qui. nov 21st, 2024

Estudo levou em conta 50 filmes do gênero de terror

Um dos gêneros mais amados do cinema é, com toda certeza, o terror. Prova disso é que desde os primórdios da cinegrafia, já existiam filmes feitos para causar angústia, medo e desconforto no público.

Até mesmo aquelas pessoas mais medrosas, que não são exatamente fãs deste tipo de filme, tem alguma produção favorita, aquela que deixou alguma marca especial, seja ela qual for.

Verdade seja dita, no fundo todo mundo gosta de levar um sustinho de vez em quando, não é mesmo?

Mas, você já se perguntou qual seria o filme mais aterrorizante de todos? Aquele filme que fez todo mundo passar medo de verdade e sentir vontade de dormir com a luz acessa?

Apostamos que você deve ter uma opinião sobre o assunto, deve ter aquele filme que realmente te assustou e que te faz lembrar quando pensa em terror.

Porém, a ciência desvendou este “mistério” e nos revelou que o longa A Entidade, lançado em 2012 e com direção de Scott Derrickson, é o filme mais assustador de todos os tempos.

Filme foi um dos grandes sucessos do terror em 2012 / Imagem: Divulgação

Este resultado foi obtido através de uma pesquisa científica intitulada Projeto Ciência do Pavor, desenvolvida pela BroadbandChoices, que monitorou as reações de 50 pessoas, de várias idades, que foram expostas a mais de 100 horas de exibição de filmes do gênero.

O estudo tinha como base o monitoramento psicológico e emocional destas pessoas, mostrando as reações que seus corpos indicavam em cada filme.

O principal indicativo destas mudanças eram os batimentos cardíacos dos participantes, sendo que foi possível classificar os 50 filmes mais assustadores da história do cinema.

A Entidade em primeiro lugar

A frequência cardíaca normal em repouso de um ser humano é, em média, 65 batimentos por minuto.

O resultado mostrou que 95% dos espectadores tiveram aumento de seus batimentos cardíacos entre 84 a 86, durante todo o filme A Entidade, mostrando que a tensão, o medo e a preocupação estiveram presentes do início ao final do filme.

O segundo lugar da lista ficou com Sobrenatural, lançado em 2010 e um dos grandes sucessos da carreira do diretor James Wan. A média dos batimentos dos participantes ficou em 80, porém o filme foi o que alcançou a maior elevação em momentos cruciais. Durante os conhecidos jump scare, que é aquela cena na qual levamos um susto inesperado, os batimentos de alguns presentes chegaram a incríveis 133.

Já com a medalha de bronze ficou Invocação do Mal, também de James Wan, que conquistou a média de 78 batimentos por minuto.

Abaixo você confere os 10 primeiros lugares da lista:

  • 1º A Entidade
  • 2º Sobrenatural
  • 3º Invocação do Mal
  • 4º Hereditário
  • 5º Atividade Paranormal
  • 6º Corrente do Mal
  • 7º Invocação do Mal 2
  • 8º O Babadook
  • 9º Abismo do Medo
  • 10º A Visita
De baixo orçamento para sucesso de bilheteria

Como dissemos, o filme A Entidade foi lançado em 2012 e tinha um orçamento baixo, tendo custado 3 milhões de dólares ao todo.

Na trama, um autor de romances criminais encontra uma caixa com filmagens antigas de crimes horripilantes, que parecem ter sido cometidos por um assassino em série. Ao investigar, ele e sua família se tornam alvos de uma entidade sobrenatural maligna.

Apesar de não ter uma sinopse inovadora, o longa chamou a atenção do público por apostar em elementos culturais diferentes e não poupar na hora de causar medo. O resultado foi uma bilheteria de 87,7 milhões de dólares, que fizeram do longa um grande sucesso comercial.

E aí, você concorda com o resultado da pesquisa? Acha que A Entidade merece o título de filme mais assustador de todos os tempos? De qualquer forma, já fica aí a dica para curtir no mês do Halloween.

Legião Jovem, você sempre antenado!

 

Seu cometário é muito importante para nós, não deixe de nos companhar nas redes sociais e volte sempre!