qui. nov 21st, 2024

O ano de 2020 vai ficar para sempre guardado nas nossas memórias, mesmo que queiramos apagar tudo o que vivemos, fingir que foi um sonho. Infelizmente passamos, ou melhor, estamos passando por algo que nunca imaginávamos, que víamos como coisa de filme e série. Vimos o mundo se transformar de uma hora para a outra e tivemos nossas vidas, nossas rotinas interrompidas.

Claro que tiramos algumas lições de tudo isso, aprendemos a valorizar coisas que eram banais para muitos de nós e atos simples do dia a dia, como dar aquele bom dia para colegas de trabalho ou escola, ou então abraçar aquele amigo no final de semana.

De todas as formas, nós sofremos muito com tudo o que aconteceu e, em muitos momentos, achamos que não iríamos conseguir. Os dias se tornaram cumpridos e nossas casas passaram a ser “prisões”, onde nos isolamos de tudo e todos. Neste sentido, os filmes e as séries se tornaram nossos companheiros mais do que nunca.

Apesar da indústria ter sido severamente atingida pela pandemia, ainda pudemos ter o conforto de assistir várias produções em nossas casas graças, principalmente, aos serviços de streaming e aos estúdios que disponibilizaram muitos lançamentos fora dos cinemas.

Hoje vamos eleger os 10 melhores filmes e as 10 melhores séries de 2020, dentro de tudo o que vimos. Levaremos em consideração o sucesso obtido, as críticas tanto da mídia quanto do público e a produção como um todo. Mas lembramos, esta é a nossa opinião e você pode concordar ou discordar dela, fique a vontade.

Top 10 Filmes
10º A Voz Suprema do Blues

Em um ano que o streaming foi nosso maior companheiro, é claro que os filmes lançados nestas plataformas marcariam presença nestas lista mais do que nunca. Com Chadwick Boseman no elenco, sendo seu último trabalho e lançado postumamente, e trazendo a incrível Viola Daves, este é um filme inspirado em uma peça e que trás a biografia de uma das mães do blues e tem a parceria entre estes dois gigantes do cinema para contar, de forma sensível, os anceios, testemunhos e vivência dos afro-americanos que queriam manifestar sua arte. Apesar de algumas críticas negativas, achamos que o longa consegue um lugar especial nesta lista.

1917

Ainda na lista de filmes que parece que foram lançados a milhões de anos antes, temos um dos grandes destaques da temporada de premiações. Em 1917 vemos a luta de dois soldados durante a 1ª Guerra Mundial, que tem a missão de levar uma carta para seus companheiros nas trincheiras. É uma produção que chamou a atenção de todos pela forma em que foi filmada, os recursos visuais utilizados e sua narrativa poderosa. Em meio a tantos filmes com a temática de guerra, tivemos uma grata surpresa e inovadora de várias formas.

O Poço

Produção original Netflix, o filme espanhol O Poço foi um dos maiores destaques deste ano, com toda certeza. Mesmo quem não assistiu a produção por medo ou receio, ouviu falar do longa que estava “explodindo” a cabeça da galera. Com uma história totalmente inovadora, que mostrava uma prisão onde a comida era motivo de disputas vorazes, o longa fez uma dura crítica a nossa sociedade e jogou na cara de todo mundo a hipocrisia humana. Recheado de cenas fortes e que muitas vezes embrulhavam o estômago de quem assistia, não é um filme para qualquer um, mas foi o filme de todo mundo.

Hamilton

O lançamento do Disney+, serviço de streaming da Disney, balançou as estribeiras do mercado e trouxe consigo produções realmente fantásticas. Um destes destaques foi Hamilton, o mais famoso musical da Brodway, que ganhou uma edição filmada. Esta foi a chance de muitas pessoas que sonhavam em assistir a peça, mas que sempre está com seus ingressos esgotados. Contudo, mesmo quem não conhecia o musical acabou se interessando pelo filme, fazendo dele uma das maiores audiências da plataforma. O sucesso foi tamanho, que ele já está sendo cotado para ser indicado ao Globo de Ouro.

Estou Pensando em Acabar com Tudo

Adaptação de um best-seller internacional e com direção de Charlie Kaufman, esta é outra produção original Netflix que merece entrar para esta lista. Com uma narrativa recheada de simbolismo e referências, este filme mistura vários gêneros, indo do mistério, drama, suspense e até mesmo fantasia, para falar sobre relacionamentos e relações humanas. É uma trama complexa no sentido de que não trás apenas uma ideia, porém prende sua atenção e te faz questionar suas próprias atitudes e pensamentos, com base em tudo o que a protagonista está pensando e dizendo.

The Old Guard

Muita ação e uma pitada de ficção científica, com Charlize Theron como protagonista, The Old Guard conquista o quinto lugar na nossa lista. Com uma trama relativamente comum, sem grandes inovações, mas mostrando muita inteligência em suas cenas e um entrosamento entre os personagens, o filme merece destaque pelo fato de ter conseguido críticas positivas tanto do público como da mídia, mostrando que a Netflix realmente está investindo em grandes produções. Além disso, a história é interessante e tem espaço para muito mais. Não a toa, uma continuação já está garantida.

Mulher Maravilha 1984

O segundo filme solo da heroína da DC é um dos lançamentos mais recentes, mas não podemos deixar de dizer que é um dos melhores filmes do ano. Superando as expectativas, que eram extremamente altas, o longa mostrou que Gal Gadot é a atriz perfeita para dar vida a Diana e consagrou de vez o nome de Patty Jenkins como uma das melhores diretoras da atualidade. Além disso, outros atores também se destacaram e a trama foi bem desenvolvida, mostrando uma história bem amarrada e que conseguiu manter o padrão do primeiro filme. O longa também foi um grande destaque na bilheteria, se tornando a maior estreia desde a reabertura dos cinemas nos Estados Unidos. Com isso, é claro que a Warner se movimentou e já confirmou o terceiro filme.

Destacamento Blood

Chegando no nosso pódio, o terceiro lugar vai para mais uma produção da Netflix. Com um elenco de primeira e direção de Spike Lee, o filme Destacamento Blood foi outro dos últimos trabalhos do nosso saudoso Boseman, que nos deixou em agosto deste ano. Na trama vemos um grupo de veteranos que lutaram na Guerra do Vietnã, voltando para o país afim de resgatar os restos mortais do seu comandante e também ir em busca de um tesouro que enterraram. O filme é forte, tem cenas incríveis e uma história que te prende desde o momento que você dá o play. Mas não se engane, ele é uma verdadeira sessão de tapas na cara e socos do estômago, sendo que não te dá tempo de se recuperar e já vem com mais um golpe. É um daqueles filmes que te mostra a verdade e atrocidades da vida humana, que muitas vezes custamos a acreditar.

Soul

É claro que teríamos uma animação nesta lista. Vindo diretamente do Disney+ e conquistando o segundo lugar, Soul foi lançada na semana passada, mas chegou mostrando que quando se trata de qualidade, o tempo não significa nada. Mesmo sendo lançado aos 45 do segundo tempo, o filme conseguiu se destacar e mostrou porque a PIXAR é um dos estúdios mais amados pelo público, seja criança ou adulto. Com uma história sensível, recheada de significado e uma mensagem que tem tudo haver com este 2020, a produção fez muita gente chorar e mesmo tendo os planos de lançamento nos cinemas cancelados, se tornou um verdadeiro sucesso de audiência e mostrou muita força no streaming. É um verdadeiro presente para este ano louco.

O Homem Invisível

E em primeiro lugar temos o último filme que nós, do Legião Jovem, assistimos antes dos cinemas fecharem. Parando para pensar até parece que foi em outra vida, mas não, foi neste ano mesmo. Neste obra que usa como ideia base um dos grandes clássicos da literatura de ficção científica, temos Elizabeth Moss arrasando na atuação, sendo que grande parte do filme são cenas onde a atriz está “sozinha”. É um longa que usa de uma ideia fantasiosa para mostrar a dura realidade de milhares de mulheres em todo o mundo, que passam por relacionamentos abusivos. Mesmo com tantos lançamentos, o filme não perdeu seu brilho e importância e por isso merece a maior posição entre os melhores, na nossa humilde opinião. Se você não teve a oportunidade de assistir, faça isso o quanto antes.

Top 10 Séries
10º The Crown

Figurinha carimbada de praticamente todas as listas deste tipo nos últimos anos, The Crown causou muito alvoroço com sua quarta temporada, principalmente pelo arco desenvolvido com a Princesa Diana, que era uma das figuras que o público mais ansiava por ver na série. O principal fator de polêmica foi que os representantes da Família Real Inglesa se mostraram insatisfeitos com a Netflix e exigiram que a produção salientasse que a história desenvolvida era ficção e não mostrava a realidade dos fatos. Porém, a plataforma foi firme em sua narrativa, “provando” de diversas formas que grande parte dos acontecimentos narrados realmente ocorreram. De qualquer maneira, com ou sem polêmicas, não podemos negar que esta temporada foi impecável e estimulou muita gente a querer saber mais da vida da realeza e de sua princesa mais famosa.

I may destroy you

De todas as séries desta lista, esta talvez seja a menos conhecida, mas isso não faz dela menor do que as outras. Sendo produção da HBO, a história gira em torno de uma jovem escritora que é drogada e estrupada durante uma noite, mas se lembra das coisas em pequenos flash, sem saber exatamente o que aconteceu. É uma série sensível, pesada em diversos aspectos e que nos mostra como fica a mente de uma pessoa que sofre um abuso sexual. Não recomendamos para quem é sensível ao tema, mas se este não for seu caso, de uma chance.

Nada Ortodoxa

Outra série que trata de assuntos polêmicos e que envolvem a vivência da mulher, mas desta vez vinda da Netflix. A história nos mostra as descobertas, crescimento e libertação de uma jovem que resolve fugir de uma espécie de seita judaica dos Estados Unidos, criada por sobreviventes do holocausto. Recheada de regras e tento a figura feminina diminuída, a jovem não aceita aquilo para sua vida e resolve se revoltar contra este sistema. É uma jornada bonita e engrandecedora, que nos faz querer ir em busca do que realmente queremos para nossas vidas. É baseada em livro de mesmo nome.

https://www.youtube.com/watch?v=iWMAXxa_Hu8
Pequenos Incêndios por Toda Parte

Já que estamos falando de jornadas e histórias protagonizadas por mulheres, vamos seguir nesta linha e falar de Pequenos Incêndios por Toda Parte, lançada pelo Hulu, mas que chegou para nós brasileiros através do Amazon Prime Video. Com um elenco encabeçado por Reese Witherspoon e Kerry Washingthon, que também foram as produtoras, a série é baseada no livro de Celeste Ng, sendo um verdadeiro tapa na nossa cara sobre as mentiras que contamos para sermos aceitos e também como somos hipócritas com todos a nossa volta. Também é uma obra que fala sobre maternidade e suas diversas facetas. Para nós é uma das melhores já lançadas nos últimos anos.

Dark

Confundiu a cabeça de todo mundo, fez muita gente acreditar em universos paralelos, não entendemos como pode ter tanta gente parecida sem ser parente e nos tornamos especialistas em física. Diretamente da Alemanha para explodir a cabeça do mundo todo, Dark teve sua última temporada este ano e podemos dizer que a tempos nos víamos uma série tão consistente e que terminou de forma brilhante. Você pode até não ter entendido muito as coisas, mas no final tudo foi tão amarrado, nenhuma ponta ficou solta e nós que ficamos querendo ter mais. Porém, devemos dizer que um dos maiores erros das séries é se prolongar ou ficar enrolando sem ter história. Dark soube como e quando acabar, se tornando um fenômeno no maior sentido da palavra.

Normal People

O ano de 2020 foi um ano atípico, onde olhamos para nós mesmos e nos fechamos em nossos pensamentos e realidades. Por isso não é de se admirar que grande parte das séries tiveram esse carater realista. É claro que tivemos as fantasiosas, mas como você tem visto nesta lista, a maioria das produções são voltada para a realidade humana. Neste sentido, não é de se surpreender que Normal People tenha caído no gosto da galera. Vinda de outro best-seller internacional, a produção mostrou como é a verdade de um relacionamento, como mudamos ao longo dos anos e como o amor pode acabar em segundo plano diante das dificuldades e problemas diários. Sem floreios, a série foi direta e crua ao retratar a relação amorosa de duas pessoas, mostrando que a realidade é bem diferente do que vemos na ficção. É original do Hulu, mas você pode ver através da aba canais do Amazon Prime.

https://www.youtube.com/watch?v=ywQHLqcpknc
The Boys

O segundo ano de The Boys mostrou que a série veio para ficar e a consagrou como uma das melhores produções da atualidade. Continuando sem pudores e mostrando heróis totalmente fora do que imaginamos, o programa ganhou ainda mais fãs e foi um dos assuntos mais comentados nas redes sociais. A série mostrou que a Amazon também esta forte na briga para se tornar uma grande produtora e a terceira temporada é uma das mais aguardadas para 2021.

Lovecraft Country

Indo para o nosso pódio, a HBO nos presenteou com outra produção incrível e que merece o terceiro lugar nesta lista. Esta série pegou as obras do autor H.P. Lovecraft, o criador do conhecido horror cósmico na literatura, e mostrou como era possível usar o terror e criaturas deste universo para falar sobre algo real: o racismo. Em um ano onde a luta pelos direitos de igualdade e batalha contra o preconceito racial foram vistas em todos os cantos do mundo, com grandes movimentos criados, uma série que trás este tema de uma forma inovadora era necessária.

The Mandalorian

Com a chegada do Disney+ muitas pessoas puderam ter acesso a The Mandalorian, série derivada do universo Star Wars, que também ganhou sua segunda temporada este ano. E o que podemos dizer desta produção? Basta falar que, para muitos, ela é vista como a salvação de todo o universo de Star Wars, que tem sofrido nos últimos anos com produções que não agradaram o público totalmente. A série tem feito tanto sucesso, sendo a maior audiência do streaming da Disney, que estimulou a criação de outros derivados, que estão programados para serem lançados nos próximos anos. Além disso, não podemos esquecer que ela nos apresentou o Bebê Yoda, que virou um dos personagens queridinhos da internet, protagonista de vários memes nas redes sociais.

O Gambito da Rainha

E em primeiríssimo lugar, temos a série que fez todo mundo querer aprender a jogar xadrez. Não adianta pessoal, goste você ou não, a Netflix deu um cheque mate com O Gambito da Rainha e mostrou que tudo o que se precisa para uma série de sucesso é uma boa história para contar, um elenco primoroso e uma produção dedicada. O que foi esta série este ano? Um show de produção, incrível dos cenários aos figurinos, uma história bem pensada, uma protagonista cativante, que te faz ter vontade de jogar uma partida com ela, mesmo que for para perder. Temos que dar uma salva de palmas, porque a gigante do streaming soube encantar homens e mulheres de todas as idades, no mundo todo. Se você ainda não assistiu por algum motivo, não sabe o que está perdendo. Não vai ser surpresa nenhuma se ela figurar nas principais premiações, aliás, a surpresa seria ela ficar de fora.

https://www.youtube.com/watch?v=cnqV3wsZlpo

Nem precisamos dizer que muitos filmes e muitas séries ficaram de fora destas listas. Ainda bem que tivemos a companhia de histórias tão incríveis para nos ajudar a passar por estes tempos sombrios. Se a sua produção favorita ficou de fora, não fique triste ou com raiva, aproveite e deixe nos comentários para dividir sua opinião com a gente. Também não deixe de compartilhar e de nos seguir nas redes sociais.

Na criação desta lista tivemos a participação do nosso parceiro Dion, do perfil @pipoquinhanamanteiga no Instagram. Aproveita para ir lá e seguir, porque também tem muito conteúdo legal.

Que 2021 nos traga muito mais filmes e séries incríveis.

Legião Jovem, você sempre antenado!

 

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!