Confira nossa lista com dez produções
A pandemia do novo coronavírus atingiu diretamente os lançamentos no cinema. Os longas mais aguardados do ano tiveram suas estreias remarcadas para o 2º semestre.
Com isso, ficamos sem muitas novidades, aproveitando as produções disponíveis nas plataformas de streaming e contanto os dias para poder voltar a curtir um cineminha.
Porém, como já estamos chegando na metade do ano, falta menos de um mês para isso, resolvemos olhar as estreias até aqui e escolhemos os cinco melhores e os cinco piores filmes lançados até o momento.
Importante dizer que terão produções originais de streaming, afinal, todo mês estas empresas estreiam algum longa. Também vale ressaltar que a lista foi feita com base no calendário de estreias no Brasil, ou seja, todas as produções estrearam por aqui neste ano, mesmo que em outros países isso tenha ocorrido antes.
Outro ponto importante é que tudo é de acordo com a nossa opinião e você pode discordar, sem problema algum, isso faz parte e é importante. Só não vale ficar chateado com a gente porque um filme que você curtiu está listado como pior, ok? Pelo contrário, aproveite para defender esta produção nos comentários e nos conte porque você gostou.
Serão duas listas, uma para os piores e outra para os melhores, sendo indicados do quinto ao primeiro lugar.
Bom, sem mais conversa, vamos para lista.
Piores Filmes Lançados em 2020 até o momento
5º – Dolittle (Família/ Aventura)
Todo mundo ficou ansioso quando Robert Downey Jr. foi anunciado como o “novo” Dr. Dolittle. Além disso, com um elenco de voz recheado de grandes nomes, tais como Tom Holland, Rami Malek e Selena Gomez, tudo indicava uma grande produção. Porém, ficou por isso mesmo. O filme foi uma adaptação do livro que inspirou esta história, mas muita gente achou que veria um remake do clássico de comédia protagonizado por Eddie Murphy. Além disso, a trama promete muita coisa, mas não chega a lugar nenhum. Triste!
4º – Os Órfãos (Terror/ Suspense)
Os Órfãos ficou em quarto lugar na nossa lista, mesmo sendo um dos piores filmes de terror já feitos, porque tem coisa pior vindo por aí. O longa, também uma adaptação de livro, prometia fazer o público ficar grudado na cadeira e provocar vários sustos. Contudo, o que provoca mesmo é uns bocejos e irritação, graças ao exagero de jumpscare. Cada porta que abre, janela que fecha, espelho focado, é um susto meia boca. E, para piorar, a direção leva a história tão a sério, que parece que está inventando a roda e não fazendo exatamente tudo o que outros filmes já fizeram. Não vale a pena.
3º – O Grito (Terror/ Mistério)
Um remake de um clássico moderno do cinema de terror. Opa, espera, não é um remake. Na verdade, a história deste “novo” O Grito se passa entre acontecimentos da franquia original. Isso já causou uma certa confusão por parte de quem assistiu. Ao mesmo tempo, por acompanhar os acontecimentos na vida de vários personagens, todos envolvidos com uma maldição presente em uma determinada casa, e uma investigação policial, o leque de tramas se abre muito e acaba se perdendo. É tanta coisa acontecendo junta, que fica difícil focar na história central. Preferimos o filme de 2004.
2º – Maria e João: O Conto das Bruxas (Terror/ Fantasia)
Infelizmente, o gênero de terror tem sofrido muito nos últimos anos, sendo que as produções que tiveram sucesso nesta área foram aquelas que apostaram na inovação e pensaram o “medo” fora da casinha, como foi o caso de Corra! (2017) e Hereditário (2018). Verdade seja dita, ninguém aguenta mais aquelas histórias batidas, os sustos bobos ou a violência desnecessária, regada com muito sangue. Queremos coisas novas, que nos surpreendam e nos deixe sem dormir. Este não é o caso de Maria e João: O Conto das Bruxas. O filme até tenta trazer uma discussão mais profunda, mas acaba ficando na superfície e caindo nas mesmas armadilhas de outras produções.
1º – A Casa (Thriller/ Suspense)
Uma produção espanhola, com muito mistério e lançada na Netflix. Esta é a fórmula do sucesso, certo?! Errado! O pior filme lançado até o momento, na nossa humilde opinião, é A Casa. A trama prometia uma grande história, com um final de explodir a cabeça e foi vendida como sendo o “novo” Parasita (2019). Isso mesmo, a produção foi comparada com o grande vencedor do Oscar deste ano. Quem teve a brilhante ideia de comparar estes dois filmes estava bêbado, para dizer o mínimo. O longa espanhol não tem sentido algum: pegou elementos de outras produções, bateu tudo no liquidificador e esperou receber um bolo suculento. Porém, o resultado foi uma maçaroca mal feita e que o “chef” acha uma obra prima. Quer um conselho? Não perca o seu tempo assistindo.
Melhores Filmes Lançados em 2020 até o momento
5º – Adoráveis Mulheres (Romance/ Drama)
Nosso quinto lugar entre os melhores filmes lançados até aqui é Adoráveis Mulheres. O filme mostra como uma adaptação de livro clássico pode ser bem sucedida e extremamente atual. A trama é bem desenvolvida, toca em assuntos importantes e ainda conta com um elenco primoroso, formado por grandes mulheres. Além disso, a direção também conta com uma mulher, a incrível Greta Gerwig, que não concorreu ao Oscar de Melhor Direção, mesmo o seu longa concorrendo na categoria de Melhor Filme, o que foi uma das maiores injustiças da premiação. O longa é leve, delicado, mas mostra a força das mulheres e exala muita sororidade. Se você ainda não conferiu, não perde mais tempo.
4º – O Poço (Ficção Científica/ Terror)
Se uma produção espanhola presente na Netflix ficou com o primeiro lugar entre os piores, a gigante do streaming pode respirar aliviada, porque ainda conta com o quarto lugar entre os melhores. Temos certeza que muita gente vai discordar e dizer que O Poço merecia estar entre as três melhores produções. Nós concordamos que o filme é muito bom, tem uma mensagem extremamente importante e colocou o público para pensar seu final. Contudo, é um filme com classificação alta e com cenas que muitas pessoas não conseguem ver, por isso, apesar de ser incrível, acabou ficando em quarto lugar. Isso não desmerece a produção de forma alguma e mostra como a Espanha tem muito a nos oferecer.
3º – Sonic, O Filme (Aventura/ Família)
O terceiro lugar no nosso pódio vai para o live-action, adaptação do famoso jogo de videogame. Esta produção merece todo o reconhecimento, porque depois de quase flopar com seu primeiro trailer, mostrou a que veio e deixou muita gente de queixo caído. Além disso, Sonic, O Filme se tornou o longa inspirado em um jogo com maior bilheteria da história do cinema, batendo o recorde de Detetive Pikachu (2019). Os méritos do filme são muitos, pois agradou ao público, a crítica e ainda promoveu o retorno de Jim Carrey as telonas. Demais!
2º – O Homem Invisível (Thriller/ Terror)
Lembra que falamos que os filmes de terror devem repensar a forma como contam suas histórias e buscar novas perspectivas? Pois bem, ficamos alegres ao colocar em segundo lugar, entre os melhores, um filme deste gênero. O longa é uma adaptação moderna do clássico de ficção científica escrito por H. G. Wells e brinca com a ficção ao mostrar a realidade de mulheres que passam por relacionamentos abusivos. Os pontos positivos deste filme são tantos, que fica até difícil enumera-los. Um dos principais, sem dúvidas, é a atuação primorosa de Elizabeth Moss, que está “sozinha” praticamente o filme todo e por isso carrega a trama nas costas. A produção é incrível, o roteiro perfeito e a direção impecável. Precisa dizer mais?
Confira nosso Super Foco de O Homem Invisível
1º – 1917 (Filme de guerra/ Drama)
E o primeiro lugar no nosso pódio, o melhor filme lançado até agora em 2020, vai para 1917. Não teria como ser diferente. Quando o filme lançou, entendemos todo o barulho que ele fez durante as premiações e porque o diretor, Sam Mendes, estava sendo ovacionado. O longa é uma produção de encher os olhos, tem uma forma narrativa e de filmagem única, todo feito em plano sequência, o que nos faz sentir que as cenas que estamos vendo estão acontecendo agora, ali, naquele momento. Entramos na trama e torcemos para seus personagens, queremos ajuda-los e ficamos maravilhados com tudo o que vemos. Merece todo o reconhecimento.
Estes são os nossos escolhidos. Temos dez produções bem diferentes entre si, que se destacaram de forma positiva por algum motivo e de forma negativa por outro. Isso faz parte, não podemos agradar a todos.
E você, concorda com nossa lista ou não? Qual é o melhor e o pior lançamento na sua opinião? Conta para gente, adoramos saber.
Curtiu? Então compartilhe este post e nos marque nas redes sociais.
Legião Jovem, você sempre antenado!