O cinema tem o poder de nos emocionar, de mexer com nossos sentimentos, nos fazendo chorar, rir, sorrir, ficar alegres, tristes, com medo, ansiosos e muitas outras coisas.
As cenas, os diálogos, os cenários, tudo é feito de forma a eternizar um momento, deixar registrado na memória do público aquilo que ele sentiu enquanto assistia. Porém, se tem uma coisa muito importante para que tudo isso aconteça e que sem ela a experiência não seria a mesma, é a música.
Pare agora e imagine aquela sua cena favorita, aquele momento inesquecível que te marcou, sem uma música de fundo. É difícil, não é?! Isso acontece porque toda grande cena vem embalada por uma trilha, por uma canção que tem o poder de deixar tudo ainda mais emocional. Sem uma música a cena não seria a mesma.
Para se ter ideia da força e importância da canção no cinema, existem muitas músicas que ficaram marcadas pelos filmes, que são lembradas justamente por terem feito parte da trilha sonora de uma determinada produção. É muito comum a gente falar “Sabe, aquela música que toca no filme ‘O Guarda Costa’!” ou “Você lembra o nome da música de ‘Nasce uma Estrela’?”, porque lembramos que elas tocam em cenas destes filmes antes de sabermos o nome delas ou do(a) artista.
Sabendo dessa importância, decidimos separar uma lista com músicas que ficaram eternizadas nos cinemas, que são marcantes pelas cenas das quais fizeram parte.
Vale dizer que nesta lista entraram canções conhecidas anteriormente ou que foram feitas para o filme (originais). Além disso, deixamos de fora filmes de musicais, tendo em vista que nestas produções as músicas são ainda mais importantes.
Vem conferir e cantar com a gente!
O Guarda Costa (1992) I Will Always Love You – Whitney Houston
Todo mundo viu, ao menos uma vez na vida, a famosa cena do filme, onde a estrela, interpretada por Whitney Houston, é salva de levar um tiro por seu segurança pessoal. O momento é emblemático e ficou ainda mais famoso por ser embalado pela canção I Will Always Love You. O que muita gente não sabe é que a canção foi composta e gravada originalmente por Dolly Parton, mas ficou reconhecida mesmo graças ao filme e pela interpretação de Houston.
Donnie Darko (2001) Mad World – Gary Jules
Bem antes da série Dark dar um nó na nossa cabeça, o filme Donnie Darko deixou todo mundo confuso e criando inúmeras teorias. Inclusive tem gente que não entendeu a história até hoje. Confusões a parte, o longa se tornou um clássico cult e junto com ele a música Mad World, de Gary Jules, que toca no final do filme. O seu tom melancólico, triste e de encerramento casou perfeitamente com o clima da produção, fazendo com que a canção se tornasse o hino de muitos jovens no início dos anos 2000. É isso aí, se você é um pequeno gafanhoto e só reconhece a música por causa da série Rivedale, saiba que ela já era bem mais importante e emblemática antes de aparecer no programa.
10 Coisas que Eu Odeio em Você (1999) I Can Take My Eyes Off You
“I Love You, Baby…”, duvido que você não tenha lido o nome desta música e se lembrado de Heath Leger(saudades eternas) declarando todo o seu amor, de uma forma única, engraçada e romântica, nas escadarias da escola. A canção I Can Take My Eyes Off You é antiga e já apareceu em vários filmes e seriados, porém foi em 10 Coisas que Eu Odeio em Você que ela ficou mesmo eternizada. Não tem como não contar junto.
As Branquelas (2004) A Thousand Miles – Vanessa Carlton
Se tem uma música que não pode faltar quando a lista é de canções que ficaram eternizadas por filmes, esta é A Thousand Miles da cantora Vanessa Carlton. Ela aparece em dois momentos na comédia As Branquelas, mas é a cena em que Terry Crews canta que fez ela ficar famosa. Para se ter ideia do sucesso, muita gente nem lembra da cantora, só sabe que é a música que Terry cantou. O ator ficou ligado a canção de uma forma, que é impossível imaginar a cena com outro cantando.
Guardiões da Galáxia (2014) Come and Get Your Love – Redbone
Os filmes de Guardiões da Galáxia dão um show à parte quando o assunto é trilha sonora. Embalados por muito pop e rock dos anos 60 e 70, uma das marcas registradas dos longas são as canções. Porém, se tem uma que ficou marcada entre os fãs é Come and Get Your Love do Redbone. A canção aparece na cena de abertura do primeiro filme, onde vemos nosso (ainda quase) herói Peter Quill ouvindo e cantando enquanto cata lixo em um planeta abandonado. A cena é engraçada e música voltou as paradas de sucesso quando o filme foi lançado e desde então se tornou querida entre os fãs.
Crepúsculo (2008) Decode – Paramore
Você pode até não gostar dos filmes da Saga Crepúsculo, mas não pode negar que a trilha sonora sempre foi impecável. Prova disso é todo o sucesso que as músicas conseguiram fazer. Nós poderíamos falar aqui de várias canções, inclusive de A Thousand Years, composição original da cantora Christina Perri, que se tornou a música mais romântica dos filmes e tema de vários casamentos por aí. Contudo, nesta lista optamos por colocar outra canção original que, de certa forma, deu início a tudo isso. Decode foi composta pela banda Paramore, sendo que a vocalista do grupo era extremamente fãs dos livros e pediu para a diretora do primeiro filme ouvir a música que tinha feito pensando na história. Resultado? A canção se tornou um sucesso, chegou ao topo das mais tocadas, elevou o nome de Paramore e se tornou um hino entre os fãs.
Titanic (1997) My Heart Will Go On – Céline Dion
Já que falamos de música original e romântica, vamos com uma clássica que não poderia ficar de fora jamais. Antes de A Thousand Years aparecer em todo casamento, era My Heart Will Go On que tocava em 10 de 10 casamentos. Interpretada por Céline Dion, a canção se tornou um fenômeno, assim como o filme, e marcou a carreira da cantora, que ficou no topo das rádios por várias semanas. Ainda levou o Oscar e se tornou imortal no cinema.
Dirty Dancing (1987) (I’ve Had) The Time of My Life – Bill Medley e Jennifer Warnes
Ainda na linha do romance original, mas com uma pitada de sensualidade, a galera dos anos 80 e 90 dançou muito coladinho ao som de (I’ve Had) The Time of My Life, que mostrou todo o poder de dança do casal protagonista de Dirty Dancing, que passam o filme tentado ficar junto e superar as diferenças sociais. A canção tocou demais e é um clássico do cinema, assim como o filme.
O Rei Leão (1994) Hakuna Matata
A animação O Rei Leão tem tantas músicas marcantes e premiadas que fica difícil escolher uma só, porém decidimos que Hakuna Matata é a que mais se encaixa nesta lista pelo momento que estamos vivendo. Temos passado por tanta cosia nos últimos meses, que tudo o que queremos é esquecer dos problemas e viver nossa vida de forma alegre e simples. É justamente isso que esta canção prega e por isso ela se tornou um clássico amado por todos.
8 Mile – Rua das Ilusões (2002) Lose Yourself – Eminem
Todo mundo ficou surpreso com a aparição de Eminem no Oscar deste ano. Acontece que o cantor foi homenageado e subiu no palco da premiação mais de quinze anos depois de ter ganhado o prêmio pela canção Lose Yourself do filme 8 Mile, do qual ele também era o protagonista. Na época em que foi indicado, Eminem achava que não iria ganhar por isso não compareceu, mas ele ganhou e a canção se tornou um marco do cinema, reconhecida por todos.
Armagedom (1998) I Don’t Want to Miss a Thing – Aerosmith
Aerosmith é uma banda de sucesso a anos e suas canções já eram usadas em vários filmes. Contudo I Don’t Want to Miss a Thing mostrou a força que a banda tinha e ultrapassou as barreiras do fãs, fazendo muita gente chorar nas salas do cinema no filme Armagedom. A cena é clássica, ficou marcada e eternizada com a música.
Nasce uma Estrela (2018) Shallow – Lady Gaga e Bradley Cooper
Já que falamos dela, vamos encerrar com ela, a música que estourou em 2018, que tocou em todas as rádios, que ficou no topo do Spotfi e ganhou versão brasileira (que é melhor esquecer). É claro que Shallow, interpretada por Lady Gaga e Bradley Cooper no filme Nasce uma Estrela não ficaria de fora. Esta canção é um dos exemplos mais novos de como uma música marca um filme e se torna inesquecível. Ganhadora do Oscar, ela foi feita para o longa, mas ganhou vida própria e se tornou um fenômeno.
É claro que existem muitas mais, infinitas músicas que faltaram nesta lista, nós sabemos, mas é que ficaríamos aqui eternamente colocando todas.
Então deixamos com você, qual música você adicionaria nesta lista? Qual canção marcou você e tornou aquele filme inesquecível? Conta pra gente, quem sabe não fazemos uma nova versão desta lista.
Nós adoramos relembrar todas estas canções. O difícil foi deixar de cantar enquanto escrevíamos este post.
Até mais!