qui. nov 21st, 2024

Confira o que pensamos da premiação para este ano

No próximo domingo, 09 de fevereiro, rola mais uma edição do Oscar, principal premiação do cinema, que consagra as grandes produções, atores, atrizes, direção, entre muitas outras categorias que fazem parte deste universo.

Todos os apaixonados por cinema têm suas apostas ou favoritos para as principais categorias e o Legião Jovem não é diferente. Nós fizemos um balanço entre os indicados e decidimos trazer para vocês aqueles que acreditamos que sairão vencedores, principalmente devido ao que vem rolando em outras premiações, que servem como uma espécie de termômetro para o Oscar.

Mas não é só isso, além de apontarmos aqueles que acreditamos serem os possíveis vencedores, também vamos indicar quem nós gostaríamos que ganhasse. Pode ser que nossa aposta e nosso desejo sejam o mesmo para determinada categoria, tudo é possível.

Também vale ressaltar que nós colocaremos nesta lista as categorias mais faladas, aquelas que todo mundo fica ansioso para saber o resultado e são consideradas as “estrelas” da noite.

Então, bora conferir as nossas previsões!

Melhor Filme de Animação

Vamos começar pelos indicados na categoria de Melhor Filme de Animação. Os candidatos são Klaus, Link Perdido, Toy Story 4, Como Treinar o seu Dragão 3 e Perdi Meu Corpo.

Esta é uma categoria um tanto quanto confusa, pois já tivemos algumas surpresas, como Link Perdido ganhando o Globo de Ouro. Contudo, a academia gosta da tradição e os filmes da Pixar são grandes vencedores.

Por este motivo, acreditamos que a última aventura do Xerife Woody e companhia sairá vencedora. É uma animação que traz toda uma carga emotiva e tem uma qualidade indiscutível.

Nós adoramos Klaus e gostaríamos que fosse vencedor / Imagem: Divulgação

Porém, apesar de termos amado Toy Story 4, nossa torcida vai para Klaus, produção original Netflix, que mostra uma visão sobre a origem do Papai Noel e que resgata o sentido do Natal. É um filme que tem tudo: aventura, emoção, drama, comédia, enfim, merece ser reconhecido.

Melhor Roteiro Original

Esta é uma das categorias que pode indicar quem sairá com o principal prêmio da noite, o de Melhor Filme. Foram indicados sete candidatos: Noah Baumbach por História de um Casamento, Quentin Tarantino com Era uma Vez em… Hollywood, Han Jin-won por Parasita, Bong Joon-ho também por Parasita, Rian Johnson com Entre Facas e Segredos, Krysty Wilson-Cairns e Sam Mendes por 1917.

Nas principais premiações, o vencedor da categoria tem sido Quentin Tarantino e, possivelmente, ele sairá com a estatueta dourada no domingo. Merecido pela sua originalidade e forma única de imaginar uma história.

Contudo, nós temos que puxar a sardinha para outros candidatos. Primeiro para Rian Johnson, que fez um incrível trabalho no roteiro e direção de Entre Facas e Segredos, tanto que já garantiu uma sequência. O filme concorre somente nesta categoria e seria legal vê-lo vencedor.

Entre Facas e Segredos concorre somente nesta categoria e vamos puxar sardinha sim / Imagem: Divulgação

Por outro lado, temos que enaltecer o trabalho dos sul-coreanos Han Jin-won e Bong Joon-ho com Parasita. Eles desestabilizaram o cinema, mostraram muita força em uma história incrível, que consegue passar por vários gêneros narrativos e ainda desenvolver uma forte crítica social.

Melhor Roteiro Adaptado

Diferente de Roteiro Original, onde a história é toda concebida pela primeira vez, através da inspiração e imaginação do roteirista, os concorrentes de Melhor Roteiro Adaptado têm sua história baseadas em outra obra, podendo ser livro, quadrinhos e até mesmo uma música.

Os concorrentes são: Taika Waititi por Jojo Rabbit, Greta Gerwig por Adoráveis Mulheres, Steven Zaillian com O Irlandês, Todd Phillips por Coringa, Scott Silver também por Coringa e Anthony McCarten com Dois Papas.

Adoráveis Mulheres merece o Oscar, pois, além de considerarmos a melhor adaptação, teve sua diretora esnobada na categoria que premia os melhores diretores, injustiça / Imagem: Divulgação

Esta é uma categoria que ainda não está muito clara acerca do possível vencedor. Contudo, vários veículos apontam para Greta Gerwig como a principal concorrente, pela sua incrível adaptação de um clássico literário. Nós também apostamos nela nesta categoria.

Melhores Efeitos Visuais

Esta categoria fez o coração dos nerds de plantão bater mais forte, afinal temos representantes da cultura pop concorrendo.

Os indicados são Star Wars: Episódio IX (A Ascensão Skywalker), Vingadores: Ultimato, 1917, O Rei Leão e O Irlandês.

Esta categoria é julgada pelos especialistas na área e por isso pode ser que o que o público achou incrível na telona não seja o mesmo da academia. Isso porque enquanto nós olhamos o todo, os especialistas olham a técnica e a dificuldade de conceber o resultado final.

Vistos destes pontos, os dois principais concorrentes são O Rei Leão e O Irlandês. O primeiro devido à dificuldade em se criar todo um mundo em computação gráfica, de forma realista e condizente com o verdadeiro, como no caso dos animais vistos do longa. O segundo devido ao rejuvenescimento facial empregado em vários atores, que é capaz de dar um nó na nossa cabeça, pois acreditamos que voltamos no tempo e que eles estão realmente mais jovens.

Apesar dos dois serem os fortes candidatos, tudo aponta para que a aventura de Simba seja o vencedor da noite.

Mas é claro que nós vamos dar um pontinho a mais e dizer que nossa torcida vai para Vingadores: Ultimato. Acreditamos que por tudo o que o filme representa, por ter conseguido chegar ao Oscar, sendo que até outro dia a academia torcia o nariz para filmes de heróis, seria legal vermos o longa levando esta para casa.

Melhor Direção

Chegamos a uma das principais categorias da noite, uma das mais aguardadas por todos. Esta é outra forte indicação para o Melhor Filme, isso porque, geralmente, o vencedor tem o seu diretor indicado como o melhor.

São cinco candidatos: Quentin Tarantino (Era uma Vez em… Hollywood), Todd Phillips (Coringa), Bong Joon-ho (Parasita), Martin Scorese (O Irlandês) e Sam Mendes (1917).

Sam Mendes é o favorito e deve se consagrar como Melhor Diretor / Imagem: Divulgação

Sem muito mistério, Sam Mendes deve ser o premiado, pois vem sendo o ganhador em todas as principais premiações. Nós também achamos que ele merece, pois a forma como filmou e dirigiu o longa é incrível, dá uma sensação única em quem assiste.

Porém, se a gente puder dar uma roubadinha, se Bong Joon-ho ganhasse ia ser incrível e totalmente justo.

Melhor Ator

Os indicados são: Jonathan Pryce (Dois Papas), Adam Driver (História de um Casamento), Antonio Banderas (Dor e Glória), Joaquin Phoenix (Coringa) e Leonardo DiCaprio (Era uma Vez em… Hollywood).

Sem muito blá, blá, blá, claro que desde sua estreia não se fala outra coisa. Joaquin Phoenix é o candidato mais forte, já levou todos os prêmios possíveis para casa e, podemos dizer que com certeza será o vencedor. Nós também achamos que é o mais justo, afinal o ator se entregou para o papel e foi brilhante em sua atuação, se transformou.

Melhor Atriz

Outra categoria que já parece ter sua vencedora. Isso porque, assim como Joaquin Phoenix, Renée Zellweger vem ganhando tudo por sua interpretação em Judy: Muito Além do Arco-Irís e, possivelmente, ganhará o Oscar.

Ela concorre com Charlize Theron (O Escândalo), Cynthia Erivo (Harrit), Scarlett Johansson (História de um Casamento) e Saoirse Ronan (Adoráveis Mulheres).

Apesar de acharmos extremamente justo se Renée ganhar, pois ela entrega a atuação de sua vida e segura o filme todo em si, também achamos que Scarlett merecia ganhar, pois ela está incrível. Além disso, ela concorre em duas categorias, seria merecido ganhar em uma.

Melhor Ator Coadjuvante

Categoria peso pesado, com nomes históricos concorrendo. Temos Anthony Hopkins (Dois Papas), Brad Pitt (Era uma Vez em… Hollywood), Joe Pesci (O Irlandês), Al Pacino (O Irlandês) e Tom Hanks (Um lindo dia na vizinhança).

Brad Pitt é o que parece ter mais chances, pois vem ganhando todos os prêmios da categoria em que foi indicado. Contudo, nós achamos que Anthony Hopkins está impecável no papel do Papa alemão, entregando muita veracidade em cada cena. Difícil apontar o melhor.

Será que Brad Pitt sairá vencedor na categoria mais peso pesado da premiação? / Imagem: Divulgação
Melhor Atriz Coadjuvante

Nas concorrentes desta categoria temos o retorno de Kathy Bates (O Caso Richard Jewell), a queridinha Margot Robbie (O Escândalo), novamente Scarlett Johansson (Jojo Rabbit), a jovem destaque Florence Pugh (Adoráveis Mulheres) e a favorita Laura Dern (História de um Casamento).

Como já dissemos, a favorita e possível vencedora é Larua Dern. Ela vem ganhando tudo e nós também achamos que merece levar a estatueta dourada, pois é totalmente convincente no papel da advogada de família.

Melhor Filme

Deixamos para o final a principal categoria, aquela que é a estrela da noite, que consagra o elenco, a direção, a produção, enfim, a maior honra do cinema.

Nossos nove indicados são 1917, Ford vs Ferrari, Coringa, Era uma Vez em… Hollywood, Parasita, O Irlandês, Adoráveis Mulheres, Jojo Rabbit e História de um Casamento.

Tudo aponta para que 1917 seja o grande vencedor, afinal o longa vem sendo muito premiado e ainda conta com uma temática extremamente valorizada pela academia, a guerra.

Seria um feito único se Parasita ganhasse como Melhor Filme / Imagem: Divulgação

Outros apontam para Era uma Vez em… Hollywood, pois é de um diretor queridinho e também trata de um assunto adorado, o próprio cinema.

Contudo, seria uma grata surpresa se Parasita ganhasse, pois iria mostrar a força das produções fora do circuito americano. Mas, o mais provável, é que o longa receba o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro, pois é o mais forte concorrente, e também já deve sair feliz pela proeça de quebrar alguns tabus dentro do Oscar.

E aí, das categorias mencionadas neste post, qual você concorda com a gente? Qual você discorda? Vai assistir à premiação? Conta pra gente nos comentários.

Legião Jovem, você sempre antenado!

 
One thought on “Oscar 2020: previsões e apostas”

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!