qui. set 19th, 2024

Oprah, Reese e outras celebridades de Hollywood tem seus próprio clubes de incentivo a literatura

Nós já falamos aqui no site dos clubes de assinatura de livros e apresentamos vários que estão disponíveis no Brasil. Contudo, não é somente os clubes de assinatura que estão em alta, os clubes de leitura coletiva também estão com tudo.

Muitas pessoas criaram seus próprios grupos de leitura coletiva, onde propõe a leitura de um livro ao longo do mês e a discussão do mesmo em um dia específico. Com toda certeza você já deve ter se deparado com algum produtor de conteúdo, youtuber, digital influencer que surgiu com algum clube de literatura.

Contudo, no meio das celebridades de Hollywood isso é algo ainda mais comum e que tem ganhado cada vez mais destaque, sendo que muitos destes clubes tem influenciado diretamente produções do entretenimento e o mercado editorial mundial.

Pensando nisso, nós separamos uma lista com os clubes de livros mais badalados entre as celebridades, que você precisa conhecer e começar a seguir hoje mesmo.

Oprah’s Book Club – Oprah Winfrey

Começamos pelo clube mais antigo de todos e, talvez, o mais conhecido pelo grande público. A apresentadora Oprah Winfrey tem seu clube do livro desde 1996. Ele foi criado dentro do programa The Oprah Winter Show, onde ela dividia suas leituras, fazia indicações e também entrevistava autores. Com o fim do programa no ano de 2011, o clube acabou migrando apenas para a internet e redes sociais.

Atualmente, Oprah dividi suas leituras e listas literárias em seu site oficial e também no perfil oficial do clube no Instagram, o @oprahsbookclub, que tem mais de 570 mil seguidores. Por lá ela divide suas opiniões e também indica o livro do mês para quem quer lhe acompanhar na leitura. Além disso, ela tem uma página oficial dentro do @applebooks, onde quem se interessar pelo livro do mês pode ter acesso ao download e compra do mesmo com descontos. Dezenas de livros já apareceram no clube, inclusive o Minha História, escrito pela ex-primeira dama dos Estados Unidos Michelle Obama, que se tornou um best-seller mundial desde a sua publicação em 2018.

Reeses Book Club – Reese Witherspoon

E já que falamos de best-seller, não teríamos como deixar passar o clube mais badalado e comentado atualmente, tudo porque todas as escolhas de leitura acabam se tornando grandes sucessos editoriais. A atriz Reese Witherspoon nunca escondeu seu amor pela literatura e sempre deixou claro que este era um hábito que fazia parte de sua vida. Por este motivo, em 2017 ela decidiu criar o seu próprio clube do livro e dividir indicações de leitura.

Um diferencial do clube de Resse, é que ela tenta se concentrar em tramas de ficção contemporânea que tenham como protagonistas mulheres, que tragam assuntos importantes e, por vezes, extremamente intensos. A escolha do “tema” do clube não foi ao acaso. A atriz revelou que, ao passar dos 35 anos, percebeu a dificuldade em que ela e suas companheiras de profissão tinham em conseguir papéis interessantes na indústria cinematográfica, pois, quando se falava de mulher, ou você era a jovem protagonista ou uma senhora sem tanto destaque.

Com isso ela criou a própria produtora, para desenvolver séries e filmes em que ela mesma e suas amigas pudessem atuar, e viu no clube do livro a chance de encontrar as histórias que queria adaptar. Se deu sucesso? Sucesso é pouco. Atualmente, o @reesesbookclub chegou a marca de 2 milhões de seguidores no Instagram, tem seu próprio site oficial, em muitas livrarias americanas existem sessões específicas com as indicações mais recentes do clube e ele se tornou uma mina de ouro para adaptações, seja de filmes ou séries. Um exemplo são as tramas de Pequenas Grandes Mentiras e Pequenos Incêndios por Toda Parte, que se tornaram séries de sucesso, indicadas e premiadas. Porém, existem dezenas de livros que se tornaram os mais vendidos por causa do clube e que estão sendo adaptados atualmente, como Um Lugar Bem Longe Daqui e A Troca. Hoje em dia, ser escolhido para o clube de Resse já é sinônimo de sucesso e algo para os autores se sentirem honrados.

Between Two Books – Florence Welch

Outra celebridade que nunca escondeu seu amor pelos livros é Florence Welch, a líder da banda Florence and the Machine. A cantadora sempre fez questão de espalhar a palavra da literatura, dividia com seus seguidores suas últimas leituras, já deu entrevistas onde afirmou como os livros ajudavam no processo de composições de suas canções e em muitos show usava algum período para falar de leitura, de livros e incentivar seus fãs neste hábito.

Como isso acabou sendo algo conhecido, em 2012 uma fã da cantora lhe enviou um twitte, convidando a mesma para criar junto com ela um clube do livro. E não é que a ideia realmente vingou? As duas criaram o Between Two Books, que atualmente conta com 136 mil seguidores em seu perfil no Instagram e quase 15 mil de contas no Twitter. Além de indicar livros, o clube também promove discussões e rodas de conversas com presenças de autores. O clube também acabou motivando Florence em um desejo antigo: se tornar escritora. Em 2019 ela publicou sua primeira obra, Useless Magic.

Our Shared Shelf – Emma Watson

Em 2016, a atriz Emma Watson virou manchete no mundo todo, quando veio a tona que ela deixava livros no metrô de Londres e Nova York, com o intuito de que pessoas levassem essas obras para casa para ler, como também dar oportunidade para aqueles que não tinham acesso as publicações. A reportagem acabou chamando mais atenção para o clube do livro da atriz, que foi criado meses antes da matéria ir ao ar.

No Our Shared Shelf, Emma incentiva a leitura de livros feministas e que também trabalhem temáticas relacionadas a todo universo das mulheres, dando liberdade, informação e entretenimento. A atriz, que é formada em literatura, é uma das maiores vozes de incentivo literário e grande referência para os seus fãs, que a comparam com a sua personagem Hermione, da franquia Harry Potter, que também era uma grande leitora. O perfil oficial do clube no Instagram alcançou a marca de 400 mil seguidores atualmente e também possuí uma página oficial no Good Reads, maior rede social literária do mundo. Por lá, ela já indicou obras como a HQ Persépolis e os livros Só garotos e A câmara sangrenta e outras histórias. Uma das últimas escolhas para o clube foi o livro Pachinko, que já está em processo de adaptação.

Belletrist – Emma Roberts

Para finalizar, temos outra Emma nesta lista. A atriz Emma Roberts também é uma grande leitora e outra celebridade que decidiu transformar este gosto em clube do livro. Ela criou em 2017 o Belletrist, juntamente com sua amiga Karah Preiss, e já se tornou um grande sucesso no meio. O perfil do clube no Instagram conta com mais de 260 mil seguidores e também possuí um site oficial.

Assim como outros clubes desta lista, no Belletrist é indicado um livro para leitura no mês, também ocorrem discussões, rodas de conversa e bate-papos com autores, além de lives mensais. Um diferencial é que todo mês uma livraria independente, menor, fora das grandes redes, é escolhida e indicada para que os seguidores façam a compra do livro selecionado com desconto. Com isso, Emma e Karah buscaram ajudar pequenos empresários e mostrar a diversidade do mercado. Mesmo agora, que se encontra com um bebê recém-nascido, a atriz não deixou o clube de lado e segue firme nas suas indicações.

Estes são os principais clubes do livros das celebridas, que tem ganhado mais destaque atualmente e que são indispensáveis para quem ama ler.

Mesmo que os livros indicados sejam em inglês e que você não consiga fazer a leitura, vale muito a pena ficar de olho, pois muitos livros selecionados neste clubes já possuem publicação nacional ou já tiveram os direitos de publicação compradas por alguma editora brasileira. Além disso, se você está no processo de aprendizagem do idioma, pode treinar seu inglês acompanhando a leitura ou as discussões promovidas

E aí, você já seguia algum dos clubes desta lista? Se não, se interessou por algum? Conta para gente e não esquece de compartilhar este post com aquele seu amigo que precisa conhecer estas indicações.

Até mais!

 
One thought on “Os clubes do livro das celebridades que você precisa conhecer”

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!