qui. set 19th, 2024

Para dar continuidade no nosso Especial de Ano Novo e também continuarmos relembrando os momentos/ eventos importantes desta década, vamos falar hoje das 10 séries que marcaram os últimos anos.

Para esta lista separamos as séries que estrearam no respectivo ano. Por exemplo, no ano de 2010 escolhemos a série que estreio e que mais se destacou, e assim seguíamos ano após ano. Por isso não estranhe se não encontrar alguma série que estava fazendo muito sucesso na época. Provavelmente ela não entrou porque teve sua estreia antes, como é o caso de Breaking Bad, que estava no auge em 2010, porém teve sua estreia na década anterior, em 2008. Entendeu?

Outro ponto é que tivemos muitas séries fortes e de extremo sucesso que estrearam no mesmo ano. Para escolher entre elas, levamos em conta aquela que realmente se destacou e foi comentada no mundo todo, sendo que se tornou um marco, quase que uma unanimidade entre todos.

Mas não se preocupe, no final deste post deixaremos uma menção honrosa para as outras que não entraram na lista.

Vale lembrar, também, que tentamos ser o mais imparcial possível, considerando, realmente, o sucesso da série e sua importância, deixando de lado nossos gostos pessoais. Você pode descordar da nossa lista e considerar outra série a mais marcante de tal ano. O mundo é feito de diferenças e opiniões diferentes são fundamentais. Está tudo certo.

Observações feitas, vamos para lista.

2010 – The Walking Dead (2010 – presente)
Imagem: Divulgação

Lost chegava ao seu último ano, sendo considerada uma série revolucionária, mas uma grande decepção ao longo do caminho. Todos se perguntavam se alguma outra produção faria sucesso novamente e eis que no final do ano, em outubro de 2010, a AMC lança a primeira temporada de The Walking Dead. Muita gente desconfiou, afinal a série chegava no momento em que todo mundo falava de apocalipse zumbi e não se sabia se um programa que falasse de tal evento tinha força para se manter no ar, sem cair na mesmice. Pois a série mostrou a que veio, fazendo sucesso instantaneamente e mostrando que era muito mais do que mortos-vivos. Depois dela, inúmeras produções que apostavam no tema pós apocalíptico começaram a surgir. Você pode até não acompanhar a série atualmente, mas que em algum momento ficou interessado nela, isso temos certeza.

2011 – Game of Thrones (2011 – 2019)
Imagem: Divulgação

A nossa maior decepção de 2019, foi o maior lançamento de 2011. Considerada a melhor série lançada nos últimos anos, o programa da HBO chegou em abril daquele ano e revolucionou a forma de se fazer televisão. Com uma produção gigantesca, muito dinheiro envolvido e tendo como base uma das maiores obras literárias de fantasia já lançadas desde O Senhor dos Anéis, Game of Thrones causou o maior alvoroço já visto, ganhando fãs apaixonados ano após ano, crescendo em audiência e mostrando que quebrar as regras não é algo tão complicado ou ruim. Prova disso é que a série não teve medo de matar personagens importantes e queridos. Contudo, a cada temporada a série foi perdendo o foco, caindo de nível e, infelizmente, o desfecho final, o último episódio da última temporada, foi decepcionante e deixou todo mundo revoltado. Mas, mesmo assim, não podemos negar o impacto que a série teve no meio televisivo.

2012 – Scandal (2012 – 2018)
Imagem: Divulgação

Shonda Rhimes já estava acostumada com o sucesso e holofotes, afinal desde 2005 se mantinha em alta com Grey’s Anatomy. Porém, em 2012 ela apostou todas as suas fichas em uma série política, que falasse sobre os bastidores do maior governo do mundo e contasse com uma protagonista negra. Foi assim que Scandal chegou ao ar, se tornando um verdadeiro sucesso e quebrando tabus. Com uma protagonista mulher, negra, bem-sucedida na carreira e que não tinha medo de enfrentar o sistema, a série é considerada pioneira e abriu portas para outras produções similares. Prova disso é que a própria Shonda apostou em outra história com os mesmos moldes e nos presenteou com How to Get Away With Murder em 2014.

2013 – House of Cards (2013 – 2018)
Imagem: Divulgação

House of Cards não teve um dos melhores destinos, afinal Kevin Spacey, que dava vida ao protagonista da série, foi o centro de um dos maiores escândalos de assédio sexual que Hollywood já teve, motivando o movimento Me Too, que formou uma rede de apoio e denúncias contra este tipo de crime. O ator foi retirado da produção em meio aos escândalos e o protagonismo da série passou para a atriz Robin Wrightn, que dava vida a esposa de Spacey. Polêmicas e problemas a parte, a produção está na nossa lista pois foi a primeira original Netflix produzida e acabou colocando a gigante do streaming no meio das grandes produções. Além disso, a série tem uma temática forte, nos mostra como os jogos políticos funcionam e como o ser humano é capaz de tudo para ter o poder. Sem dúvidas, uma das produções mais impactantes feita nos últimos tempos.

2014 – True Detective (2014 – presente)
Imagem: Divulgação

Apesar de não ter feito tanto barulho quando estreio, como outras produções já mencionada nesta lista, True Detective, que estreio em janeiro de 2014, se destacou por apostar em uma forma diferente de fazer séries. Ela é uma produção de suspense policial, que na primeira temporada mostra detetives tentando prender um assassino serial ao longo de 17 anos. Diferente de outras produções do mesmo gênero, ela tem um ritmo mais lento, aposta em diálogos fortes e cenas marcantes, recheadas de violência e drama, para mostrar como estes detetives tiveram suas vidas impactadas pelos crimes e como a obsessão por algo é destrutiva. É uma série com notas altíssimas, mas que pede mais paciência e foco do espectador. Além disso, ela conta com atuações incríveis de astros como Matthew McConaughey e Woody Harrelson.

2015 – Black Mirror (2011 – presente)
Imagem: Divulgação

Sim, Black Mirror foi lançada pelo Chanel 4 britânico em 2011, como uma antologia televisiva, que tinha como proposta mostrar o presente alternativo, futuros próximos e sociedades distópicas, sendo impactados pelo uso da tecnologia. Contudo, a série entra na nossa lista no ano de 2015, porque foi neste ano que ela foi comprada e disponibilizada pela Netflix. Foi neste momento que a produção ficou conhecida em todo mundo, pelo grande público e acabou se tornando um fenômeno de audiência. O programa nos mostra como o ser humano pode ficar à mercê da tecnologia e de como isso pode impactar, em geral, de forma negativa nas nossas vidas. A série se tornou tão popular que hoje em dia, quando vemos algo muito futurístico ou tecnológico acontecendo, é comum soltarmos a frase “Nossa, isso é tão Black Mirror!”.

2016 – Stranger Things (2016 – presente)
Imagem: Divulgação

Continuando suas apostas em produções originais, a Netflix anunciou no final de 2015 uma nova série, mas que deixava sua trama meio no ar. A única coisa que sabíamos, realmente, era que a produção se passaria na década de 80 e que teríamos muitas referências desta época. Porém, quando Stranger Things estreio, ninguém imaginava que a série se tornaria um fenômeno tão rápido. Com um elenco forte, formado por três núcleos (crianças, jovens e adultos), a história sobrenatural, com ficção científica e muita música boa caiu no gosto popular, conquistando fã após fã. Hoje, ela é um dos maiores nomes no meio, tem elevado o seu nível a cada temporada e consolidou o serviço de streaming como um grande estúdio de produção. Amamos!

2017 – The Handmaid’s Tale (O conto da Aia) (2017 – presente)
Imagem: Divulgação

Mais uma produção original de um serviço de streaming, o Hulu. The Handmaid’s Tale é inspirada no livro de mesmo nome da autora Margaret Atwood, lançado em 1985. A série mostra um futuro distópico, onde as mulheres perderam todos os seus direitos e passaram a ser classificadas e subjugadas pelos homens. É uma produção extremamente forte, que chocou o público, principalmente por mostrar que esta realidade pode não estar tão longe assim. Apostando em cenas impactantes, diálogos cheios de representatividade e personagens desenvolvidos com maestria, a série se tornou popular e aquele tipo que todo mundo tem que ver. Indicada em grandes premiações, fez a atriz Elisabeth Moss um dos maiores nomes da atualidade e premiada pela sua interpretação.

2018 – A Maldição da Residência Hill (2018 – presente)
Imagem: Divulgação

A Maldição da Residência Hill entra na nossa lista, pois ela fez algo extremamente difícil: todo mundo assistir a uma produção de terror. Muita gente adora o gênero de terror e consome várias produções do tipo. Porém, existe quem não curte, deixando de lado títulos assustadores. Contudo, a série da Netflix conseguiu conquistar o público que gosta e o que não gosta de terror.  A produção ganhou destaque mundial, entrou para o posto de mais assistidas e com avaliações altíssimas, mesmo tendo estreado em outubro. Sem dúvidas, foi a maior surpresa do ano de 2018 e merecia estar na nossa lista.

2019 – Chernobyl (2019, temporada única)
Imagem: Divulgação

O ano de 2019 nos presenteou com grandes produções, que até ficaria difícil escolher somente uma. Porém, Chernobyl é o maior destaque de todos, pois tem episódios avaliados positivamente em 100%, chegou e roubou os holofotes do final de Game of Thrones. A série apostou no pior desastre nuclear da humanidade, para nos mostrar o que aconteceu nos bastidores. Além disso, a série foi extremamente ambiciosa e não teve medo de irritar o governo russo, que na época era a União Soviética, que é retratado como o grande vilão e responsável pela tragédia. Todo mundo assistiu a série e se sentiu impactado por ela. É uma daquelas produções raras, que chega sem muito estardalhaço, mas que em poucos episódios faz o que muitas não conseguem com inúmeras temporadas.

Menções honrosas

Como dissemos, tivemos várias produções incríveis que não entraram na nossa lista, porque as que selecionamos se destacaram e foram mais marcantes por outros pontos. Mas, vamos deixar nossas menções honrosas, para você não se esquecer delas:

2010 – Sherlock (presente), Downton Abbey (2010 – 2015)

2011 – American Horror Story (presente)

2012 – Girls (2012 – 2017), Arrow (presente)

2013 – Orange is the New Black (2013 – 2019), Hannibal (2013 – 2015), Motel Bates (2013 – 2017), Brooklyn Nine-Nine (presente), Agents of S.H.I.E.L.D. (presente), Vikings (presente)

2014 – Penny Dreadful (2014 – 2016), How to Get Away with Murder (presente), Outlander (presente)

2015 – Narcos (2015 – 2017), Jessica Jones (2015 – 2019), Sense8 (2015 – 2018), Mr. Robot (presente), Empire (2015 – 2019), Supergirl (presente)

2016 – The Crown (presente), 3% (presente), Westworld (presente), American Crime Story (presente), This Is Us (presente), Atlanta (presente), The Good Place (presente), Lúcifer (presente)

2017 – Mindhunter (presente), Big Little Lies (2017 – 2019), Dark (presente), 13 Reasons Why (presente), La Casa de Papel (presente), The Sinner (presente), Anne with an E (2017 – 2019), American Gods (presente), Riverdale (presente)

2018 – Killing Eve (presente), O Alienista (presente), Sharp Objects (2018), You (presente), Elite (presente)

2019 – Sex Education (presente), Boneca Russa (presente), Olhos que Condenam (2019), The Witcher (presente), The Umbrella Academy (presente), The Mandalorian (presente), Tha Act (2019), The Boys (presente), Doog Omens (presente), Watchmen (presente)

E aí, para você qual é a melhor série da década, aquela que você não viveria sem? Qual produção faltou nesta lista? Qual ano você acha que merecia outra representante?

Conta pra gente, adoramos saber a opinião de vocês.

Se você curtiu este post, não esquece de compartilhar com seus amigos e nos marque nas redes sociais.

Até mais!

 

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!