qui. set 19th, 2024

Para nossa Dica de Série de hoje, em clima de Halloween é claro, temos uma dica de produção perfeita para quem curte histórias macabras, enredo aterrorizante, tramas bem construídas e bons sustos.

A série em questão é American Horror Story, que já se tornou um clássico das produções de terror e você precisa conhecer.

Sinopse e detalhes

American Horror Story, também conhecida pela abreviação AHS, é um programa conhecido por ser uma antologia de terror. Isso significa que a série foi pensada para contar vários tipos de história em cada temporada. A cada novo ano, a produção inova no enredo central e trama principal.

O programa foi criado por Ryan Murphy e Brad Falchuk, lançado nos Estados Unidos no dia 05 de outubro de 2011, sendo transmitido pelo canal FX. Aqui no Brasil, a série também é transmitida pelo canal pago FX e, geralmente, os episódios são lançados um dia após os Estados Unidos.

https://www.youtube.com/watch?v=-9KZr2Vn7CQ

A primeira temporada recebeu o nome de Murder House e foi sucesso logo de cara. Na trama, ambientada em 2011, a família Harmon se muda para uma antiga casa restaurada, sem saber que ela é assombrada por vários espíritos. Aos poucos, cada membro da família passa a ser assombrado por um tipo de ser sobrenatural e logo segredos começam a aparecer.

A série chamou atenção pois, mesmo tendo apostado em uma trama clichê, da família nova em uma casa assombrada, mostrou a história de uma outra ótica e desenvolveu o enredo de forma brilhante. Ao mesmo tempo que tratava do horror, a produção também mostrou vários problemas sociais e críticas a natureza humana.

O sucesso foi garantido, sendo que a produção ganhou elogios da crítica especializada e fãs no mundo todo. Dois episódios, em especial, contribuíram muito para o sucesso da trama no primeiro ano. Foram os especiais de Halloween, que aprofundaram em alguns problemas de vários personagens.

Se você quiser saber mais deste episódio e ainda conferir outras séries que também apostaram na temática de Halloween, confira nossa lista com 7 episódios especiais.

Novo ano, nova trama

O primeiro ano da série foi de grande sucesso. Com o último episódio indo ao ar em 21 de dezembro de 2011, a segunda temporada já foi garantida.

Abaixo você confere os respectivos novos nomes das temporadas seguintes, como também um breve resumo do que elas trataram:

2ª temporada Asylum (transmitida de outubro de 2012 a janeiro de 2013): a história se passa em 1964 e mostra o dia a dia de uma instituição que trata criminosos psicologicamente insanos. Temos pacientes, médicos e freiras envolvidos em todo tipo de ato violento e tenebroso.

Imagem: Divulgação FX

3ª temporada Coven (transmitida de outubro de 2013 a janeiro de 2014): em Coven somos levados a cidade de Nova Orleans, no ano de 2013, onde somos apresentados a dois clãs de bruxas: um que tem origem em Salem e outro que são praticantes do vodu. Estes dois grupos disputam o poder e controle da cidade.

Imagem: Divulgação

4ª temporada Freak Show (transmitida de outubro de 2014 a janeiro de 2015): voltando mais uma vez no passado, a temporada se passa em 1952 e mostra um show de aberrações da cidade de Jupiter, no estado da Flórida. O mais assombroso é saber que os shows de aberrações realmente existiram, claro que não com todo o horror mostrado na série, mas mesmo assim é um fato horrível da nossa história.

Imagem: Divulgação

5ª temporada Hotel (transmitida de outubro de 2015 a janeiro de 2015): esta temporada se passa em um hotel macabro, com hospedes arrepiantes e cuja a dona é nada mais, nada menos que Lady Gaga. Nem precisamos falar mais nada.

Imagem: Divulgação

6ª temporada Roanoke (transmitida de setembro de 2016 a novembro de 2016): a trama se desenvolve na misteriosa ilha Roanoke, entre os anos de 2014 a 2016, mostrando eventos paranormais que acontecem em uma isolada fazenda.

Imagem: Divulgação

7ª temporada Cult (transmitida de setembro de 2017 a novembro de 2017): embalados pelas eleições presidenciais dos Estados Unidos, a trama mostra os acontecimentos em uma cidade fictícia, intitulada Brookfield Heights, no Michigan, cuja as eleições acarretam eventos terríveis.

Imagem: Divulgação

8ª temporada Apocalypse (transmitida de setembro de 2018 a novembro de 2018): esta temporada foi marcada pelo retorno do clã de bruxas apresentados em Coven, que aparecem para lutar com o Anticristo, Michael Langdon, na tentativa de impedir uma explosão nuclear.

Imagem: Divulgação

9ª temporada 1984 (trasnsmitida de setembro de 2019 a novembro de 2019): o ultimo ano da série a ir ao ar usou a nostalgia dos anos 80 para criar sua trama. Como o próprio nome sugeri, a história se passa em 1984, na cidade de Los Angeles, em um acampamento de verão, onde um grupo de amigos e funcionários do local passam a ser aterrorizados pelo serial killer conhecido como Sr. Jingles. A história é uma homenagem aos famosos filmes de terror slasher que fizeram sucesso entre as décadas de 80 e 90.

Imagem: Divulgação
Elenco

Uma outra característica bem especial da série, além de apostar em tramas diferentes a cada ano, é o fato do elenco ser basicamente o mesmo.

A trama muda, a história muda, os personagens mudam, mas os atores a interpretá-los continuam sendo os mesmos.

Isso acabou colocando o elenco em evidência e mostrando como eles são bons naquilo que fazem, pois a cada nova temporada a gente acaba se apegando a um novo personagem, mesmo que tenhamos visto o ator interpretando outro.

Destaque para a atriz Sarah Paulson, que se tornou o rosto conhecido da série e sinônimo de transformações. A cada temporada a atriz se destacou mais e mais, garantindo um personagem importante a cada ano. Ela esteve presente na produção deste a primeira temporada, mas não faz parte do elenco da última transmissão.

O elenco como um todo é fantástico, mas Sarah Paulson ganhou destaque na série a cada temporada / Imagem: Divulgação

Com todas estas informações, já deu para perceber como American Horror Story é uma produção diferenciada, que teve altos e baixos, mas que consegue se manter atual e dentro dos assuntos comentados pelos fãs.

Se você nunca deu uma chance para a produção, não perde mais tempo. O clima de Halloween é perfeito para começar a assistir a série e você vai acabar maratonando.

Só uma dica: se você é daquelas pessoas que gostam de terror, mas se assustam ou se impressionam facilmente, recomendamos assistir a série de dia ou com as luzes acessas. Se você tiver alguma companhia melhor ainda, assim dá pra aliviar um pouco o clima de terror.

A série está disponível no Amazon Prime Video e também no Globo Play.

E aí, curtiu nossa Dica de Série especial de Halloween? Então compartilhe este post com seus amigos e não esquece de nos marcar.

Até mais!

 

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!