qui. nov 21st, 2024

Selecionamos alguns fatos que estão por trás do lançamento do filme

Onde você estava em 27 de abril de 2012? Você pode não se lembrar, mas provavelmente foi no cinema nesta data ou em algum momento próximo. Isso porque neste dia, a exatos 10 anos atrás, chegava aos cinemas o longa Os Vingadores, que trazia para as telonas a primeira reunião da equipe de heróis da Marvel.

O elenco principal era formado por Robert Downey Jr, Scarlett Johansson, Chris Evans, Mark Ruffalo e Jeremy Renner, que davam vida aos personagens Homem de Ferro, Viúva Negra, Capitão América, Hulk e Gavião Arqueiro, responsáveis por se unirem e combaterem uma grande ameça ao futuro da Terra.

Na época, o filme era extremente aguardado, afinal ele iria unir personagens e histórias que já haviamos conhecido anteriormente. Contudo, o que ninguém esperava era a produção que nos foi apresentada, que se tornou um fenômeno de audiência e fez com que os filmes de heróis tomassem um novo rumo.

Não é exagero dizer que Os Vingadores mudou a história do cinema e maneira como se conta história dentro da história. Hoje em dia, se falamos em universo compartilhado, é tudo graças ao que a o MCU nos apresentou.

Por isso, para comemorar esta data, resolvemos trazer 10 curiosidades dos bastidores do filme, para você conhecer ou recordar.

Marvel na Disney

Vingadores foi o primeiro filme da Marvel distribuído pela Disney. Sim, você pode até não se lembrar, mas antes da parceria entre as empresas, outras distribuídoras estavam envolvidas neste processo. Os longas Homem de Ferro 2 (2010) e Capitão América (2011), por exemplo, tiveram distribuição da Paramount.

Imagem: Reprodução/ Divulgação

Em 2009 a empresa do Mickey firmou acordo com o estúdio dos heróis, num contrato de mais de 4 bilhões de dólares. Com isso, os direitos de distribução de todos os filmes passaram para a Disney, mas o primeiro que realmente foi vendido e distribuído diretamente pela empresa foi a justamente a primeira reunião da equipe.

Sem Homem-Formiga e Vespa

No filme, a primeira pessoa que comenta sobre formar uma equipe com heróis é nosso querido Nicky Fury, interpretado pelo ator Samuel L. Jackson. O personagem revela que existe uma chamada “Iniciativa Vingadores”, que pretende reunir pessoas poderosas para partir em missões especiais, principalmente quando o planeta Terra estiver sob ameça. Porém, você sabia que nos quadrinhos são os personagens Homem-Formiga e Vespa que nomeiam a esquipe de Vingadores?

Pois é, é durante um momento de reunião dos heróis que o nome acaba surgindo e sendo implementado. O diretor do filme, Joss Whedon, até pensou em trazer as duas figuras para o longar, como forma de usar a memória afetiva dos fãs para um momento especial. Contudo, isso não passou de uma ideia e os personagens foram aparecer anos mais tarde dentro do MCU.

Um diretor nerd

Já que mencionamos Joss Whedon, vamos falar um pouquinho mais dele. Muitas pessoas não sabem, nem imaginam que o diretor escolhido para trazer a primeira união dos heróis para as telonas é um nerd de carteirinha. É isso mesmo, Whedon é conhecido por muitos como um dos maiores amantes de cultura pop de Hollywood, estando por trás de outras produções famosas do meio. Ele foi o responsável por trazer ideias e momentos vistos nos quadrinhos para dentro da história, sendo que é assumidamente um fã dos Vingadores. Nada melhor do que um nerd para produzir um filme deste, não é?!

O primeiro filme a unir várias tramas e personagens

Você pode estar pensando “A mais isso não é verdade, já existiram outros filmes que uniram outras histórias!”, porém, o que queremos dizer aqui é Os Vingadores foi o primeiro filme a trazer a união de várias tramas distintas, com personagens distintos, para trabalhar juntos em um mesmo evento, em um mesmo momento.

Imagem: Reprodução/ Divulgação

É verdade que existem muitas franquias que trabalham tramas e sub tramas, porém, se você form parar para perceber, tudo é levado por uma mesma linha principal. Foi neste filme que vimos pela primeira vez produções que já vinham sendo trabalhas de forma independente, com personagens independentes, se unirem em um mesmo contexto. Tudo sempre esteve ligado dentro da Marvel, mas foi neste longa que entendemos como era grande, muito maior do que já havíamos pensado. Sem dúvidas este filme mudou a maneira como histórias são ligadas e contadas nos cinemas.

Thanos desde o começo?

Kevin Feige, o chefão da Marvel, é visto por muitos, principalmente pelos fãs, como um cara genial, que consegue fazer ligações entre histórias como ninguém e que tem tudo planejado. Ele conseguiu esta fama graças a forma como tem conduzido o MCU desde o começo, sempre com muita coerência entre os eventos. Porém, se engana quem acha que tudo sempre foi planejado. Pode ser que hoje seja mesmo assim, mas no começo não era.

Segundo o que ele mesmo já revelou, muitos momentos vistos nos filmes são apenas ideias que surgem e são passadas para a trama, sendo que depois acabam sendo utilizadas em outros momentos. Falando de Vingadores, a principal cena pós-créditos, aquela que mostra Thanos por alguns segundos dizendo que vai ter que assumir o controle da situação, foi apenas algo que ele pensou que seria legal. Isso mesmo, ele não imaginou o que aconteceria nos outros filmes, apenas achou que seria legal trazer um vilão tão conhecido de todos após o final da história.

Reunião na lanchonete

Ainda falando de cenas pós-créditos, não podemos esquecer que no final de tudo de Vingadores temos uma cena engraçada, onde vemos os heróis reunidos em uma lanchonete para comer o famoso shawarma, que o Homem de Ferro tanto queria. É uma cena divertida, mas que acabou surgindo bem depois do final das filmagens do longa.

Imagem: Reprodução/ Divulgação

A ideia de colocar os personagens na lanchonete veio quando o filme já estava finalizado, pronto para ser distribuído. Por isso a filmagem do momento rolou 17 dias antes da estreia oficial da produção, sendo que aconteceu depois da premiére, já que não conseguiam conciliar a agenda dos atores.

Treinamento pesado e arco e flecha olímpico

Nem precisamos dizer que os atores passaram por um forte treinamento para poderem filmar as sequências de lutas do filme, afinal são muitas. Para se ter ideia da preparação, saiba que eles treinaram com equipes gigantescas e nas mais variadas modalidades, como wushu, kung fu, kali, luta livre, luta coreografada e tiveram até mesmo técnicas de luta medieval. Alguns sofreram pequenas lesõs e machucados durangte o processo. Além disso, Jeremy Renner teve aulas de arco e flecha com integrantes da equipe olímpica, para ter uma pontaria precisa, técnica ao segurar a flecha e precição nos movimentos.

Edward Norton e Joaquin Phoenix como Hulk

Como se sabe, Edward Norton era o preferido entre os fãs para viver o personagem Hulk no filme, tendo em vista que ele já havia assumido o papel do herói em outro filme e mandado muito bem. Para o estúdio, ele também era a escolha mais certeira e chegou a ser oficialziado no elenco. Contudo, as negociações entre Norton e Marvel não rolaram como o esperado e ele acabou desistindo do papel.

Depois da desistência do ator, Joaquin Phoenix chegou a ser mencionado como o possível substituto e visto como um dos melhores candidatos. Isso mesmo, antes de Coringa, ele poderia ter sido um Vingador. Porém, isso não acabou passando de um rumor e o papel ficou mesmo com Mark Ruffalo, sendo que hoje não conseguimos pensar em outro para ser o nosso Gigante Esmeralda.

Polícia armada em cena

Uma das cenas mais impactantes do filme é justamente a sequência de ação final, onde vemos o centro de Nova York sendo destruído por forças vindas de outros lugares do universo. Aquele momento impactante, onde temos heróis, vilões e policiais travando uma grande batalha é incrível de ser assistido e extremamente realista. Mas você sabia que os policias eram oficias reais?

Isso mesmo, Whedon tinha como objetivo trazer realismo para a cena, por isso ele pediu autorização para que 25 membros do 391º. Batalhão da Polícia Militar de Ohio, onde parte das filmagens estavam rolando, participassem da filmagem. O que ele não esperava é que, além de ter os policias, também teria o poder de fogo dos oficiais, que chegaram fortemente armados, com metralhadoras calibre 50 e Marks-19, prontos para a atuação.

Deus fraco!

Além dos heróis, é claro, não podemos negar que uma das figuras mais marcante do filme é o vilão Loki, interpretado brilhantemente pelo ator Tom Hiddleston. Com um senso de humor único, o irmão de Thor rouba a cena e nos faz sentir empatia por ele, mesmo com seu plano de destruir a Terra. A cena dele gritando com Hulk, levando uma surra e sendo intitulado como um “Deus fraco” se tornou um clássico, memorável entre os fãs. Contudo, ele quase teve um rival.

Imagem: Reprodução/ Divulgação

Acontece que o diretor não acreditava na força pessoal do personagem e achava que o filme merecia um outro vilão, alguém em tese mais forte que Loki e realmente uma ameaça aos Vingadores. Esta ideia, porém, não foi para a frente e resolveram apostar as fichas em Hiddleston. Resultado: um dos personagens mais queridos de todos, que foi responsável por grandes momentos dentro do MCU e que ganhou uma série solo para chamar de sua.

Estas são algumas curiosidades que levantamos dos bastidores de Os Vingadores. Esta foi apenas uma forma que encontramos para relembrar e homenagiar este filme que fez história no cinema, que é tão importante para cultura pop e que, sem demagogia, muito aspectos da vida de muitas pessoas.

Esperamos que muitos filmes da Marvel continuem sendo lançados e fazendo história, para que possamis voltar aqui muitas vezes mais.

Legião Jovem, você sempre antenado!

 

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!