Revelações e críticas ao estúdio deixaram público chocado
Se você acompanha as produções do Marvel Studios, provavelmente já se deparou com uma cena ou outra, em filmes ou séries, que deixaram a desejar na parte dos Efeitos Especiais. De forma geral, esta é uma reclamação antiga por parte do público e vem se intensificando nos últimos tempos.
Aconteceu no filme solo da Viúva Negra, em cenas das séries Cavaleiro da Lua e Ms. Marvel, como também no recém lançado Thor: Amor e Trovão. Foram falhas que não passaram desapercebidas pelos olhos de quem assistia.
Porém, o ápice destas reclamações se deram após a divulgação do primeiro trailer da série She-Hulk. O visual da heroína deixou todo mundo de queixo caído, mas para o lado negativo. A situação foi tão grande, que começaram a surgir comparações e memes afirmando que a personagem poderia integrar a animação Shrek, sendo que até o desenho seria melhor do que o visual da série.
Isso tudo começou a gerar uma grande discussão: afinal, o que estaria acontecendo? Por que as produções estavam deixando a desejar em seus efeitos? Dinheiro não seria problema, afinal o estúdio é o mais lucrativo da atualidade.
Pois bem, eis que a resposta foi finalmente revelada e pegou todo mundo de surpresa. Na verdade, os profissionais da área de efeitos especiais estão se recusando a trabalhar para a Marvel e afirmam que a empresa seria o pior cliente entre todos.
Por essa ninguém esperava. A revelação tomou a internet na tarde de ontem (11), foi manchete em vários veículos de entretenimento nos Estados Unidos e deixou todo mundo chocado. Mas se você perdeu esse rolê ou não está entendendo nada, vem com a gente que te contamos os detalhes.
“Francamente, estou cansado de trabalhar em séries da Marvel”
Trabalhar para um grande estúdio, com várias produções por ano e que utiliza tantos efeitos seria o sonho de qualquer profissional da área. Mas este sonho se tornou um pesadelo revelado através de uma discussão em um fórum do Reddit.
Em um grupo de profissionais de efeitos especiais, uma conversa intitulada “francamente, estou cansado de trabalhar em séries da Marvel” foi iniciada, com vários artistas comentando as experiências que tiveram ao serem contratados pela empresa.
Um dos usuários, que usava o nome Independent-Ad419, comentou que uma das suas maiores frustrações com o estúdio era a falta de gerenciamento da área de efeitos e o total desprezo por cronogramas, sendo que mudanças e adições sempre seriam pedidas em cima da hora, atrapalhando a qualidade do trabalho. Muitos outros usuários partilharam desta opinião e ainda decretaram que o estúdio teria a “pior gerência de efeitos visuais por aí”. Tenso!
Muda, muda e muda
Como se pode perceber através dos comentários na discussão, a maior reclamação mesmo é a falta de planejamento do estúdio, que parece sempre estar perdido e não ter definido exatamente o que quer em suas cenas, promovendo sempre mudanças gigantescas na última hora. Uma ironia grande para quem sempre foi elogiado por sua organização de calendário de estreias.
As condições de trabalho com todas essas mudanças pedidas seriam terríveis, pois muitos artistas acabavam virando dias e noites sem descanso para entregar o projeto, sendo que o resultado nem sempre seria bom.
Um dos exemplos mais levantado seria uma situação em Thor 2. Segundo publicado por samvfx2015, “(…)eles (estúdio) pediram uma pequena sequência completa, 2 ou 3 semanas antes do prazo final”.
Todas estas situações de mudanças de última hora estariam provocando uma verdadeira debandada, com profissionais se recusando a trabalhar para o estúdio. Porém, algo que também foi revelado foi que empresas especializadas em efeitos visuais eram contratadas e com isso muitos profissionais ficariam “presos” com trabalhos para a Marvel.
Isso é exatamente o que aconteceu com dois usuários, sendo que um afirmou que “Faz quase três anos que estou direto na Marvel. bem-vindo ao sétimo círculo do inferno” e com outro que disse que a empresa seria um “buraco negro de privação de sono e dieta ruim”.
O maior e pior cliente do mercado
No final da discussão os profissionais lamentaram que a Marvel esteja se tornando o maior cliente dentro do mercado. Isso não é surpresa, afinal muitos filmes e séries do estúdio são lançados todos os anos.
Eles consideram que a empresa poderia ser uma grande escola para profissionais da área, pois são muitas produções, dos mais variados estilos e que necessitam de diversas técnicas.
Contudo, a forma como gerenciam seus efeitos e o total descaço com os profissionais fariam da empresa o maior, porém também o pior cliente do mercado, sendo que muitos preferem trabalhar em outros projetos incríveis disponíveis por aí.
Relacionamento tóxico
Depois que a discussão foi revelada e uma matéria denunciando as condições de trabalho impostas aos profissionais foi publicada pelo The Gamer, o ex-técnico de efeitos especiais Dhruv Govil usou sua conta no Twitter para contar sua relação de trabalho com o estúdio e afirmou que a Marvel foi responsável por ele deixar a profissão.
“Trabalhar em produções da Marvel foi o que me empurrou para deixar a indústria de efeitos especiais. Eles são um cliente horrível, e eu vi muitos e muitos colegas meus terem problemas psicológicos por causa do trabalho excessivo, tudo isso enquanto a Marvel tenta gastar cada vez menos com efeitos”, publicou.
Govil trabalhou em duas produções do estúdio, Guardiões da Galáxia (2014) e Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017), e completou seu relato afirmando que o maior problema seria a relação tóxica que o estúdio promove no meio.
“O problema é que a Marvel é grande demais. Eles podem exigir o que quiserem, e as empresas de efeitos precisam aceitar o trabalho. É um relacionamento tóxico“.
Sem dúvidas nenhuma este é um grande problema para Marvel e mancha uma empresa que sempre pareceu muito correta em suas produções. Contudo, saber que os profissionais estão deixando de aceitar trabalho por se sentirem pressionados e com a qualidade de vida afetada, nos faz pensar o que mais estaria por trás de uma grande produção.
A empresa precisará rever a forma como gerencia seus efeitos, pois está desagradando o público e afetando o trabalho e vida de muitos profissionais. É a hora de pisar no freio e recalcular a rota.
E você, o que achou de toda esta situação? Qual a sua opinião diante do que foi revelado pelo profissionais? Deixe seu comentário.
Legião Jovem, você sempre antenado!