Estamos tendo post especiais de Halloween durante os próximos dias e, se temos que escolher um Autor Destaque para o mês de outubro, não poderíamos pensar em outro que não fosse Stephen King, afinal, ele é o mestre do terror.
King despensa apresentações, pois ele é conhecido em todo o mundo, continua na ativa, escrevendo e publicando livros praticamente todos os anos, e tem inúmeras obras adaptadas para o cinema e televisão.
Porém, se você ainda não conhece muito do autor, tem curiosidade de saber mais de sua vida pessoal como também de sua obra, este é o post perfeito.
Se você ainda não leu nenhum livro do escritor, temos certeza que vai querer sair correndo para começar alguma história depois de ler este especial.
Sobre o autor
O autor nasceu em Portland, no dia 21 de setembro de 1941 e teve uma infância tranquila, apesar das dificuldades financeiras enfrentadas depois que seu pai abandonou sua família quando ele tinha apenas 2 anos. Foi a mãe do escritor que o criou sozinha, juntamente com seu irmão adotivo mais velho, David.
Desde jovem, Stephen King já demostrava seu lado de escritor. Ele escrevia muitas histórias enquanto estava na escola, tendo como base filmes e livros que ele consumia. O terror sempre fez parte de sua vida e uma de suas publicações favoritas era os quadrinhos EC’s Horror Comics. King inclusive vendia o que escrevia para seus amigos, mas quando seus professores descobriram o que ele fazia, o proibiram de continuar.
Quando saiu do ensino médio, Stephen foi para Universidade do Maine, onde estudou Língua Inglesa entre os anos de 1966 e 1971. Durante este período, ele manteve uma coluna no jornal estudantil. Foi na universidade que ele conheceu Tabitha Spruce, com quem se casou em 71.
Ele, a esposa e os filhos moravam em um trailer na cidade de Hampden, no Maine, e King dava aula na Academia Hampden, mas como o salário não era muito, ele completava a renda escrevendo pequenas histórias e artigos para algumas revistas, inclusive revistas masculinas.
Stephen King mantinha o desejo de escrever livros e sua primeira ideia para uma história foi a de uma jovem com poderes psíquicos. Porém, ele não confiou na sua ideia e acabou jogando fora seu esboço.
Foi sua esposa que resgatou os escritos do lixo e, depois de ler, incentivou o marido a continuar escrevendo, até terminar sua história e então publicá-la. Quando terminou, King deu o nome de Carrie ao livro e, mesmo com receio, levou até uma editora, onde recebeu US$ 2,5 mil dólares de adiantamento.
Durante este período, a mãe do escritor morreu vítima de um câncer e ele acabou usando a bebida como válvula de escape, se tornando alcoólatra.
Carrie foi publicado em 1974 e foi um verdadeiro sucesso de público e crítica, rendendo 200 mil dólares ao autor e o colocando no radar de grandes grupos editoriais.
Ele passou por vários momentos difíceis, enfrentando o vício e depois se recuperando de um grave acidente que quase lhe tirou a vida, porém, o escritor superou tudo, usando seus problemas e tragédias pessoais de inspiração.
A cada novo livro ele ficava mais e mais conhecido, sendo que o trunfo final, que lhe rendeu o título de mestre do terror foi a publicação de O Iluminado, em 1977.
Desde a publicação de Carrie, King não parou mais e publica novos livros, contos, novelas praticamente todos os anos e tem várias adaptações de suas obras feitas ou encomendadas.
Gênero e escrita
Como já mencionamos, King foi eleito o mestre do terror, por isso mesmo sua obra é, em sua maioria, voltada para este gênero.
Suas histórias são carregadas de terror, horror, suspense, ficção científica, que nos prendem do começo ao fim e nos deixam com medo de dormir com as luzes apagadas.
Contudo, o escritor também é conhecido por seus dramas e histórias mais realistas, que pautam os sentimentos humanos e nossos defeitos.
Ele é conhecido por sua forma descritiva de ler. Seus livros são carregados de grandes relatos, grandes descrições de cenas e acontecimentos. Por este motivo, algumas pessoas sentem dificuldade de ler e acabam desistindo nas primeiras tentativas. Porém, nossa dica é que você continue a leitura, abstenha do censo crítico e não pare, pois vale muito a pena. Com o tempo você se acostuma com a escrita de King e começa apreciar todo seu cuidado com as palavras e a forma única com que ele conta uma história.
Outro ponto marcante de sua obra, é como ele é capaz de criar narrativas a partir do ponto de vista de crianças. Ele faz isso com maestria e faz com que nos aproximemos dos personagens criados por ele. Isso acontece com o Clube dos Perdedores presentes no livro It, A Coisa de 1986. O jeito como ele cria a relação entre crianças se tornou referência, tanto que quando assistimos algum filme ou série com essa abordagem rapidamente nos lembramos de suas obras.
O autor também escreve não-ficção, sendo um destaque o livro Sobre a Escrita, de 2000, onde King fala sobre o seu processo de escrita, suas experiências como escritor, seus traumas e problemas, como a escrita o ajudou a superá-los, e também dá dicas para quem quer seguir carreira na escrita. É um livro indispensável para quem gosta de escrever ou que saber o que se passa na mente criativa do autor.
Obras e por onde começar
Não, nós não vamos colocar a obra completa do autor, afinal, como dissemos, ele pública novas histórias todos os anos, praticamente, e por isso mesmo ficaria gigantesca esta lista. Aqui nós colocaremos alguns livros de maior destaque e que são aqueles que, para nós, são importantíssimos e ótimas opções para quem deseja adentrar no universo King.
- 1974 – Carrie, a Estranha (Carrie)
- 1977 – O Iluminado (The Shining)
- 1978 – A Dança da Morte (The Stand)
- 1980 – A Incendiária (Firestarter)
- 1983 – O Cemitério (Pet Sematary)
- 1986 – It – A Coisa (It)
- 1987 – Misery/Angústia (Misery)
- 1992 – Eclipse Total (Dolores Claiborne)
- 1996 – À Espera de um Milagre (The Green Mile)
- 2009 – Sob a Redoma (Under The Dome)
- 2011 – Novembro de 63 (11/22/63 – A Novel)
- 2013 – Joyland (Joyland)
- 2013 – Doutor Sono (Doctor Sleep)
- 2014 – Mr. Mercedes – Primeiro livro da trilogia de Bill Hodges
- 2018 – Outsider (The Outsider)
- 2019 – O Instituto (The Institute)
Dica: uma ótima opção para você começar a ler a obra do escritor, entre os livros que colocamos acima, é Joyland. O livro é, consideravelmente pequenos, para os padrões de King, tem uma história que nos prende logo no começo e já nos mostra as melhores características do escritor, desde sua escrita até o gênero onde brilha como ninguém.
Vale ressalta que na lista colocamos apenas livros de ficção, não colocamos coletâneas de contos, livros de não ficção e nem obras em que autor escreveu com pseudônimo, porque sim, não basta escrever tanto com seu nome, o autor também tem ideias para escrever com outros nomes.
É muita inspiração, fala sério!
Obras adaptadas
Outra lista que também ficaria gigantesca se fossemos colocar todos os filmes ou séries criadas a partir das obras de King. São inúmeras.
Vamos dar destaque para:
À Espera de um Milagre – filme
It, A Coisa – filme (versão atual)
Carrie, a Estranha – filme (segunda versão)
O Iluminado – filme
Jogo Perigoso – filme Netflix
Cujo – filme
Cemitério Maldito – filme (primeira ou segunda versão)
E vamos parar por aqui porque não dá para continuar, sério. Só lembrando que o livro mais recente do autor, O Instituto, que foi lançado em setembro deste ano, já teve seus direitos comprados, ou seja, vem mais adaptação por aí.
Enfim, daria para ficar falando de Stephen King por horas e, acredite, nós adoraríamos falar muito mais, afinal o escritor está em plena atividade, tem uma carreira invejável, é inspiração para outros escritores e cineastas, e suas histórias são inesquecíveis. Com tudo isso, claro que ele merecia ser o autor destaque do mês de outubro, não é?!
E você, é fã do escritor? Qual sua obra favorita? Já leu quantos livros? Se não leu, tem vontade? Conta pra gente e compartilha com seus amigos, todo mundo merece ler, ao menos uma vez na vida, uma história de King.
Até mais!
[…] a continuação de um dos maiores clássicos do terror, adaptação de mais uma obra do mestre Stephen King. Nosso Destaque da Semana é Doutor […]
[…] que não poderia faltar uma obra do mestre Stephen King nesta lista. No livro Quatro Estações, temos um compilado de quatro contos de horror e terror, […]
[…] mais traduzidos do mundo. Nós falamos mais sobre a carreira do escritor em um post especial, clique aqui e confira. King é conhecido por sua escrita detalha, com obras que passam das 1.500 páginas. Ele […]
[…] ano passado, sendo uma lista com os sete melhores especiais de Halloween das séries e um post de Autor Destaque com Stephen King, nosso mestre do terror. Se você ainda não conferiu estes posts especiais, clique nos links para […]