qui. set 19th, 2024

Nós fizemos um Especial de Natal e claro que não poderíamos deixar de fazer um Especial de Ano Novo. Afinal, além de ser o final de 2019 é também o encerramento de uma década.

Isso mesmo Legião, 2019 marca o final da década de 2010. Parece loucura, mas o tempo tem passado tão rápido que a gente nem percebe.

Você se lembra como estava sua vida lá no começo da década? Quais músicas você ouvia, programas que assistia? Lembra de tudo que bombeou no cinema nos últimos dez anos?

A gente sabe que é impossível, ainda mais hoje em dia em que tudo acontece muito rápido. Por isso, para relembrarmos não só deste ano, mas também para refrescarmos a nossa memora de outros, vamos começar a nossa maratona de posts especiais.

Para dar início vamos ver quais foram os 10 livros que figuraram na lista de mais vendidos no Brasil em cada ano. Vale lembrar que usuremos a lista de mais vendidos do nosso país, pois o mercado editorial funciona de uma forma diferente.

Enquanto filmes, séries e músicas bombam no mundo todo instantaneamente, principalmente pela internet, os livros tem os direitos de publicação comprados conforme vão fazendo sucesso. Por isso acontece de um livro estar no topo  nos Estados Unidos e acabar chegando no Brasil um ano depois, por exemplo.

Então, borá para nossa lista.

2010 – A Cabana, William P. Young (Editora Arqueiro)
Imagem Divulgação Editora Arqueiro

Este livro ilustra bem o que falamos do mercado editorial. A Cabana foi lançado por uma pequena editora nos Estados Unidos em 2008, mas logo se tornou um fenômeno, graças ao famoso boca a boca. Uma pessoa lia, gostava e indicava para outra. Com a fama, editoras do mundo todo foram atrás do direito de publicação. Com uma trama forte e repleta de reflexões, simbologia, drama e fé na existência de Deus, o livro ganhou o público brasileiro de cara e se tornou o mais vendido do país. Tanto sucesso mundial rendeu uma adaptação cinematográfica, também bem sucedida.

2011 – A Guerra dos Tronos, George R. R. Martin (Editora LeYa)
Imagem: Divulgação Editora LeYa

Isso mesmo meus amigos, em 2011 quem dominou o topo das vendas de livros foi A Guerra dos Tronos, primeiro livro das Crônicas de Gelo e Fogo, do aclamado George R. R. Martin. Este livro dispensa apresentações, afinal é uma das histórias mais aclamadas da literatura dos últimos tempos, colocada ao lado de outros grandes universos, como O Senhor dos Anéis e Harry Potter. Além disso, foi em 2011 que a série Game of Thrones, inspirada na história, estreio e revolucionou a televisão.

2012 – A Escolha, Nicholas Sparks (Novo Conceito)
Imagem: Divulgação Editora Novo Conceito

Um dos autores mais controversos de todos é, sem dúvidas, Nicholas Sparks. Isso porque ele é o responsável por grandes sucessos literários, que se tornaram grandes adaptações cinematográficas, como Diário de uma Paixão e Um Amor pra Recordar, tendo fãs espalhados pelo mundo todo. Mas, por outro lado, ele é duramente criticado e existe quem não o suporte, pois acham que ele basicamente escreve sempre a mesma história. Polêmicas de lado, em 2012 o seu novo livro, A Escolha, fez sucesso e foi o mais vendido do ano.

2013 – Inferno, Dan Brown (Editora Arqueiro)
Imagem: Divulgação Editora Arqueiro

Extremamente aguardado pelos fãs, principalmente devido ao sucesso de O Código Da Vince, a nova obra de Dan Brown foi sucesso de cara e se tornou best-seller assim que chegou às livrarias. Teve quem amou e também quem achou que não foi tudo aquilo que se esperava, mas, de uma forma ou de outra, conquistou o todo das vendas.

2014 – A Culpa é das Estrelas, John Green (Editora Intrínseca)
Imagem: Divulgação Editora Intrínseca

Sim, mesmo tendo sido lançado pela primeira vez em 2012, a história dos jovens vítimas de câncer, que se apaixonam perdidamente e que fez todo mundo chorar, teve as vendas retomadas e conquistou o primeiro lugar, graças ao lançamento da adaptação para o cinema. Sucesso garantido duas vezes.

2015 – O Pequeno Príncipe, Antoine de Saint-Exupéry (Editora Valentina)
Imagem: Divulgação Editora Valentina

Clássico nunca morre, já diria Ítalo Calvino. Prova disso é que a história do menino que vive em um pequeno planeta com uma rosa e uma raposa, mas que resolve explorar o universo, lançada em 1943, foi o livro mais vendido no Brasil no ano de 2015. O nome disso? Sucesso!

2016 – O Vendedor de Sonhos, Augusto Cury (Editora Planeta)
Imagem: Divulgação Editora Planeta

Um dos maiores nomes do mercado editorial brasileiro, Augusto Cury chegou ao topo das vendas com sua obra lançada em 2015 e que também ganhou uma excelente adaptação para o cinema. Se você nunca deu uma chance, vale a pena.

2017 – Depois de Você, Jojo Moyes (Editora Intrínseca)
Imagem: Divulgação Editora Intrínseca

Muita gente torceu o nariz para o livro, afinal ele era uma continuação para o incrível Como eu Era antes de Você, que muitos julgavam desnecessária. Mesmo com toda a polêmica envolta do lançamento, com muitas pessoas acusando a autora Jojo Moyes de só estar pensando no dinheiro, pois a trama não precisava de um novo capítulo, o livro foi muito bem nas vendas e se tornou o mais vendido de 2017.

2018 – A sutil arte de ligar o F*oda-se, Mark Manson (Editora Intrínseca)
Imagem: Divulgação Editora Intrínseca

O ano de 2018 tem uma lista de mais vendidos bem interessante. De forma geral, os livros que mais conquistaram o público foram os conhecidos auto ajuda ou de auto conhecimento. Livros que davam as pessoas novos horizontes ou que ensinam maneiras de colocar em prática o que sonhavam ou deixar de lado aquilo que não lhes agradava. Para se ter ideia, além do mais vendido do ano ser deste gênero, outros seis livros, do top 10 de vendidos, também eram do mesmo seguimento. Parece que todo mundo estava buscando uma fórmula para mudar de vida.

2019 – A sutil arte de ligar o F*oda-se, Mark Manson (Editora Intrínseca)

Não, não, você não leu errado. O livro de Mark Manson fez tanto sucesso o ano passado, que se tornou um fenômeno editorial e seguiu dominando o topo das vendas, se consagrando o mais vendido deste ano, novamente. E não só isso, o novo livro do autor, F*odeu Geral, também entrou para lista e está na terceira posição. Nunca um palavrão foi tão longe.

Bônus

Como o ano de 2018 e 2019 foram títulos iguais, saímos da lista geral e fomos ver apenas a lista de mais vendidos de ficção. Nela, quem está no topo A Garota no Lago, um thriller eletrizante do autor Charlie Donlea, que tem se destacado dentro do gênero e caído no gosto do público. No Brasil, ele foi lançado pela Faro Editorial.

Imagem: Divulgação Faro Editorial

E aí, quais destes livros você leu? Quais estão na sua lista de próximas leituras? E qual você acha que foi o melhor lançamento da última década?

Conta tudo pra gente e não esquece de nos marcar nas redes sociais.

Até mais!

 

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!