Divulgação do trailer causou polêmica nas redes sociais e comparações com herói Lanterna Verde
Todo mundo estava ansioso por novidades da série Ms. Marvel, produção da Marvel que fará parti do catálogo do Disney+.
Tendo sido anunciada à praticamente três anos, a série acabou sendo adiada algumas vezes, passou por reformulações e nenhuma novidade surgiu nos últimos meses. Porém, ontem (15) foi revelado que a produção estreia em 08 de junho e junto com a data tivemos a divulgação do trailer.
Confira:
Contudo, diferentemente do que se esperava, o trailer tem causado uma certa polêmica entre os fãs da heroína, principalmente dos que a conhecem das HQ’s, tudo devido à mudanças em seus poderes.
Esta “suspeita” de que os poderes de Kamala Khan, interpretada pela atriz Iman Vellani, teriam sido mudados surgiu logo que informações da produção foram anunciadas e se tornaram mais sólidas quando as primeiras imagens da série surgiram.
Porém, o trailer veio para comprovar que mudanças realmente ocorreram e isso gerou revolta de grande parte do público, que começou a afirmar que a heroína teria sido tão descaracterizada ao ponto de poder ser comparada com uma versão do Lanterna Verde da DC.
Mas que mudanças foram essas? Isso afetará a história da personagem? O que podemos esperar da trama da série? Se você está perdido e não entendeu nada, vem com a gente que te explicamos tudo.
Heroína transforma na HQ
Nas HQ’s, Kamala Khan é apresentada como uma adolescente comum, estudante e filha de imigrantes de origem paquistanesa que se estabeleceram nos Estados Unidos. Assim como outros de sua idade, ela vive em um mundo onde os heróis são conhecidos e é uma grande fã de Carol Danvers, a Capitã Marvel.
Um dia Kamala descobre que tem poderes que não imaginava: ela é capaz de transformar todo seu corpo. Ela consegue fazer mudanças de todos os tipos, desde esticar membros, produzir socos com mãos gigantes, mudar sua estatura e se transformar por inteiro. Com isso ela cria uma “nova imagem” para si, se transformando na heroína que sempre imaginou e tendo como sua fonte de inspiração a própria Danvers.
Controle de energia cósmica na série
Na série Marvel/Disney+ ela seguirá sendo uma adolescente em idade escolar, com a mesma origem, porém seus poderes foram completamente mudados. Ela não será uma transforma capaz de mudar seu corpo por inteiro. Na realidade, seu poder será o de controlar energia cósmica.
Com esta energia ela é capaz de “criar” coisas, objetos que pode manipular como deseja e utilizá-los à seu favor. No trailer vemos ela andando no céu através de pequenas plataformas, que cria com a energia que controla, e temos até mesmo uma alusão ao seu poder da HQ, quando ela cria uma mão gigante com esta energia.
A origem dos poderes
Mas as mudanças não ficaram somente nos poderes, pois elas também rolaram na origem deles. Nos quadrinhos nos é revelado que a Kamala se descobre uma Inumada, ou seja, seus poderes já estavam com ela desde sempre, ela apenas os descobre quando acaba sendo exposta em uma situação específica.
Contudo, na série, ao que tudo indica, os poderes dela serão mesmo relacionados com o cosmo e terão origem em um bracelete. Ou seja, tudo nos mostra que ela é capaz de controlar a energia graças ao objeto que encontra. Isso foi o que motivou as comparações com o herói da DC, afinal Lanterna Verde também controla uma energia cósmica através de seu anel, sendo que com ela é capaz de criar e manipular coisas como deseja.
E a história pessoal de Kamala?
Outro ponto que está sendo muito questionado e já criticado por parte dos fãs, é que com toda a mudança feita nos poderes da heroína, a história pessoal e tão importante de Kamala nos quadrinhos perde o sentido e pode nem ser mostrada na série.
Isso porque na HQ, logo que ela descobre que é capaz de transformar todo seu corpo, assume uma imagem totalmente diferente de quem ela é: se transforma em uma garota praticamente branca, alta e que se encaixa nos patrões sociais dos quais ela não faz parte.
Essas mudanças mostram todos os problemas que Kamala enfrenta no seu dia a dia para aceitar quem é, sua origem, conseguindo se colocar em um lugar comum, sem ter que sofrer nenhuma discriminação por parte de seus colegas. É uma questão importante, que fala dos sentimentos pessoais da personagem e mostram uma grande jornada que ela terá que passar até ser capaz de se aceitar como realmente é.
Se na série ela não é capaz de se “transformar em outra pessoa”, como esse lado será trabalhado? É claro que isso pode ser desenvolvido no roteiro, com momentos mostrando as dificuldades que ela enfrenta e tudo o que sente. Porém, o fato dela realmente se transformar em outra pessoa para ser aceita é muito mais forte e impactante neste sentido, trazendo mais aprofundamento para a personagem e mostrando uma jornada de herói com muito mais força.
Afinal, por que as mudanças aconteceram?
Dito tudo isso, você deve estar se perguntando: mas se ia dar toda essa polêmica com os fãs e se a história nos quadrinhos era tão boa, por que resolveram mudar tanto? A resposta para isso não é tão certa, mas tudo indica que isso aconteceu por força e coerência narrativa.
Como já se sabe, Ms. Marvel terá ligação com o segundo filme da Capitã Marvel, sendo que a série servirá de introdução para a aparição futura da personagem no longa. Além disso, sabemos toda a origem dos poderes de Carol e sua ligação com o universo, com o cosmo, por isso é fácil imaginar que os poderes de Kamala foram mudados para fazer sentido dentro da trama do próximo filme da Capitã, tendo uma ligação direta com a trama.
Outro ponto que explica essa mudança é o fato de que os Inumanos não tiveram lá uma entrada muito boa dentro do MCU. Em 2017 o canal ABC produziu uma série intitulada Marvel’s Inhumans, onde apresentou essa raça de seres humanos com poderes únicos, que foram modificados pelos alienígenas conhecidos como Kree. A produção não teve uma boa avaliação, não agradou o público e foi cancelada ainda na primeira temproada.
Sendo a Kamala dos quadrinhos uma Inumana, é compreensível entender porque os produtores resolveram não apostar nesta ideia para a série e buscaram um outro lado, que apesar de ser muito básico com um bracelete como origem dos poderes, fará sentido dentro do que se espera do futuro da heroína neste universo.
Contudo, vale dizer que em alguns momentos do trailer foi mostrando Ms. Marvel com seus poderes, porém sem o bracelete. Pode ser que a trama mostre que ela usa o objeto como força canalizadora de seus poderes, mas na realidade ela realmente possuí algo intrínseco e natural dentro de si? Sim, pode acontecer, afinal isso pode servir como porta de entrada para apresentar novos personagens e também algo relacionado com os alienígenas, lembrando que eles também fazem parte do contexto de Capitã Marvel.
De qualquer forma, só poderemos saber realmente o que a Marvel está nos reservando e as respostas para estas mudanças quando a série ir ao ar. Até lá, só nos cabe teorizar e imaginar o que pode vir a acontecer.
Você sabia de todos estes fatos? Já conhecia a origem e os poderes de Ms. Marvel dos quadrinhos? Confia no poder da Marvel em contar histórias ou está com medo das mudanças?
Ms. Marvel estreia em 08 de junho somente no Disney+.
[…] Veja também: Ms. Marvel | entenda as mudanças nos poderes da personagem […]