Filme foi desenvolvido e lançado no Disney+
Não tem jeito. Quando se fala em Natal, é impossível não pensar no filme Esqueceram de Mim, principalmente entre a galera que foi criança entre a década de 80 e início dos anos 2000.
O longa protagonizado por Macaulay Culkin e lançado em 1990, se tornou um verdadeiro clássico das festas de fim de ano, sendo que sempre passava na famosa Sessão da Tarde da TV Globo na semana do Natal. E todo mundo parava para assistir, mesmo tendo visto várias outras vezes.
A produção inclusive ganhou sequências, mas estas não ficaram tão famosas quanto a primeira. Verdade seja dita, nenhuma outra história conseguiu superar a do menino que fica sozinho em casa, fazendo tudo aquilo que sempre desejou e ainda por cima enfrentando uma dupla de ladrões atrapalhados. Detalhe: mesmo tendo Macaulay como protagonista, o sucesso não foi o mesmo.
Por estes motivos, quando a Disney anunciou um remake do filme para sua plataforma de streaming Disney+, muitos fãs começaram a criticar e dizer que não deveriam “mexer” com um clássico. Mesmo assim a produção foi lançada em novembro e, para surpresa de muitos, as críticas foram positivas.
Com tudo isso vem a pergunta: vale a pena conferir Esqueceram de Mim no Lar, Doce Lar?
Primeiramente o que você deve saber é que o filme não é uma sequência dos anteriores e nem propriamente um remake, uma refilmagem da história clássica, é apenas uma nova trama, que você deve conferir sem ficar pensando no outro filme, por mais complicado que isso possa parecer.
O filme acompanha Max (Archie Yates do longa “Jojo Rabbit”), um garoto de 10 anos que é esquecido em casa no feriado natalino, enquanto toda a sua família viaja para Tóquio. Sim, parece exatamente a mesma sinopse do primeiro, porém, enquanto Kevin, protagonista original, curtiu ficar em casa sozinho, Max logo percebe que isso é um problema.
Esta é uma das primeiras diferenças na história. Kevin sempre sonhou em ter a casa só para ele, para poder comer o que quisesse e fazer tudo como sempre desejou. Já Max, em um primeiro momento acha divertida esta história de estar sozinho, contudo acaba percebendo como isso é errado e tenta resolver a situação.
Se pararmos para pensar, o novo filme vai trazer essa reflexão de como o fato dos pais esquecerem de um filho é algo extremamente desagradável, principalmente para a criança que acaba se sentindo abandonada. Não, o filme não vai focar nisso e se transformar em um grande drama, mas ele trás sim essa reflexão extremamente necessária, que praticamente não falamos do filme dos anos 90.
Um segundo ponto que difere as histórias é a nova dupla de “invasores”. No filme clássico, dois ladrões resolvem assaltar a casa de Kevin, aproveitando que todos foram viajar e o bairro esta sem movimento nenhum. Eles acabam dando de cara com o garoto, que não abaixa a cabeça e defende sua casa de todas as formas possíveis, tornando a “missão” da dupla algo praticamente impossível.
Agora, na versão de 2021, temos um casal, formado pela dupla de comediantes Ellie Kemper e Rob Delaney, que também precisam “invadir” a casa, porém suas intenções são outras. Eles não são uma dupla de ladrões. Na verdade, eles precisam entrar na casa de Max para recuperar um objeto, que pode custar todas as suas economias e até a casa onde vivem.
Veja também: por que Esqueceram de Mim faz sucesso até hoje?
Apesar de realmente usarem artimanhas um tanto quanto duvidosas, tentar enganar o menino de várias formas e acabarem caindo em armadilhas, a dupla não tem uma intenção ruim e nem podem ser vistos como “vilões”, como os ladrões do outro filme.
O casal possuí realmente um motivo para fazerem o que estão fazendo, sendo que vamos entender a história deles ao longo filme. Mas não se preocupe, as cenas engraçadas também fazem parte e você vai se divertir com estes dois.
Estas são as duas diferenças principais desta “nova versão”, mas o filme é muito mais que isso. Ele consegue homenagear a história da qual surgiu, colocando referências que vão fazer os fãs se sentirem lembrados, ao mesmo tempo que atualiza a trama, sempre com muito respeito e cuidado.
Ele também reserva muitas supressas, sendo que uma é extremamente especial: mostra o que aconteceu com o personagem de Macaulay. Tenho certeza que se você já conferiu o filme dos ano 90, sempre ficou pensando o que tinha acontecido com o esperto Kevin. Pois agora temos uma resposta.
Dito tudo isso, nossa resposta para a pergunta do título é: sim, vale a pena conferir o filme.
Como dissemos, você não deve dar o play pensando no filme original e nem com preconceitos já estabelecidos, pois isso pode acabar te frustrando. Assista o filme como ele é, uma nova história, uma nova trama que de vez enquanto vai te fazer voltar no tempo.
Principalmente veja o filme como algo positivo. Assim como muitos de nós crescemos marcados por Esqueceram de Mim, as crianças e adolescentes desta nova geração também merecem ter algo do tipo, um filme que vai lhes trazer boas sensações no clima de Natal e que pode marcar sua infância.
Nós concordamos que quando se fala em clássico, é realmente difícil fazer algo novo e dá medo de que “estraguem” a obra que tanto amamos. Porém, também não podemos ficar presos à isso e acabar perdendo algo que pode ser bom, positivo, que vem para somar, atualizar algo que nos é marcante. Temos que abrir nossas cabeças e coreações.
Nossa dica para você é que aproveite a semana do Natal para conferir o filme de 90 e na sequência conferir o novo. Tem coisa melhor do que sessão cinema em clima natalino? Agora temos duas histórias para nos fazer rir.
Esqueceram de Mim no Lar, Doce Lar está disponível no Disney+. Ah, a obra original também esta na plataforma, então não tem desculpa para não assistir.
E aí, vai dar uma chance?