qui. nov 21st, 2024

Filme é um clássico do gênero

Se tem uma coisa que combina com Natal, são filmes natalinos. Praticamente todo mundo gosta de entrar no clima das festas de fim de ano assistindo a algum filme de comédia, romance, família e até mesmo de terror, que tenha como pano de fundo estas comemorações.

E se tem um filme que traduz esta “tradição”, que é referência no assunto desde que foi lançado e que ficou eternizado nesta época é Esqueceram de Mim, protagonizado pelo por Macaulay Culkin.

Mas, porque este filme fez e faz tanto sucesso? O que ele tem de diferente que marcou gerações e continua sendo relevante tantos anos depois?

No nosso Especial de Natal de hoje vamos tentar responder estas perguntas e, claro, relembrar este filme que é um clássico da Sessão da Tarde, daqueles que você pode ter assistido centenas de vezes, mas se estiver passando de novo, com certeza você irá parar para ver.

Trama diferenciada

Lançado em 21 de dezembro de 1990, no Brasil, Esqueceram de Mim inovou nas tramas natalinas, ao deixar de lado os romances clichês e confusões familiares, apostando no protagonismo de uma criança travessa.

Na história, o levado Kevin McCallister, de oito anos, se comporta mal na noite anterior a uma viagem de família à Paris e, por isso, sua mãe o faz dormir no sótão como forma de castigo. O menino, com raiva pela atitude da mulher, acaba desejando que sua família suma, que não esteja em casa naquele Natal.

No outro dia, por estarem atrasados e uma tremenda confusão acontecer, os McCallister acabam indo para o aeroporto e viajando sem Kevin, que, quando acorda, acredita que teve seu pedido atendido e se anima por ter toda a casa para ele.

Sem a supervisão dos pais, o menino se esbalda, comendo o quer, correndo e pulando pela casa, ouvindo música alta e fazendo tudo o que tem direito. Contudo, logo ele percebe que dois vigaristas planejam roubar sua residência e somente ele poderá proteger os bens de sua família.

Parece loucura quando falamos de pais esquecendo o filho durante uma viagem e é justamente este o diferenciam do longa. É algo extremamente inconcebível que isso aconteça e, mais ainda, é de se surpreender a atitude do protagonista mirim, que não se assusta diante da situação e toma para si toda responsabilidade.

Devemos lembrar que o final dos anos 80 e início dos anos 90 foram marcados por filmes de comédia que mostravam exageros e apostavam em tramas que misturavam a realidade com a fantasia. Como o famoso O Mentiroso do astro Jim Carrey e Um Príncipe em Nova York de Eddie Murphy. Acabou que a produção de Chris Columbus saiu da curva, pensou fora da caixinha, apostou no exagerou, mas inovou em uma história que não havia sido pensada antes, conseguindo sucesso logo de cara.

Interpretação de Macaulay Culkin

De nada vale uma trama diferenciada, que aposte no novo, se não se encontrar atores que entendam o objetivo dela e que deem vida aos personagens apresentados.

Graças a Deus isso não aconteceu e o filme encontrou um elenco incrível, formado por grandes nomes como Catherine O’Hara e John Heard. Porém, devemos assumir que Macaulay Culkin é a alma do filme e é impossível pensar na trama com outro protagonista que não seja ele.

O ator, com seus dez anos, já havia participado de outros filmes e programas de TV, mas foi nesta produção que ele mostrou todo seu potencial, ao encarnar o perfeito garoto travesso, esperto e que não tem medo de nada.

Sua interpretação foi certeira, com suas caras e bocas que se tornaram referência e são base para vários memes de hoje em dia, presentes em todo canto pela internet.

A gente acredita mesmo que o menino é corajoso, que ele ama sua família, apesar de ter conflitos, e que fará de tudo para proteger seu lar. Sua interpretação ficou tão eternizada na memória e infância de tantas gerações, que um dos desejos da criança da época era ficar sozinho em casa e enfrentar ladrões, só para colocar em prática uma das várias armadilhas que o Kevin monta.

Para mal dos pecados, Culkin ficou tão marcado pelo personagem, que sua carreira acabou caindo em declínio após a infância e durante a adolescência, mesmo com outros grandes filmes no currículo, como Meu Primeiro Amor e Anjo Malvado.

O ator já afirmou que, por sentir que nunca mais conseguiria se desfazer da imagem de Kevin, acabou entrando em depressão e abusando do consumo de drogas, para esquecer o as coisa pensava. Tenso.

Antagonistas pra lá de engraçados

Nós falamos da esperteza de Kevin, que não deixa a peteca cair e da interpretação brilhante do ator, que nos faz acreditar em uma criança esperta e travessa. Mas de nada adiantaria se os antagonistas não fossem bons e os ladrões não tivessem o carisma perfeito.

O filme, mais uma vez foi abençoado e os atores Joe Pesci e Daniel Stern, foram os escolhidos para dar vida a dupla de meliantes Harry Limee Marv, respectivamente.

Os atores entregas uma atuação brilhante, a perfeita dupla de ladrões, tendo um que se acha super inteligente, preparado e mandão, enquanto o outro é “burro”, bobão e tem o coração mole, sempre aceitando as ordens do outro.

Joe Pesci e Daniel Stern se destacaram tanto no papel da dupla ladrões, que garantiram presença na continuação do filme / Foto: Divulgação

No final, o que temos são dois trapalhões, que tem o “plano perfeito” para roubar uma casa que ficará vazia durante as festa de fim de ano, mas que não contavam com a presença de um garoto mais inteligente que eles.

O que nós, espectadores recebemos é várias confusões, com os ladrões tentando entrar na casa e caindo em todas, repito, TODAS as armadilhas criadas pelo menino.

É de chorar de rir quando eles acham que estão sendo alvo de tiros, mas que na verdade é um filme de faroeste e algumas bombinhas de brinquedo, ou quando levam choque por colocar a mão em uma maçaneta energizada. A gente se pergunta com eles podem ser tão bobos para serem passados para trás por uma criança tão nova.

Final feliz

Claro que, por se tratar de um filme de comédia e, mais ainda, com clima de natal, o longa apresenta um final feliz e logo percebemos que a família não esqueceu o menino em casa de propósito, mas foi tudo um erro, uma grande confusão.

É muito bom ver o reencontro de Kevin com seus pais e perceber que o menino também sentiu falta dos seus familiares, percebendo que se está ruim com eles, pior sem eles, não é mesmo?!

Apesar de ele conseguir se safar e se manter seguro, é somente com a volta de sua família que ele se senti finalmente a salvo e percebe que seria terrível passar o Natal longe de todos. Um final feliz, que aquece nossos corações depois de tantas risadas.

Fotografia, cenário e trilha sonora

Por se tratar de um filme americano e se passar no Natal é claro que temos muita neve e isso é muito gostosos, principalmente para nós, brasileiros, que não temos neve em nosso país.

Aliás, o filme é um dos responsáveis pelo desejo de muita gente de passar as festas de final de ano em local que seja inverno e que tenha neve, que fique tudo branquinho e que se tome muito chocolate quente para se aquecer.

Tanto a fotografia quantos os cenários nos transportam para este clima, onde quase podemos sentir o vento gelado em nossos rostos e nos encartar com várias luzinhas coloridas.

A casa onde o filme foi gravado ficou famosa e extremamente valorizada após o sucesso do longa / Foto: Divulgação

A trilha sonora é outro ponto forte, que ficou eternizada na memória de quem assistiu ao filme e que sempre se lembra de alguma cena quando ouve um trecho de alguma canção que toca no longa.

Com tantos pontos positivos e incríveis, não é de se estranhar que Esqueceram de Mim tenha se tornado um fenômeno e clássico dos natais, tendo ganhado uma continuação em 1992, também protagonizada por Macaulay Culkin, que fez tanto sucesso quanto o primeiro

Se você é da nova geração e nunca assistiu ao filme, não perde mais tempo e vai conferir. Se você é da época e gosta do longa, esta é a época do ano perfeita para rever e sentir aquela nostalgia gostosa da infância.

E não esquece, depois de assistir ao filme, volte aqui e responda a pergunta: para você, o que faz de Esqueceram de Mim um sucesso?

Nosso Especial de Natal continua amanhã. Se você perdeu o post de ontem, é só ir nos arquivos do site e procurar, você vai amar.

Legião Jovem, você sempre antenado!

 
2 thoughts on “Especial de Natal: por que “Esqueceram de Mim” faz tanto sucesso até hoje?”

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!