Hoje é uma data muito especial, é Dia dos Professores. É o dia destes profissionais tão importantes para qualquer pessoa e para construção de um mundo melhor, afinal a educação transforma e os professores são o instrumento para que isso ocorra com qualidade.
Verdade seja dita, todo grande profissional teve em seu caminho vários professores, que muitas vezes não receberam o reconhecimento devido por seu trabalho. Na maioria do tempo esquecemos que são eles que estão do nosso lado, na nossa caminhada, doando seu tempo e vida em prol da educação.
Nós do Legião Jovem não poderíamos deixar esta data passar em branco, afinal todo mundo teve, têm ou vai ter um professor especial, inesquecível e influente na vida. Por isso mesmo, separamos uma lista com os 10 professores mais influentes da cultura pop.
Vem conferir!
1 – Keating (Sociedade dos Poetas Mortos, 1989)
Um dos filmes mais emocionantes e que marcou o cinema. O longa mostra a história do professor John Keating, interpretado pelo inesquecível Robin Williams. Keating é um professor de poesia com uma dinâmica bem diferente, que trabalha dentro de uma escola preparatória para garotos extremamente conservadora. Ele acaba inspirando seus alunos a pensarem diferente, seguirem seus sonhos e questionar o sistema, nunca aceitando que suas ideias sejam deixadas de lado e enfrentando os problemas de frente, com a cabeça erguida. É muito difícil assistir este filme sem se sentir tocado por tudo o que ele mostra, principalmente com a figura do professor. Inclusive é com ele que nós entendemos o significado de Carpe Diem. Viva o momento!
2 – Professor Xavier (X-Men)
Professor Xavier é uma das figuras mais importantes dentro do universo mutante, seja nos quadrinhos, animações ou filmes. É ele o responsável por comandar a escola que guia jovens com habilidades extraordinárias, os ajudando a controlar seus poderes para encontrar um equilíbrio. Xavier também cuida de seus pupilos com carinho, lhes mostrando a melhor direção a seguir, dando conselhos, mas sempre aceitando as opiniões e decisões individuais de cada um. Ele ensina que o respeito é sempre o melhor caminho e que as diferenças nos tornam especiais, indivíduos únicos e importantes para o mundo, seja humano ou mutante.
3 – Professora Jennifer Honey (Matilda, 1996)
Se você foi criança na década de 90 ou início dos anos 2000, com toda certeza assistiu o filme Matilda na Sessão da Tarde várias vezes. Porém, mesmo que você não seja desta época, deve conhecer este clássico que ficou imortalizado por sua história única. Neste contexto, temos que exaltar a querida professora Jennifer Honey, que sofria nas mãos da Diretora Trunchbull, que além de ser sua terrível chefe era também sua tia e guardiã de sua fortuna. A professora passava por todo tipo de apuro, mas não deixava de levar alegria a seus alunos, sempre com um sorriso no rosto, fazendo de tudo para criar um ambiente acolhedor e feliz dentro da sala de aula. Miss Honey era preocupada, atenciosa, gentil e amava sua profissão, dando sempre o seu melhor para seus queridos alunos.
4 – Sherman Klump (O Professor Aloprado, 1996)
Você pode estar achando estranho termos colocado Sherman Klump, mais conhecido como Professor Aloprado, nesta lista. Porém, o personagem vivido por Eddie Murphy nos filmes de comédia é inesquecível, pois nos ensina uma importante lição: o que importa é o nosso interior. Isso fica claro, pois Sherman é uma pessoa querida, um homem gentil, inteligente e amoroso, mas que sente vergonha por ser obeso. Ao criar uma formula que o faz emagrecer rapidamente, o querido professor passa a viver uma vida dupla, pois os efeitos milagrosos são temporários. A versão magra de Sherman se mostra um ser humano horrível, extremamente inconveniente, mulherengo e desrespeitoso. No final, aprendemos que a beleza externa não vale de nada se quem nós somos por dentro for “feio”.
5 – Albus Dumbledore (Harry Potter)
Se tem um professor que não poderia ficar de fora nesta é lista é ele, Dumbledore, o nosso querido professor/ diretor, bruxo dos bruxos da franquia Harry Potter. Fica difícil enumerar tudo o que aprendemos com este velhinho de longos cabelos brancos e barba muito cumprida, mas acreditamos que uma das lições mais valiosas é a de que podemos encontrar a felicidade mesmo nas horas mais escuras, apenas devemos nos lembrar de acender a luz. Com ele entendemos que seguir o nosso coração é o caminho e que por mais difícil que seja, tudo sempre terá um final, basta acreditar, confiar.
6 – Professora Minerva (Harry Potter)
E se temos Dumbledore, claro que também temos a Professora Minerva para representar toda a força da mulher dentro da escola de bruxaria. Como vice-diretora, ela é uma figura extremamente importante dentro da instituição, sendo extremamente habilidosa com seus poderes e mestre na transfiguração. Apesar de ser mais rígida e prezar pelas regras, Minerva é justa, não faz diferença entre seus alunos e, mesmo não deixando transparecer, tem um coração bondoso e sempre faz tudo o que pode para que todos fiquem bem. Ela é a Chefe da Casa Gryffindor, o que já diz muito sobre sua personalidade, e não tem medo de assumir as rédeas de situações perigosas para proteger a escola e seus alunos.
7 – Professor Tibúrcio (Programa X-Tudo, TV Cultura)
Apostamos que muitos de vocês tinham medo do visual do Professor Tibúrcio, interpretado por Marcelo Tas. Nós entendemos que aquela túnica preta, o chapéu preto, os cabelos longos grisalhos e a pele esbranquiçada davam mesmo uma sensação estranha de primeira vista, mas passado o momento inicial, a gente se acostuma com o visual do personagem. Para quem é mais novo e não conhece, Professor Tiburcio tinha um quadro dentro do programa X-Tudo e nele nos ensinava várias coisas, desde história, geografia, matemática, português, coisas que aprendemos na escola mesmo. Fala sério, temos certeza que você alguma vez se lembrou de alguma lição do professor dentro da sala de aula ou na hora daquela prova surpresa.
8 – Mestre Yoda (Star Wars)
Um ser pequeno, verde, com orelhas estranhas e que fala frases ao contrário, este é o nosso querido Mestre Yoda de Star Wars. Apesar de sua baixa estatura, este ser era extremamente inteligente, poderoso e principalmente sábio, tanto que era um Mestre Jedi e liderou o Conselho Jedi por anos a fio. Yoda tem vários poderes e habilidades, tudo graças ao seu equilíbrio mental e duro trabalho com a força jedi. Uma das grandes lições que ele nos passa é que a verdade de uma pessoa é diferente da verdade de outra pessoa, tudo depende de que lado, de que ponto de vista você está. Para você algo pode ser o certo, enquanto que para o outro é o caminho errado. Que a Força esteja com você!
9 – Erin Gruwell (Escritores da Liberdade, 2007)
E se no começo desta lista falamos de um professor que teve que enfrentar uma escola rígida, onde os alunos eram da classe mais alta da sociedade, agora vamos falar da professora Erin Gruwell que acabou ficando do outro lado desta equação. A atriz Hilary Swank assume o papel de protagonista neste drama inspirado em uma história real. A jovem e idealista professora Gruwell, é transferida para uma escola de uma bairro periférico e no local acaba ficando diante da violência, agressividade e pobreza que saiu das ruas e adentrou as salas de aula, com alunos membros de gangues rivais e que vivem disputando espaço. Mesmo diante das adversidades e com tudo indo contra, ela não desiste dos alunos, mostrando a eles que existe outro caminho. Ela usa tudo o que acredita para chegar até os jovens e não desanima diante dos problemas. Assim, Gruwell faz com que eles acreditem em si mesmos, tenham sonhos e busquem realizá-los.
10 – Professor Girafales (Chaves)
Ta, ta, ta, taaa! Perdemos a conta de quantas xícaras de café o Professor Girafales tomou na casa da Dona Florinda, mas separamos um lugar especial para ele neste post. O professor gigante, que sempre está com seu chapéu e um charuto na boca faz parte das nossas vidas até hoje, sendo que sentimos falta das reprises do programa do Chaves. Apesar do seriado ser de comédia, assuntos importantes sempre foram retratados, tais como abandono infantil, diferenças sociais, importância da educação e etc. Professor Girafales entrava neste contexto, mostrando como a educação é algo importante para todos, que devemos sempre buscar conhecimento e valorizar nossos professores. E como esquecer da clássica frase: “Crianças peguem seus livros. Enquanto tiverem livros nas mãos, serão pessoas honradas, serão gente de bem, em outras palavras, serão como eu!”. Apesar do final não ser exatamente o esperado, tudo pelo bem da comédia, o que ele ensina é verdade: os livros são uma das coisas mais importantes que temos, pois nos trazem conhecimento.
Bônus
Sim, sim, sim, você pensou certo, temos um bônus nesta lista. Quando fomos separar os professores para entrarem neste post, ficamos na dúvida se colocávamos Severo Snape, afinal ele faz parte do mesmo universo de Dumbledore e Minerva, ou seja, está em Harry Potter. Porém, não poderíamos deixar de mencioná-lo, afinal ele mostrou uma das maiores qualidades de um ser humano: a lealdade. Durante toda a franquia acreditamos que ele está do lado ruim, que ele é malvado e que está por trás de grandes tragédias dentro da história. Contudo, quando tudo é revelado, descobrimos que Snape foi um dos personagens que mais se sacrificou, que mais sofreu ao longo do caminho e que se manteve fiel, leal a aqueles que ele amava. É um exemplo a ser seguido.
Enfim, aqui nós colocamos apenas alguns professores que são importantes dentro da cultura pop. Qual ficou de fora e que você colocaria nesta lista? Contra pra gente.
Ah, parabéns a todos os professores, professoras, educadores. Vocês fazem do mundo um lugar melhor e nossa esperança é que algum dia sejam respeitados da maneira que devem ser e valorizados como profissionais que são, principalmente aqui no Brasil, onde a educação não é prioridade e as dificuldades são diárias.
Todos vocês merecem o melhor!
Legião Jovem, você sempre antenado!
Adorei a lista!
Obrigado Lucas, ficamos muito felizes em saber. Obrigado pelo comentário.
Atenciosamente, Legião Jovem