ter super poderes poderes, sendo que ele seria um detetive com recursos financeiros, que vive nas sombras, com este ar de mistério e distanciamento social.

Porém, Bill Finger, um escritor e roteirista, foi o responsável pelo personagem nas décadas seguintes e foi ele que acabou dando o caráter definitivo do personagem e construindo suas histórias, assim como os vilões e os clássicos lugares e cenários conhecidos.

Com isso, Finger foi uma espécie de co-criador de Batman e vistos por muitos como tal, sendo até mesmo creditado como criador oficial.

As 10 histórias imperdíveis do personagem

Nestes 80 anos muitas histórias já mostraram e desenvolveram o personagem, porém existem aquelas icônicas e que figuram nas listas das melhores, as imperdíveis para qualquer fã.

A primeira é Batman – O Cavaleiro das Trevas (1986) de Frank Miller, que é eleita a melhor história do Homem Morcego. A história tem alguns elementos inovadores e que mudaram o rumo das histórias em quadrinhos. Além disso, essa é a revista que temos o famoso empate entre Superman e Batman.

Batman – O Cavaleiro das Trevas é um dos principais arcos do herói / Imagem: Divulgação

No ano seguinte, foi publicada Batman: Ano Um (1987), também de Frank Miller, que retomou a origem do herói como também de outros clássicos personagens de suas histórias.

Em 1988 temos Batman – Piada Mortal de Alan Moore, que é uma história extremamente importante, pois é nela que conhecemos realmente quem é o vilão Coringa. Já em 89 Grant Morrison apresentou Batman – Asilo Arkham, que tem uma temática totalmente diferente, com um ar de terror e que leva nosso herói (e os leitores) ao limite da sanidade, ao mexer com nossas mentes.

Batman – Morte em Família (1988) é uma das histórias mais lembradas do ajudante do herói, o personagem Robin. Isso porque ela mostra o segundo a ter o posto de ajudante do herói, o jovem Jason Todd, tendo de uma narrativa extremamente emotiva e que nos mostram uma relação quase que de pai e filho entre Bruce e Jason. A história foi escrita por Jin Starlin e tanto o título quanto a capa revelam a tragédia que será mostrada.

Em Batman – O Filho do Demônio (1987) revista de Mike W. Barr vemos, novamente, esta ideia do lado paternal do herói, quando ele descobre que Talia Al Ghul está gravida de seu filho.

A sétima revista entre as que estamos apresentando aqui é Batman – O Longo Dia das Bruxas (1996 – 1997), criada por Jeph Loeb. Nesta trama temos um assassino serial conhecido como Feriado, que faz uma nova vítima em datas comemorativas. As revistas formam uma das tramas consideras mais queridas e envolventes por parte dos fãs.

Batman – A Queda do Morcego (1993 – 1994) possui vários autores, sendo que temos Bane como o principal personagem sendo explorado. As edições foram publicadas ao longo de um ano e fez muito sucesso.

Em nono e décimo lugar listamos duas revistas da fase Nova 52. São elas A Corte das Corujas e A Morte em Família, ambas de Scott Snyder e Greg Capullo. São obras mais recentes, já nos anos 2010 e merecem destaque, pois são ótimas narrativas e tramas bem escritas.

Sugerimos que, caso você não tenha lido alguma dessas histórias, leia na ordem que apresentamos aqui, pois fazem muito sentido e você segue quase que em cronologia dos anos.

Adaptações para o cinema

Como fez muito sucesso nos quadrinhos, era de se esperar que Batman ganhasse adaptações cinematográficas.

O primeiro longa do herói é Batman de 1989, que tem Michael Keaton no papel principal e Tim Burton na direção. A trama da história foi envolvente, bem escrita e fez muito sucesso na época, sendo indicada há vários Oscar e tendo ganhado na categoria de Melhor Direção de Arte. Tanto sucesso garantiu a continuação da trama, que chegou aos cinemas três anos depois, em Batman – Returns de 1992.

Em 1989 temos a primeira adaptação cinematográfica do herói na pele do astro Michael Keaton / Imagem: Divulgação

Enquanto que no primeiro filme temos o vilão Coringa, no segundo conhecemos Pinguim e Mulher Gato. Mas, apesar de muito bom e com trama bem definida, este filme não fez tanto sucesso quanto o primeiro e não levou nenhum prêmio para casa. Porém, é uma ótima continuação.

Em 1995 a Warner decidiu filmar Batman – Forever, que seria uma continuação do segundo filme do herói, mas, devido à queda de bilheteria entre o primeiro e o segundo, o estúdio optou por mudanças na temática do filme, o que não agradou o ator Michael Keaton, que acabou abandonando o papel.

No lugar de Keaton, Val Kilmer assume o papel. O filme, apesar de boas atuações, como de Jim Carey no papel de Charada e Tomy Lee Jones dando vida ao Duas Caras, não foi bem e acabou sendo esquecido pelos fãs.

A partir deste ponto, a Warner meio que perdeu a mão, apesar de ter as revistas do herói que faziam cada vez mais sucesso como também as animações para guiar seus projetos, porém decidiu seguir com suas próprias ideias e nos entregou Batman & Robin em 1997.

Apesar de George Clooney viver Bruce nas telonas, o filme é um verdadeiro desastre, uma piada de mal gosto para os fãs do herói e não vale a pena falarmos e nem assistir ao longa, só se você quiser passar raiva.

Depois do fiasco apresentado em 1997, a Warner deixou nosso herói descansar por um tempo, para tirar aquela impressão horrível do filme que tinha sido feito. Porém, passados alguns anos, o estúdio decidiu que era hora de retornarmos para este mundo e aí meus caros, conhecemos o Batman de Christian  Bale.

Em 2005 somos presenteados com Batman Begins, do diretor Christopher Nolan, onde vemos que o diretor voltou as origens do personagem e nos presenteou com uma história incrível, onde vemos nossa Batman ressurgir, literalmente.

Batman Begins resgatou o herói no cinema / Imagem: Divulgação

O segundo filme desta trilogia chegou em 2008 com Batman – O Cavaleiro das Trevas e a história só evoluiu encantando ainda mais os fãs. Além disso, tivemos a brilhante atuação de Heath Ledger, que encarnou o personagem Coringa e entregou uma das atuações mais lembradas dos filmes de heróis. Ele eternizou a figura louca do vilão.

Vale ressaltar que neste ponto todo mundo já começa a pedir o filme da Liga da Justiça, pois viram que Bale era o Batman certo.

Já em 2012 estreou Batman – O Cavaleiro das Trevas Resurgi, que se passa oito anos após o segundo filme e temos o vilão Bane sendo introduzido na trama. Temos vários momentos aclamados do quadrinho neste filme, que é um ótimo desfecho para uma das sagas mais bem vistas de heróis no cinema.

Para surpresa de todos, Bale não seguiu no papel do herói e quando todos achavam que era o fim das adaptações do personagem no cinema, eis que surgi Ben Affleck para assumir o papel.

O primeiro filme com ator foi Batman vs Superman: A Origem da Justiça de 2016, que mostrou o herói enfrentando o seu conhecido companheiro de “trabalho”. Apesar de toda publicidade por trás do filme, a trama não agradou como era esperado, pois os fãs acharam tudo muito rápido e difícil de engolir.

No fim das contas, Affleck até que se saiu bem no papel e todos achavam que ali começaria uma nova série, com vários filmes e com chances reais de termos a Liga da Justiça.

Mas tudo não passou de ilusão, pois Bem Affleck deixou o papel, assim como o ator que interpretava o Superman, jogando tudo de volta ao vento.

Nossas esperanças agora estão com Robert Pattison, um ator mais jovem e que já foi escolhido para viver o herói no filme The Batman. Tudo indica que é com ele que se iniciará, de uma vez por todas, o universo compartilhado da DC, algo que todos os fãs esperam a muito tempo. Agora é torcer para tudo dar certo, né?!

Exposição Batman 80 Anos

Como dissemos no início deste post, no dia 5 de setembro foi inaugurada a exposição em homenagem ao herói, no Memorial da América Latina em São Paulo.

A exposição é um evento indispensável para quem é fã do personagem, pois tem revistas antigas, trajes dos filmes além de um espaço com itens de um colecionador mega fã do Batman.

Exposição ficam em São Paulo até Dezembro / Imagem: Divulgação

Para quem se interessar, a exposição estará aberta até dia 15 de dezembro, funcionando de terça à sexta das 12 às 21 horas e aos sábados, domingos e feriados das 10 às 22h. Tem como se programar para curtir de boa o evento. Ah, a entrada é paga e estudante paga meia, leve sua carteirinha.

E aí, você é fã do herói? Gostou desta retrospectiva de Batman? Conta para gente e compartilha este post.

Até mais!

 

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!