ter. dez 3rd, 2024

A época mais linda e emocionante do ano chegou. É tempo de ver as ruas enfeitadas e iluminadas, de reunir família e amigos para comemorar, de lembrar-se das coisas boas e aprender com as ruins. É hora de comprar presentes para quem se ama (e para si mesmo também). O clima de Natal está no ar, em todos os lugares.

Claro que nós, do Legião Jovem, não iríamos ficar de fora, né ?! Por isso, hoje (18) começamos o nosso Especial de Natal. Teremos uma matéria especial por dia até o dia 25 de dezembro, para entrarmos ainda mais no clima das festas de final de ano.

Para começar, separamos uma lista com 10 livros de temática natalina ou que se passam no Natal, para você colocar na sua lista de leituras do mês e encerrar o ano com mais uma história incrível lida.

Vem conferir!

1 – Um Conto de Natal, Charles Dickens (1834)
Imagem: Editora L&PM Pocket

Um velho ranzinza, egoísta e avarento, que não gosta de pessoas, odeia o Natal e que é assombrado por três espíritos da véspera do feriado. Reconheceu a história? Sim, esta trama é um clássico e já foi explorada em vários filmes, porém ela nasceu através deste conto do autor Charles Dickens, que foi lançado pela primeira vez em 1834. Nele, Ebenezer Scrooge é um velho rico, avarento e grosseiro, que na noite de Natal recebe a visita de três espíritos. Eles representam o passado, o presente e o futuro, mostrando a Scrooge sua vida através dos sonhos que já teve, das atitudes que tomou, dos erros que cometeu e das consequências que virão. Mesmo sendo uma história conhecida, vale muito a leitura.

2 – O Natal de Poirot, Agatha Christie (1938)
Imagem: Editora Harper Collins

Para os amantes de mistério e crime, temos está opção incrível da rainha do gênero, Agatha Christie. Na história, a família Lee está reunida para um jantar na véspera de Natal, que acaba sendo interrompido por um barulho ensurdecedor de móveis sendo destroçados, seguido de um grito agudo e sofrido. No andar de cima, o tirânico Simeon Lee está morto, numa poça de sangue, com a garganta degolada. No mesmo vilarejo, o famoso detetive Hecule Poirot irá passar o feriado com um amigo, mas quando fica sabendo do assassinato, logo se oferece para ajudar. Porém, quando ele chega ao local, não se depara com uma família enlutada, mas sim com vários suspeitos e motivos variados para o crime.

3 – Cartas do Papai Noel, J. R. R. Tolkien (1976)
Imagem: Editora Martins Fontes

Se você é fã do mundo fantástico criado por Tolkien e de sua escrita doce, não pode perder este livro, que tem uma história incrível por trás. Em todos os meses de dezembro, um envelope com o selo do Polo Norte chegava para os filhos do escritor e, dentro deles, uma carta do Papai Noel contando suas aventuras na neve, juntamente com lindo um desenho colorido. Como você já deve ter imaginado, quem escrevia as cartas e fazia os desenhos era o próprio Tolkien, que enviou um envelope por ano, até seus filhos completarem 14 anos. Após sua morte, as cartas e gravuras foram reunidas e publicadas juntas em um livro, que carrega consigo toda a magia e encanto no Natal.

4 – O presente do meu grande amor: doze histórias de Natal, vários autores (2014)
Imagem: Editora Intrínseca

Um livro que reuni vários contos escritos pelos maiores nomes do romance jovem da atualidade, incluindo Holly Black, Gayle Forman, David Levithan, Jenny Han e muitos outros, é sinônimo de sucesso. Pois bem, nesta coletânea publicada pela Intrínseca em 2014, temos o clima de final de ano e tudo o que ele envolve: presentes, árvores enfeitadas, luzes pisca-pisca, beijo à meia noite e por aí vai. Nas doze histórias temos todo tipo de comemoração, seja Natal, ano novo, Chanucá, solstício de inverno, como você preferir. São tramas divertidas, emocionantes e que abordam vários assuntos. É uma ótima oportunidade para você conhecer alguns destes autores e, quem sabe, encontrar um novo escritor favorito.

5 – Dia de Folga: Um conto de Natal, John Boyne (disponível somente em e-book)
Imagem: Companhia das Letras

Apesar de ser um curto conto e que só foi disponibilizado via e-book pela Companhia das Letras, achamos que esta história merece estar aqui, principalmente se você procura um drama rápido, daqueles que vai te fazer chorar e repensar na vida. Do autor best-seller do emocionante O menino do pijama listrado, neste comovente conto acompanhamos o dia de folga de um soldado inglês e seus companheiros, que passam a véspera de Natal em uma das trincheiras da Primeira Guerra. Enquanto relembra os natais da infância e o conforto do seu lar, ele vê e ouve as bombas alemãs caindo a sua volta. Em meio a um dos piores conflitos do século XX, o jovem irá vivenciar um espírito natalino muito diferente do que estava acostumado.

6 – Esquecer o Natal, John Grisham (2001)
Imagem: Editora Rocco

Sim, o Natal é uma época feliz, emocionante, que nos deixa mais conectados com tudo a nossa volta e prontos para recomeçar. Porém, não podemos negar que também é uma época de correria, filas gigantescas e algumas confusões, que testam a nossa paciência. Neste livro conhecemos Luther, que planeja “pular” o Natal. Ele quer fugir do estresse de fim de ano, dos shoppings lotados e também das despesas sem controle. Para isso, ele planeja uma viagem para o Caribe com sua mulher. Mas, seu plano é completamente estragado após receber um telefonema, que muda tudo. O livro é uma comédia e vale a pena ser lido, para se entender os dois lados da história apresentada.

7 – Como o Grinch roubou o Natal, Dr. Seuss (1957)
Imagem: Editora/Selo Companhia das Letrinhas

Outra história clássica do Natal e que já virou um dos filmes mais amados desta época, com Jim Carrey no papel principal. Neste livro, voltado para o público infantil, mas que todos podemos ler, temos o Grinch um dos personagens mais conhecidos do Dr. Seuss. Nervoso e emburrado, esse monstrinho verde não quer deixar as festas de fim de ano acontecerem. O livro é todo escrito em rimas, rápido de ser lido e extremamente divertido.  “O Grinch odiava o Natal! / A véspera e toda aquela função! / Por favor, não pergunte por quê. / Ninguém sabe a razão. /Talvez porque ele tivesse um parafuso a menos. / Talvez, quem sabe, seus sapatos fossem muito pequenos. / Mas eu acho que o motivo mais correto / É que ele não tinha o coração do tamanho certo. / Mas,Qualquer que fosse a razão, / Os sapatos ou o coração, / Ele ficava, na noite natalina, odiando a Quem-fusão, / Olhando de sua caverna, com uma careta grinchenta e azeda, / Lá embaixo, na aldeia, as janelas acesas. / Pois ele sabia que cada Quem daquele povinho / Estava ocupado, pendurando enfeites de azevinho.”

8 – Um dia em Dezembro, Josie Silver (2018)
Imagem: Editora Bertrand Brasil

Se você está procurando uma história de amor inesquecível, comovente e emocionante, no maior estilo Jojo Moyes, então este é o livro certo para você. Nele conhecemos Laurie, uma jovem que não acredita em amor à primeira vista. Afinal de contas, a vida não é uma cena de um filme romântico. Mas, então, em uma manhã de dezembro fria e com neve, o ônibus de dois andares em que ela voltava para casa para em um ponto. Ao olhar para baixo, Laurie o vê. Por um segundo transcendental, seus olhos se encontram…e então o ônibus volta a andar. Depois de muitos meses com a esperança de cruzar novamente com ele, a garota acha que nunca mais verá o garoto do ônibus. No entanto, um ano depois, em uma festa de Natal, sua melhor amiga, Sarah, apresenta o novo namorado, o grande amor de sua vida. Para o profundo desespero e surpresa de Laurie, ele é ninguém menos do que o garoto do ônibus. Determinada a esquecê-lo, ela segue sua vida e deixa seus sentimentos de lado. Mas e se o destino tiver outros planos?

9 – Uma noite inesquecível, Lisa Kleypas (2017)
Imagem: Editora Arqueiro

Essa dica é para os amantes de romance de época e/ou histórico. O livro é curtinho e um spin-off da série As Quatro Estações do Amor, sucesso da autora. Na trama, o Natal está se aproximando e Rafe Bowman acaba de chegar a Londres para uma união arranjada com Natalie Blandford. Com sua beleza estonteante e o físico imponente, ele tem certeza de que a linda aristocrata logo cairá a seus pés. No entanto, seus terríveis modos americanos e sua péssima reputação de farrista deixam Hannah, a prima da moça, chocada. Determinada a proteger Natalie, ela vai tornar a tarefa de cortejar a jovem muito mais difícil do que Rafe esperava. Hannah, porém, logo começa a se importar mais do que gostaria com o rude pretendente da prima. Rafe, por sua vez, passa a apreciar um pouco demais a companhia de Hannah, uma mulher forte e pragmática com um coração doce e gentil. E quando Daisy, Lillian, Annabelle e Evie, quatro amigas inseparáveis que já conseguiram encontrar o amor, decidem agir como cupidos, quem sabe o que pode acontecer? Por se tratar de um spin-off, temos personagens conhecidos pela série original, porém nada impede você de ler este livro primeiro e, caso goste, pode começar a leitura dos outros depois.

10 – O caderninho de desafios de Dash & Lily, David Levithan em parceria com Rachel Cohn (2010)
Imagem: Editora/Selo Galera Record

Se tem uma coisa que muitos brasileiros desejam é passar o Natal em um lugar que tenha neve, afinal, todo o clima natalino remete ao inverno, chocolate quente e paisagens frias, coisas que não temos no nosso Natal, que cai bem no verão. E se tem uma cidade que reuni tudo o que mais desejamos do clima de final de ano é, com toda certeza, Nova York, e é este o cenário da nossa última indicação de livro. Nesta história divertida, escrita pelo aclamado autor David Levithan (que já foi mencionado nesta lista) em parceria de sua amiga Rachel Cohn, conhecemos Lily, uma jovem que sente que chegou a hora de se apaixonar. Para achar sua cara-metade, ela vai contar com a ajuda do irmão, que cria uma série de tarefas em um caderno vermelho. Quem o encontrar, em meio às prateleiras da mais caótica livraria de Manhathan, deve aceitar ou não o desafio. Dash, um lobo solitário, encontra o caderninho em sua livraria predileta, e tanto ele quanto Lily ousam trocar sonhos, desafios e desejos nas páginas do caderno que será achado e perdido sucessivamente nos mais diferentes locais da cidade. Se você quer ter uma ideia de como é passar o Natal na “grande maçã”, esta história é perfeita.

Nesta lista temos gêneros e histórias para todos os gostos, desde romances clichês, passando por suspenses, dramas e comédia. É só escolher o que mais te agrada e começar a leitura.

Diz pra gente, você gosta de fazer leituras temáticas de final de ano? Qual livro gostaria de ler? Queremos muito saber.

Se você gostou, não deixe de curtir, comentar e compartilhar com seus amigos. E não esquece que amanhã teremos mais no Especial de Natal.

Até mais!

 
One thought on “Especial de Natal: 10 livros com temática natalina ou que se passam no Natal”

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!