qui. set 19th, 2024

Confira as produções que selecionamos e foram lançadas entre janeiro e junho deste ano

Passamos da metade do ano e iniciamos o 2º semestre de 2021. O ano está voando, mas isso todo mundo já sabe, nem precisamos dizer mais.

Este ano esta sendo marcado por vários momentos e sentimentos diferentes. Infelizmente até o mês de maio a pandemia se agravou muito e perdemos muitas pessoas pelo caminho. Porém, com o avanço da vacinação a situação esta melhor, os índices de contágio e mortes pela doença estão baixando, sendo que começamos a ver uma luz no fim do túnel. Aproveitando, fica o lembrete: quando chegar sua vez, vacine!

O cinema também começou o ano ainda bem abaixo do rendimento comum, com poucos lançamentos, mas agora está voltando aos trilhos. Mesmo assim, tivemos estreias e lançamentos de filmes, principalmente nos serviços de streaming.

Por isso, chegou a hora de colocar na balança tudo o que foi lançado ao longo dos seis primeiros meses de 2021, para elegermos os melhores e piores filmes do ano até aqui.

Nós avaliamos 14 filmes, sete em piores e 7 em melhores. Levamos em consideração críticas, opiniões do público, avaliações no Rotten Tomatoes e, claro, nossa opinião também. Você é totalmente livre para concordar ou discordar e pode deixar sua opinião também. Nós adoramos saber.

Piores filmes
7º Mortal Kombat (Ação, Fantasia)

Entre os piores filmes, Mortal Kombat fica no final da lista, quase sem ter entrado. Como dissemos nós utilizamos vários fatores para eleger os longas. Nas redes sociais a produção foi muito comentada e difundida. A nota do público é de 86% de aprovação no Rotten Tomatoes. Por outro lado, a crítica não achou lá essas coisas e deu 55%. Para nós, a trama melhorou muito no quesito de adaptação de games, mas ainda ficou abaixo do esperado. Faltou algo a mais na trama, nas interpretações, nos personagens, enfim, nadou, nadou, mas não chegou lá.

6° Espiral: O Legado de Jogos Mortais (Terror, Mistério)

Já dizia o ditado: não meche no que está quieto! A franquia Jogos Mortais revolucionou o terror no início dos anos 2000 e fez de James Wan um dos maiores da direção no gênero. Contudo, ao longo dos anos a trama foi se desgastando e perdeu totalmente o rumo. Filmes novos foram lançados, tentativas de reavivar, mas nada que realmente desse certo. Este filme foi mais uma tentativa de voltar aos tempos de glória, mas não alcançou seus objetivos. O público deu uma nota de 76%, avaliação até superior à outros da franquia, mas a crítica só chegou em 37%. Nós achamos que a melhor escolha seria deixar o tempo passar de verdade e aí avaliar se voltar para este universo vale a pena.

5º Rogai por Nós (Terror, Sobrenatural)

A sinopse deste filme tinha algo bem interessante, pois mostraria um evento considerado milagroso, mas que depois se mostra algo vindo do lado sombrio, maligno. No elenco, Jeffrey Dean Morgan como o protagonista e muitas expectativas. Porém, sofrendo do mal dos filmes de terror lançados nos últimos anos, a trama não emplaca e acaba ficando acomodada nos famosos clichês do gênero. A crítica avaliou em 25% e o público foi mais “bonzinho” e aprovou em 57%. Nós achamos bem mais do mesmo, sabe?!

4º Vozes e Vultos (Terror, Suspense)

Outro filme que tinha tudo para ir além, mas acabou ficando na superfície e entregando o conhecido. Vozes e Vultos poderia ter explorado vários aspectos interessantes, indo para um lado do terror que tem ganhado cada vez mais atenção, que é o terror real, com situações reais, como vimos no racismo de Corra! e no relacionamento abusivo de O Homem Invisível. O longa até tenta, mas no final não vai para um lado, nem para o outro. Para no meio do caminho entre o que queria fazer e o que de fato fez. Contudo, este é o primeiro caso da lista em que a nota da crítica é maior do que a do público: 40% e 27%, respectivamente.

3º A Mulher na Janela (Thriller, Suspense, Mistério)

Apesar de estar em terceiro lugar, porque tem outros dois filmes que são realmente piores, A Mulher na Janela é, sem dúvidas, o sinônimo de balde de água fria do ano. O filme era esperado desde 2019 e tinha tudo para dar certo: adaptação de best-seller, história cativante, grande elenco e Amy Adams de protagonista. O hype estava lá em cima, tanto entre quem tinha lido o livro como também de quem só tinha ouvido falar. Mas qual não foi a nossa surpresa, negativa no caso. O longa é um desperdício de tudo o que poderia ter sido. A história ficou enrolada, os personagens não cativam e não tem um momento que você fala: uau! Resultado: crítica 25% e público 35%. Para nós, decepção é a palavra!

2ª Awake (Ficção Científica, Thriller)

Com uma premissa interessante, em que veríamos um mundo onde ninguém mais conseguiria dormir e as consequências deste fato, este filme foi lançado de surpresa, sem grande estardalhaço. Nós entendemos o por que. A trama é monótona, não prende a nossa atenção, não nos preocupamos com os personagens e demora uma eternidade para passar, mesmo tendo duração de 1 hora e 36 minutos. O interessante é que tanto o público, quanto a crítica avaliaram com a mesma nota geral, 27%, ou seja, reprovadíssimo. Olha, nossa dica é para você assistir quando tiver insônia, pois diferente dos personagens que não conseguem dormir, você com certeza vai sentir sono.

1° Por Trás da Inocência (Thriller, Suspense)

E em primeiro lugar, o pior filme lançado este ano até junho foi Por Trás da Inocência. De verdade, fica até difícil dizer tudo o que este longa tem de ruim. Desde o roteiro, a trama, os personagens, a direção, tudo é horrível e sem sentido. Juntaram tanta coisa, complicaram tanto, que ninguém entendeu nada e o filme se tornou algo totalmente esquecível. Este é outro caso que a crítica foi mais boazinha, deu 15% de notas positivas, enquanto o público avaliou em 12%. Por aqui, nós mal conseguimos assistir até o final.

Melhores Filmes
7º Oxigênio (Ficção Científica, Suspense)

Deixando de lado os filmes que nos deixaram com um gosto amargo na boca, vamos falar das obras que nos surpreenderam e são as melhores até o momento. A disputa foi acirrada, sendo que neste caso as notas do Rotten Tomatoes foram extremamente importantes para o ranking. Em sétimo lugar temos Oxigênio, uma trama que nos deixou sem respirar e não é trocadilho. O filme surpreendeu por sua qualidade, produção e direção incríveis, que nos fazem sentir claustrofobia e medo pela protagonista. Com um final surpreendente, conquistou crítica e público, com 88% e 75% de notas respectivamente.

6° Godzilla vs Kong (Ficção Científica, Ação)

Ainda na pegada da ficção científica, temos este filme que uniu dois dos maiores gigantes (literalmente) dos cinemas. Parece injusto colocar Godzilla vs Kong nesta posição, afinal o filme fez história pós pandemia e abriu com tudo a retomada de salas de exibição ao redor do mundo. Contudo, somando todos os fatores, não teve jeito, teve que ficar em sexto lugar. Porém, isso não diminui todos os méritos desta produção, que, sem dúvidas, conquistou todo mundo com sua trama, direção, produção, elenco e efeitos. As notas refletem isso: 76% da crítica e 91% do público.

5º Cruella (Live-Action, Comédia, Comédia Dramática)

Com poucos pontos de diferença, o live-action de Cruella alcançou o quinto lugar. A crítica aprovou a trama protagonizada por Emma Stone com 74% de avaliações positivas, já o público foi totalmente conquistado e avaliou em 97%. Nós amamos tudo neste filme, achamos uma super produção e mal podemos esperar para ver outros vilões da Disney ganhando vida. Além disso, o sucesso do longa já garantiu uma continuação e esperamos que seja tão incrível como este foi.

4º Luca (Animação)

É claro que a Pixar não ficaria de fora de uma lista de melhores filmes, não é mesmo?! Tendo estreado no Disney+, serviço de streaming da Disney, Luca conquistou todos por onde passou, com sua narrativa doce, que mostra amizade, parceria, amor, confiança e tantas outras coisas positivas. Além disso, o filme fala sobre aceitação e diferenças, algo que está totalmente em pauta na sociedade atual. Notas? Nós temos sim! 90% da crítica e 88% do público.

3º Um Lugar Silencioso – Parte II (Terror, Thriller)

Chegamos no nosso pódio. E que alegria termos Um Lugar Silencioso – Parte II em terceira posição. Lá em cima falamos sobre continuações e como elas acabam sendo desnecessárias e até manchando toda uma franquia quando não é bem feita. Ainda bem que este não é o caso desta. Com uma trama que consegue seguir da onde parou, continuar no mesmo nível de seu antecessor e nos fazer ficar vidrados em tudo, este filme tem os melhores pontos positivos e mostra que dar continuidade a uma história é possível, desde que seja trabalhado da forma correta. A crítica deu 91%, o público 93% e nós, toda a nossa admiração!

2º A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas (Animação)

E o nosso segundo lugar vai para uma animação. A Pixar que se cuide, pois a Netflix está investindo pesado em suas produções e tem mostrado muito crescimento filme após filmes. Esta animação tem tudo de melhor que este gênero pode ter: personagens engraçados e cativantes, uma situação inusitada, um animal de estimação “estranho”, uma produção impecável e uma história divertida, leve, mas com uma lição de moral no final. Com tantas coisas positivas, não é surpresa que a crítica tenha amado, 98%, até mais do que o próprio público, 88%. Nós adoramos e queríamos muito mais desta família louca.

1º Judas e o Messias Negro (Drama, Histórico)

Muitas pessoas podem não ter assistido a Judas e o Messias Negro, mas sério, se este é seu caso, pare agora mesmo e vá conferir. Não é a toa que este filme foi um dos principais indicados ao Oscar deste ano. Para se ter ideia, a nota dele no Rotten Tomatoes é de 96% da crítica, com mais de 330 rewies, e 95% do público, com mais de 250 avaliações. É muita coisa. Mas o longa vale tudo isso. É uma produção impecável, que sabe da onde partir e aonde chegar. Não enrola, não fantasia e nem tenta recriar nada. Foi tudo feito com cuidado, dedicação e amor à história que seria contada. Resultado: uma obra prima do cinema atual.

Menção honrosa: Liga da Justiça – Snyder Cut

Nós não poderíamos deixar de falar e temos certeza que você já estava se perguntando onde estava Liga da Justiça – Snyder Cut. Decidimos não colocar o filme na lista de melhores, pois priorizamos história novas, filmes inéditos, cuja trama estreio unicamente este ano. Porém, é claro que temos que exaltar tudo o que foi feito na versão de Syder, que fez todo um novo filme, entregando algo que os fãs realmente queriam. Deixando de lado o vexame de 2017, finalmente tivemos, em mais de quatro horas de duração (que passam voando), a trama que os heróis da DC mereciam. Infelizmente, a dona Warner Bros. não ligou muito para o sucesso da nova versão e já afirmou que não vai seguir neste universo de Snyder. Sério Warner, assim fica difícil te defender!

Estes foram os filmes que selecionamos e que mais chamaram a atenção nesta primeira metade de ano, seja para o lado positivo ou negativo.

Repetimos que você pode discordar da gente e, inclusive, uma produção que você ama pode estar listada como pior filme ou nem ter aparecido nas listas. Isso faz parte, então não leve para o lado pessoal. Aproveite e divida conosco a sua opinião. Compartilhe este post nas suas redes sociais e nos siga por lá.

Agora vamos esperar o final do ano e ver se com os novos lançamentos, este filmes aparecerão na lista dos piores e melheres do ano. E aí, o que você acha? Faça a sua aposta!

 

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!