Evento é um dos mais aguardados pelos fãs da DC
Um dos eventos mais esperados para o segundo semestre na CW é, sem dúvidas, o crossover das séries que fazem parte do Arrowverse da DC. Muitos especulam que este momento, intitulado Crise nas Infinitas Terras, pode ser comparado ao que Ultimato representou para o universo de Vingadores.
Se você está confuso e não sabe do que se trata, leu várias notícias, sabe que vão ter vários personagens se encontrando, mas não entendeu nada, não entre em desespero. Neste post nós vamos explicar tudo para você, de uma forma simples e clara.
Vem com a gente!
De onde surgiu a ideia para Crise nas Infinitas Terras?
Antes de mais nada é extremamente importante saber de onde veio esta ideia de unir todos os heróis dentro de um mesmo evento.
Basicamente, a ideia veio de um dos mais importantes arcos dentro do universo da DC Comics, o arco das Crises nas Infinitas Terras. É uma publicação de doze edições de histórias em quadrinhos, publicadas em 1986 e se caracteriza por mostrar multiversos e versões de vários personagens famosos da companhia como Superman, Batman, Mulher Maravilha e Flash.
A série de quadrinhos veio para colocar uma espécie de finalidade nesta ideia de multiverso, ou seja, para acabar com todas as várias versões de heróis, tempo e espaço apresentados em várias outras revistas. Tudo convergiu naquele momento, com os heróis unidos para salvar a Terra e retomar o equilíbrio.
Crise foi roteirizado por Marv Wolfman e desenhada por George Perez, sendo uma das histórias mais queridas por parte dos fãs da DC, que gostam dos rumos que a trama toma e da forma como são abordados os problemas e soluções.
Arrowverse e crossovers
Quando foi lançada a série Arrow lá em 2012, a DC já tinha muita presença da televisão. Através da CW, a companhia já havia mostrado seus heróis como Superman e Batman.
Contudo, a trama do Arqueiro Verde veio para mudar os rumos como as séries eram apresentadas, dando um formato mais realista e urbano as produções.
Desde o começo, era nítida a vontade de se produzir outros programas que conversassem com a série e, por isso, desde a primeira temporada existem eventos marcantes e que abrem espaço para introduzir outros personagens e ideias, como, por exemplo, a ideia de universos paralelos (multiversos).
Dentro de Arrow, fomos apresentados a personagem Canário Negro, que deixou de ser a ex-namorada do herói e ganhou grande destaque e importância dentro (e fora) da trama.
O primeiro crossover que assistimos foi entre Arqueiro Verde e Flash, quando a série do velocista era algo ainda incerto para quem assistia. Vimos o cientista ser apresentado durante o oitavo episódio da segunda temporada de Arrow. Barry Allen é introduzido e somente temos vemos a explosão em Central City, que dá origem ao herói Flash. Ali surgiu o spin-off de Arrow e que serviria de base para o Arrowverse.
A entrada de Flash abriu a porta para viagem no tempo, de onde temos a inclusão de Legends of Tomorrow, como também a ideia de Terras paralelas, de onde foi possível incluir Supergirl no universo apresentado pela CW.
A cada novo surgimento de personagem ou ideia de herói, vemos pequenos crossovers acontecendo, principalmente dentro de Arrow e Flash. É possível perceber a presença de algum personagem aqui ou ali, o comentário a respeito de um herói ou algum evento que acontece em determinada série e traz consequências para outra.
O momento mais arriscado, em todo este processo, foi, sem dúvidas, a criação de Legends of Tomorrow, tendo em vista que eles apostaram em trazer personagens que já haviam morrido para outro contexto. Apesar da aposta alta, o tiro foi certeiro e deu muito certo, com muita coerência e objetividade. Assim, fomos apresentados a personagens importantíssimos como Mulher-Gavião e Gavião Negro, além de vilões poderosos, como Vandal Savage. Além disso, a série aprofundou toda a ideia de multiverso.
Alguns furos de roteiro foram concertados e a introdução de outros personagens foi realizada, como de Constantine, que deixou a NBC e foi parar nas mãos da CW aparecendo em Arrow.
As falhas foram resolvidas, principalmente, na terceira temporada de Flash e agora temos um grande universo, cheio de heróis que podem coexistir em um mesmo espaço e tempo, ajudando e interagindo.
Como a Crise irá afetar cada série da CW
Com a proximidade do retorno das séries da CW, muitas notícias estão surgindo, teorias e boatos para tentar entender como o arco da Crise irá afetar cada série. Já sabemos que este evento irá trazer um novo rumo para as produções e abaixo separamos o que poderemos ver:
- Arrow: A oitava temporada será a última do Arqueiro Verde e contará com menos episódios. Por isso mesmo, é possível que o arco da crise não fique tão em foco em Arrow, afinal temos que ter o final para o personagem. Além disso, a série foi a primeira a mostrar a ideia de Crise nas Infinitas Terras, quando o Monitor (LaMonica Garret) retornou, nos momentos finais do último episódio da sétima temporada, para cobrar o acordo que fez com Oliver Queen no final do crossover Elseworlds. Esta foi a maior pista de que o evento da crise estava bem perto.
- Flash: Durante as últimas cinco temporadas da série sempre éramos lembrados que Crise nas Infinitas Terras iria acontecer e que, no futuro, Flash estaria desaparecido. Porém, a maior mudança veio quando o jornal, que antes mostrava este futuro no ano de 2024 mudou para 2019, indicando que este seria o ano do evento. Com Eobard Thawne livre, uma nova linha temporal foi criada, onde Nora realmente desapareceu, como resultado desta nova realidade.
- Supergirl: O maior momento do final da última temporada da série foi quando o Monitor visita a Ilha Shelly e encontra o corpo do agora morto Lex Luthor. O provável é que a morte do personagem tenha servido como prelúdio para os eventos de Crise nas Infinitas Terras.
- Legends of Tomorrow: Vimos que o Monitor acompanhou todas as alterações nas linhas temporais feitas pelos Lendas e não gostou nada do que viu. Sendo assim, agora temos um Zari desaparecido e o provável é que este fato, somado as grandes alterações temporais tenham repercussões negativas dentro da Crise.
Como serrão apresentados os episódios e novos personagens
Já se sabe que a CW dividiu seu grande crossover em diferentes episódios, em cada série diferente e que, no total, serão cinco horas voltadas para os eventos mostrados.
Além disso, também foi informado que uma grande parte do momento se passará dentro da série Batwoman, nova produção e grande aposta da CW para continuar expandindo seu universo.
Também foi revelado que teremos a introdução de novos personagens, heróis, dentro de Crise nas Infinitas Terras. São eles:
- William Dey (Staz Nair): Será um novo repórter que baterá de frente com Kara em Supergirl. Ele é um personagem criado especialmente para este momento e deve ser apresentado no primeiro episódio da nova temporada.
- Malefic J’onzz: Chegou na terra no final da quarta temporada de Supergirl e deve ter um grande papel como vilão em crise.
- Brainiac-5 Feminina: (Meaghan Rath): versão feminina do Brainiac-5, ainda não se sabe qual será seu papel em Crise nas Infinitas Terras.
- John Diggle Jr. (Charlie Barnett): Filho biológico de John Diggle, foi apresentado na sétima temporada de Arrow, que em parte se passou no ano de 2040. É o líder de uma gangue.
- Andrea Rojas/ Acrata (Julie Gonzalo): Será a nova heroína introduzida em Supergirl. É de origem mexicana e tem seus poderes oriundos de um misterioso símbolo mais. Faz parte do universo da DC nos quadrinhos.
- O filho de Lois e Clark:Já foi confirmado o retorno do casal dentro da crise e se espera a presença do filho deles, que os fãs especulam que pode ser Jon Samuel Kent, o Superboy.
- Tommy Elliot/ Silêncio:Vários vilões de Batman irão aparecer em Batwoman e o primeiro deles será Silêncio. Ele terá ligação com a crise.
- Ramsey Rosso/ Bloodwork (Sendhil Ramamurthy): Será um dos dois vilões principais na temporada de Flash e é descrito como o mais assustador.
- Bruce Wayne/ Batman (Kevin Conroy): Batman será mostrado mais velho, em uma linha do tempo do futuro dentro do crossover. Pode ser o indicio de uma futura série do Batman?
- Anti-Monitor (LaMonica Garret): É o grande vilão de Crise nas Infinitas Terras. Irmão gêmeo perverso do Monitor, que será interpretado pelo mesmo ator.
A versão da série
Tanto o diretor quanto os produtores já informaram que o crossover será a interpretação deles da Crise, ou seja, será feita de uma forma a conversar com as séries da CW e não para mostrar exatamente o que os quadrinhos mostraram.
Claro que a história em desenho é a base, mas toda a trama será desenvolvida de forma a conversa com todo o universo criado até aqui dentro das produções de TV.
Enfim, com toda certeza é um grande momento tanto para DC quanto para CW, onde poderemos ver um novo rumo surgindo dentro das produções. Agora só podemos esperar e torcer para que seja algo extraordinário, que entregue tudo aquilo que se propôs e agrade aos fãs.
Esperamos que este post tenha lhe ajudado a entender um pouco mais de tudo o que veremos quando as séries retornarem.
Até lá, continuaremos acompanhando as notícias e trazendo para você.
Até mais!