qui. nov 21st, 2024

Confira o que rolou de mais importante na cerimônia

Ontem (09/02) rolou a cerimônia de entrega do Oscar 2020, o maior prêmio da indústria cinematográfica.

Nós poderíamos ter vindo aqui e feito um post comentando os vencedores de cada categoria, fazer uma lista dos indicados e dos premiados, porém, decidimos fazer algo diferente.

A premiação de ontem teve um ar diferenciado do que vimos nos últimos anos. Não, não se engane, ainda tivemos muitas injustiças e percebemos que o preconceito (de qualquer forma) ainda se faz presente dentro da academia. Contudo, vimos uma luz no fim do túnel, que nos fez ganhar mais esperança para os próximos anos.

Esse sentimento foi tão forte, que pela internet a repercussão da premiação foi gigantesca, sendo considerada, por muitos, o melhor evento já realizado dentro da história do prêmio.

Por este motivo, decidimos mostrar aqui os pontos que fizeram esta premiação ter uma repercussão tão positiva, mas não vamos passar pano para os pontos negativos. Vamos falar do lado bom e do lado ruim deste Oscar das primeiras vezes.

Discursos empoderadores

A cerimônia, que pela primeira vez não teve um apresentador fixo, teve início com os atores da comédia Steve Martin e Chris Rock, que não pouparam suas falas e expressaram o que todo mundo estava pensando: a falta de representatividade feminina e negra dentro das categorias.

Nós amamos quando Steve comentou “Eu sinto que está faltando alguma coisa este ano…” e Chris completou “Vaginas?”, criticando o fato de que categorias importantes não tiveram representantes femininas. Aqui fica nosso eterno desgosto pelo fato da incrível Greta Gerwig não ter sido indicada ao prêmio de melhor direção por Adoráveis Mulheres.

Steve Martin e Chris Rock já abriram a cerimônia com humor ácido e críticas a academia / Imagem: Divulgação

Outro ponto que amamos desta abertura foi quando Chris cumprimentou a atriz Cynthia Erivo, pelo brilhante trabalho na cinebiografia de Harriet Tubman. Ele usou o fato da personagem em questão ter escondido milhares de negros para alfinetar a academia. Nas palavras dele “Cynthia fez um trabalho tão bom ao esconder as pessoas negras em Harriet, que a Academia do Oscar fez com que ela escondesse todos os indicados”, amamos este tapa de pelica e não foi pouco.

A maior parte dos discursos e apresentações seguiu tendo esse tom de insatisfação com a forma como os membros seguem excluindo grandes nomes das premiações por se tratarem de mulheres, negros, LGBTQI+ e tantos outros. Já passou da hora desse preconceito, porque sim, é preconceito, acabar.

Outro destaque ficou por conta das atrizes Brie Larson, Gal Gadot e Sigourney Weaver que subiram ao palco juntas para anunciar a categoria de Melhor Trilha Sonora. Contundo, elas roubaram a cena quando usaram o espaço para falar de como a indústria cinematográfica age com as mulheres.

Brie Larson, Sigourney Weaver e Gal Gadot formaram um trio de peso e reforçaram o discurso feminista / Imagem: Divulgação

Brie e Gal começaram o discurso dizendo que tinham que agradecer Sigourney porque ela abriu as portas do cinema para que as heroínas surgissem, quando deu vida a personagem inesquecível Ripley. Como resposta, a veterana disse que “Todas as mulheres são super-heroínas!”.

Para a alegria do trio poderoso, elas anunciaram que Hildur Guonadóttir era a vencedora, pelo seu trabalho na trilha de Coringa. Detalhe é que esta foi a primeira vez em 92 anos que uma mulher sai vencedora da categoria. E Hildur não decepcionou quando subiu no palco, pois, após agradecer familiares e amigos, ela usou o espaço para representatividade. “Às mães e filhas que sentem a música dentro de si. Por favor, falem. Precisamos ouvir suas vozes”, objetiva e forte.

Contudo, se tem alguém que todo mundo estava ansioso para ouvir o discurso era Joaquin Phoenix, o poderoso ator que conquistou todos os prêmios da temporada. O momento dele subir no palco, porque sua vitória era certa, foi muito aguardado devido aos fortes discursos que ele proferiu a cada prêmio que recebeu. E Joaquin não decepcionou. Ao subir, ele pediu que seus colegas parassem de bater palma.

Visivelmente emocionado, o ator usou o espaço para lembrar que todos ali tinham poder e podiam representar, dar voz a quem não tinha. Ele lembrou que todas as causas defendidas, sejam quais forem, são iguais, pois são fruto da injustiça. Joaquin ainda disse que ele era uma pessoa ruim, mas teve oportunidade de mudar, de aprender e se tornar alguém melhor, alguém que luta pelo planeta e que era importante parar com esta ideia de cancelamento.

Aguardado por todos, Joaquin Phoenix não decepcionou e entregou um discurso forte, emocionante e extremamente importante / Imagem: Divulgação

Ele finalizou mencionando o irmão já falecido e disse que chegou a hora de nós, seres humanos, nos conectarmos com o que é natural e pararmos de achar que somos o centro do universo, os donos de tudo. Foi aplaudido de pé pela plateia, que não parou nem mesmo quando ele saiu do palco. Nós também aplaudimos de casa.

Primeiras vezes

Se tem uma coisa que ficou marcada neste Oscar foram as primeiras vezes. Isso porque, em vários momentos vimos a história sendo escrita ao vivo, na tela da televisão ou do computador.

Foi a primeira vez que um ator com Síndrome de Down subiu ao palco para apresentar uma categoria. Como já dissemos, foi a primeira vez que uma mulher ganhou o prêmio de Melhor Trilha Sonora, em 92 anos de premiação.

Pela primeira vez um ator com Síndrome de Down subiu ao palco para apresentar e entregar um prêmio / Imagem: Divulgação

Também em 92 anos, foi a primeira vez que a orquestra que se apresenta foi regida por uma maestria, ou seja, tivemos uma mulher sendo aplaudida de pé por estar à frente de músicos.

Mas, com toda certeza, a maior primeira vez foi Parasita ganhando como Melhor Filme, o maior prêmio da noite. Foi a primeira vez que um filme de língua estrangeira e fora do circuito americano ganhou e deixou todo mundo na internet chocado.

Não nos entenda mal, nós estávamos torcendo para o longa sul-coreano, mas é que ele já tinha conquistado tanto, que parecia impossível ganhar mais este prêmio. Durante a noite, o longa já havia ganhado Melhor Roteiro Original e Melhor Direção, concorrendo com fortes candidatos, o filme também levou para casa Melhor Filme de Língua Estrangeira.

Ver o elenco e equipe do longa sul-coreano Parasita se consagrar na noite foi algo incrível, histórico e realmente inesquecível / FImage,: Divulgação

Quando parecia que já havia conquistado tudo, fomos surpreendidos com o maior prêmio, algo totalmente inédito. Não escondemos nossa torcida e alegria com o resultado, mas que deixou todo mundo surpreso, a isso deixou sim.

Atrações surpresas

Para finalizar, outra coisa que conquistou o coração do público e da internet, é claro, foram as surpresas que a noite guardou.

A primeira foi termos a canção de Frozen 2 sendo cantada por 10 Elsa’s. Isso mesmo, 10 interpretes de nacionalidades diferentes subiram ao palco e, juntamente com Idina Menzel, cantaram o tema da Rainha do Gelo na segunda parte da animação. Muita gente se perguntou porque a dubladora brasileira não esteve presente. Acontece que a interprete mexicana morreu no começo do ano e ficou decidido que outra representante do México seria a responsável por representar a América Latina.

Foi uma apresentação linda, de arrepiar e emocionar quem estava presente, mas não deixamos de notar a ausência de uma representante africana e de outras nacionalidades. A gente entende que não dava para levar todas, mas umas a mais não teria problema, não é mesmo?

Mas se teve uma apresentação que pegou todo mundo de surpresa, que foi completamente inesperada e que deixou todo mundo sem reação, foi o rapper Eminem surgindo no palco depois da homenagem as melhores canções do cinema.

Para surpresa de todos, um sumido Eminem subiu no palco e apresentou uma performance da canção que lhe concedeu uma estatueta a dezoito anos atrás / Imagem: Divulgação

Acontece que a dezoito atrás, o músico foi indicado ao prêmio de Melhor Canção Original por Lose Yourself, do filme 8 Miles, do qual ele era o protagonista. Acontece que na ocasião, ele não compareceu na cerimônia pois achou que não ganharia, afinal nenhum rapper havia conquistado a estatueta dourada antes.

Contudo, ele foi o vencedor e sempre disse que um dos maiores arrependimentos de sua vida era não ter se apresentado na cerimônia. Apesar de estar afastado dos holofotes nos últimos anos, Eminem foi convidado, sem que ninguém soubesse, para se apresentar ao final da homenagem as músicas e desta vez aceitou. No Twitter ele agradeceu esta segunda oportunidade que a academia lhe concedeu. Foi inusitado, deixou muita gente sem reação, mas foi uma boa apresentação.

Enfim, esta cerimônia foi marcada pelo diferente, pela novidade e pela tentativa de inclusão. Foi perfeita? Não, não foi, mas com toda certeza foi muito melhor do que vínhamos tendo e mostrou que podemos ter algo novo surgindo.

Para você qual foi a melhor coisa, o melhor momento do Oscar 2020? Conta pra gente nos comentários e não esquece de nos marcar.

Até mais!

 

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!