Filme trás de volta uma das maiores franquias da história do cinema
Muitas fãs estão ansiosos pelo lançamento de Matrix Resurrections, novo capítulo da famosa franquia Matrix, que chega 18 anos depois do último.
Faltando pouco menos de uma semana para a estreia, os críticos americanos já conferiram o longa e as primeiras opiniões começaram a sair. O interessante é que tudo parece estar dividido.
Por um lado, muitos apontam ter gostado da nova produção, que mostra uma narrativa interessante. Além disso, também elogiam a atuação de Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss, que voltam com ainda mais química em cena, se juntando a um novo elenco igualmente talentoso, formado principalmete pelo trio Jonathan Groff, Jessica Henwick e Neil Patrick Harris.
Por outro lado, os críticos também apontam a falta de cenas de ação, que ficaram bem abaixo do esperado para um filme da franquia, e também o uso excessivo da metalinguagem para contar a história. Tudo isso é visto como negativo.
O consenso geral é de que um bom filme, mas vai decepcionar alguns fãs da trilogia original, pois acaba fugindo da fórmula já conhecida e de sucesso.
Confira algumas críticas:
“Matrix Resurrections é duas coisas: um enorme dedo do meio às franquias de blockbuster modernas, e o Matrix 4 que nós merecíamos. Denso, visualmente único, sentimental, e com toda a ousadia das continuações. Ninguém acerta tanto quanto Lana Wachowski. Uma pequena reclamação é a falta de ação, em comparação à trilogia original, mas isso não atrapalha o aproveitamento. Basicamente tudo desde os três filmes e Animatrix ganham algum tipo de conclusão aqui. (…) Os novos personagens são ótimos. Bugs, vivida por Jessica Henwick, é o principal destaque, e o sucesso do filme está em como utiliza os novatos. Coisa bastante ousada que me lembra de O Último Jedi, apesar de saber que isso possa despertar a ira dos fanboys.” James Preston Poole via Twitter
“Não é perfeito. Há muitos momentos que não fazem sentido algum. Mas diferente de Matrix Revolutions, que partiu meu coração, Matrix Resurrections… faz o oposto, e isso me deixa muito feliz!” Liz Shannon Miller via Twitter
“Matrix Resurrections é muito autoconsciente de sua existência, brincando demais com si mesmo. Dá muita ênfase à história de amor, mas não à ação incrível e efeitos especiais, que é o que as pessoas querem. A melhor parte é Jonathan Groff, mas isso é válido em qualquer lugar.” Clayton Davis via Twitter
“Matrix Resurrections é INCRÍVEL! É uma meta-ficção ambiciosa que definitivamente será controversa. É uma reflexão do porquê Lana Wachowski não queria fazer outro filme de Matrix – só que em forma de outro filme de Matrix. Aborda as discussões de criação vs. destruição, retomada, e a ilusão da escolha em novos contextos.” Jeff Zhang via Twitter
É de se esperar que um novo filme de uma das maiores franquias do cinema, que literalmente revolucionou a indústria, acabe dividindo opiniões, agradando alguns e decepcionando outros.
No final, temos que assistir e tirar nossas próprias conclusões. Você pretende conferir? Esta animado ou preocupado?
Matrix Resurrections estreia em 22 de dezembro nos cinemas.