2022 marca 77 anos que os prisioneiros sobreviventes de Auschwitz foram libertos
Hoje é o Dia Internacional da Lembrança do Holocausto, uma data para se lembrar dos horrores vividos pelos judeus e outras minorias durante a 2ª Guerra Mundial.
O dia 27 de janeiro não foi escolhido por acaso. Na realidade, em 27 de janeiro de 1945 foi o dia em que o Exército Vermelho libertou os prisioneiros de Auschwitz, o maior e mais terrível campo de concentração de todo o período. Neste local, milhares de pessoas foram mortas das formas mais horríveis possíveis, como câmaras de gás, tortura, paredão de fuzilamento, entre outros.
Com o final da guerra e derrota alemã, os sobreviventes foram libertados e o mundo teve acesso aos horrores que homens, mulheres, crianças e idosos sofreram durante anos.
Por este motivo, foi escolhido um dia internacional para que o mundo se lembre do período mais sombrio da história da humanidade e para que tais coisas não voltassem a acontecer.
Pensando nisso, nós separamos uma lista com cinco filmes que mostram o sofrimento e a luta de pessoas dentro dos campos de concentração. São filmes fortes, que, em geral, não trazem um final feliz, mas mostram a realidade do período.
Confira e prepare-se para chorar!
– O Menino do Pijama Listrado (2008)
Baseado em um livro de mesmo nome do autor irlandês John Boyne, a trama mostra a história de Bruno (Asa Butterfield), um menino de oito anos, que se muda com sua família de Berlim para as proximidades de um campo de concentração, onde seu pai se tornou comandante. Se sentindo infeliz e solitário, o menino vive vagando por perto de sua casa, até o dia que encontra Shmuel (Jack Scanlon), um garotinho da mesma idade. Mesmo com uma rede de arame farpado os separando, os meninos se tornam amigos e criam um vínculo inesperado. Contudo, as consequências desta amizade proibida logo começam a aparecer. O diferencial tanto do filme quanto do livro, é mostrar a guerra através dos olhos de uma criança muito pequena, que não entende o que está acontecendo ao seu redor. Disponível no Globoplay.
– A Vida é Bela (1997)
Um verdadeiro clássico, amado por todos e vencedor de dois Oscar. No longa conhecemos o judeu Guido (Roberto Benigni) e seu filho Giosué (Giorgio Cantarini), que são capturados e levados para um campo de concentração nazista. Afastado da esposa, o homem tem que usar a imaginação para fazer o filho pequeno acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com a intenção de protegê-lo do terror e da violência que os cercam. É um filme doce, intenso e que nos deixa com os sentimentos a flor da pele. Vemos como um pai é capaz de tudo pelo filho e como o ser humano é capaz de várias atitudes para se proteger das situações mais terríveis. Disponível no TeleCine Play.
– A Lista de Schindler (1993)
Outro clássico vencedor do Oscar e baseado em uma história real. O filme nos apresenta Oscar Schindler (Liam Neeson), um alemão que vê na mão de obra judia uma solução barata e viável para seus negócios durante a guerra. Com sua forte influência dentro do partido nazista, foi fácil conseguir autorizações e abrir uma fábrica. Contudo, o que poderia parecer uma atitude de um homem ganancioso e sem coração, se transformou em um dos maiores casos de amor à vida da história, pois este alemão abdicou de toda sua fortuna para salvar a vida de mais de mil judeus em plena luta contra o extermínio alemão. Disponível no Amazon Prime Video.
– O Pianista (2002)
Um retrato da destruição e do horror que uma guerra é capaz de trazer. Em O Pianista conhecemos Szpilman (Adrien Brody), um pianista judeu polonês que vê a cidade de Varsóvia mudar gradualmente durante a Segunda Guerra. Ele é forçado a se mudar para o Gueto de Varsóvia, mas depois é separado de sua família durante a conhecida Operação Reinhard. A partir deste momento e até que os prisioneiros sejam libertados, Szpilman se esconde em vários locais entre as ruínas da cidade, lutando pela sua sobrevivência.
– Olga (2004)
O representando nacional nesta lista narra a história de Olga Benário, interpretada brilhantemente pela atriz Camila Morgado. Olga era uma judia alemã e militante do partido comunista. Ela se torna alvo de perseguição em Berlim e acaba fugindo para Moscou, onde recebe treinamento militar e fica encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes (Caco Cicler) de volta ao Brasil. Na viagem, enquanto planejam a Intentona Comunista contra o presidente Getúlio Vargas, os dois acabam se apaixonando. Parceiros na vida e na política, Olga e Prestes passam a lutar pelo amor, pelo comunismo e pelas suas vidas. É um filme de muita qualidade e que mostra aspectos da história do nosso país que muitas vezes desconhecemos. Disponível no Globoplay.
Esta lista é formada por filmes tristes e dramáticos, reais ao ponto de nos fazerem sentir um frio na espinha. Porém, eles são extremamente importantes porque mostram um período da história humana manchado de sangue e que é capaz de nos tocar, ao ponto de repensarmos nossas atitudes e os rumos que nossa sociedade está tomando.
Devemos sempre lembrar e refletir sobre grandes tragédias humanas para não repetirmos os mesmos erros. Por este motivo achamos importante trazer esta lista. Separe um momento do seu dia, da sua semana e assista pelo menos um destes filmes. O melhor é que a maioria está disponível em serviços de streaming.
Curtiu? Então compartilhe com seus amigos e nos marque nas redes sociais.
Até mais!