Aqui no Legião Jovem sempre buscamos manter todos ligados nas novidades, mas também acreditamos que o conhecimento e fatos curiosos são importantes, afinal a cultura como um todo vem deste meio.
Hoje começamos o nosso Especial de Natal de 2020 e resolvemos iniciar falando de um dos personagens mais importantes desta época, que habita a imaginação de todos desde a infância e que também faz parte da cultura nerd.
Hoje vamos nos aprofundar na origem do Papai Noel, o bom velinho, que trás presentes para todos e que muita gente mantém vivo dentro do coração.
São Nicolau de Mira, a inspiração
Muita gente já ouvi falar que a figura do Papai Noel tem como origem São Nicolau de Mira, mas nem todo mundo sabe quem foi este homem e o que ele fez para ter servido de inspiração para um personagem que remete a bondade e generosidade.
Pois bem, segundo fatos históricos, São Nicolau foi um bispo nascido na Turquia em meados dos anos 280 d.C. e que era reconhecido por todos por ajudar pessoas carentes.
Segundo algumas informações, São Nicolau teria como prática generosa deixar, durante o período da noite, moedas nas janelas e chaminés de pessoas que passavam por necessidades. Foi deste fato que surgiu a história de que o Papai Noel usa as chaminés como passagem para entrar nas casas e deixar os presentes.
São Nicolau foi beatificado pela igreja católica por milagres e seu serviço ao próximo. Um dos principais feitos de sua vida teria sido o pagamento de dotes para o casamento de três irmãs, cujo o pai não tinha dinheiro e, se não fosse pela ajuda prestada, as meninas teriam sido vendidas para se tornarem prostitutas.
Outra prática do Natal que está intimamente ligada com São Nicolau, é a montagem da árvore natalina. Isso porque o dia do santo é comemorado em 06 de dezembro e por isso muitas pessoas usam a data como referência para dar início na decoração de suas casas.
São Nicolau de Mira é conhecido por ser o padroeiro da Rússia, Grécia e da Noruega, além de também ser considerado o padroeiro dos estudantes.
As representações do bom velinho e a Coca-Cola
Por ter origem em uma figura antiga, o Papai Noel não tinha a caracterização que conhecemos hoje em dia e levou anos para se chegar ao que temos atualmente.
Para se ter ideia, antes ele já foi representado como um homem magro, com roupas escuras, em tom de marrom, e que até mesmo exibia uma cara de poucos amigos, nada simpático com as crianças.
Em outros momentos, já foi visto como uma espécie de duende, que usava um longo chapéu e entregava trevo de quatro folhas como forma de presente, para dar sorte a quem recebia. Daí veio à história de que os duendes são os ajudantes especiais do Papai Noel.
Algumas representações do nosso bom velinho eram realmente assustadoras, que chegavam a dar medo nos adultos.
Com os anos, as modificações foram sendo feitas para deixar a figura natalina com um ar mais amigável e gentil, por isso se pensou que um senhor mais velho seria o ideal.
Contudo, a grande responsável pela figura do Papai Noel como conhecemos hoje é a gigante Coca-Cola. Isso mesmo meus amigos, foi a empresa a responsável pela caracterização e que popularizou o personagem como nós conhecemos.
Isso aconteceu em 1931, quando a uma propaganda do refrigerante foi feita para as festa de final de ano. Como podemos observar abaixo, a figura é muito parecida com o que temos até hoje:
Então quer disser que a roupa vermelha é por causa da Coca? Sim, isso mesmo. O Papai Noel usa roupa vermelha porque é a cor da empresa e está com vestimentas de inverno porque em dezembro, no hesmifério norte, é época do inverno.
Alguns fatos sobre o Papai Noel
- Como sabemos, o bom velinho mora no Polo Norte com sua esposa, a Mamãe Noel, e tem como companhia renas de estimação, que puxam seu treno na véspera de Natal. Contudo, o que pouca gente sabe é que o local da residência dele foi escolhido por ser isolado, sem praticamente nenhum habitante e por ter neve, contribuindo com a ideia de inverno.
- Aqui no Brasil o chamamos de Papai Noel, em Portugal ele é Pai Natale e nos Estados Unidos é Santa Claus.
- Em algumas cidades são montadas pequenas vilas , como se fossem o local da moradia do personagem, para alegrar as crianças e dar a ideia de visitar sua residência.
- No Brasil, algum tempo atrás, houve a tentativa de deixar o Papai Noel mais tropical, tendo em vista que em nosso o Natal cai bem no verão. Contudo, o visual do bom velinho surfista, com chinelos Hawaina e camisa florida não agradou o público, sendo deixada de lado esta ideia e se mantendo o personagem tal qual conhecemos.
Enfim, estes são alguns fatos e conhecimentos sobre a origem do Papai Noel. Qual deles você já conhecia? Conta pra gente.
Nós próximos dias, até o Natal, teremos vários post’s especiais para data com a cultura nerd envolvida, assim já vamos entrando no clima das festas de fim de ano. Continue ligado no site e nas nossas redes sociais para não perder nada do nosso Especial de Natal 2020.
Amanhã tem mais, aguarde.
Legião Jovem, você sempre antenado!
[…] que contribui para toda magia natalina. Inclusive nós já fizemos uma post especial contando a origem do Papai Noel e mais curiosidades, se você ainda não conferiu aproveita porque está muito […]