Vem conferir tudo o que a gente descobriu sobre esta personagem
Se você assiste Riverdale já deve ter visto vários episódios em que é citado que a personagem Betty (Lili Reinhart) é fã de Nancy Drew. Já se você curte Stranger Things, percebeu que o mesmo nome é citado pelos jornalistas na terceira temporada como uma espécie de ofensa a Nancy (Natalia Dyer).
Mas, afinal, quem é Nancy Drew e qual a sua importância? Nós, do Legião Jovem, fomos atrás desta resposta e trazemos tudo para você.
Versão original
Nancy Drew é uma personagem fictícia criada por Edward Stratemeyer, um editor e escritor de ficção científica americano. Ele criou a personagem como contrapartida feminina de sua série Hardy Boys, que mostrava detetives meninos, sendo que a personagem apareceu a primeira vez em 1930.
Na versão inicial, Nancy seria uma jovem de 16 anos, que vivia na cidade de River Heights, como seu pai Carson Drew, um advogado, e com sua governanta Hannah Gruen. A mãe de Nancy morreu quando ela tinha dez anos e isso fez com que a menina desenvolvesse sua independência rapidamente.
Ela era extremamente inteligente e atenta, por isso passava seus dias estudando e resolvendo mistérios, sendo que com alguns ela se deparava e outros começavam com casos de seu pai.
Além disso, Nancy podia contar com a ajuda dos primos Bess Marvin, uma garota feminina e delicada, e George Fayne, um verdadeiro moleque. Em algumas ocasiões, a jovem também tinha a companhia de seu namorado, Ned Nickerson, que estudava no Emerson College.
Mesmo com a ideia errada de que “lugar de mulher é na cozinha”, Stratemeyer percebeu que as meninas eram um público fiel de sua série Hardy Boys, por isso decidiu introduzir uma garota, como forma de cativar o público e, claro, ganhar mais dinheiro.
Mesmo com as intenções erradas, a personagem se tornou um verdadeiro sucesso na época e acabou caindo no gosto popular. Stratemeyer contratou outros escritores para escrever histórias de Nancy Drew e os livros saíram com a autoria Carolyn Keene, um pseudônimo para o grupo. Os primeiros quatro livros se tornaram clássicos da literatura infanto-juvenil americana.
Evoluções da personagem
A personagem foi revisada e sofreu algumas transformações a partir de 1959, para se adequar a modernidade e eliminar traços racistas e de cunho machista de suas histórias.
Nancy deixou de ter 16 anos, passando a ser uma jovem estudante de psicologia de 18. Ela também deixou as características mais ácidas e “violentas”, para se tornar uma jovem carismática e com alto senso de justiça. Diferente do original, também, nas novas versões a jovem perdeu sua mãe aos três anos, não aos dez, o que a fez se tornar alguém preocupada com o outro e atenta a detalhes.
Depois das revisões iniciais, a personagem continuou sofrendo modificações, mas sua trama de detetive juvenil e mistério continuou a acompanhando, o que a fez se tornar uma referência em produções de mistério adolescente.
A série original, Nancy Drew Mystery Story foi escrita de 1930 até 2003. Já Nancy Drew Files foi lançado em 1980 e mostrava a jovem mais velha e com um fundo de romance na história. Em 2004 foi lançada a série Girl Detective, onde a personagem ganhou um telefone celular e um carro hibrido, sendo encerrada em 2012.
Em 2013 teve inicio a série Diários, que está sendo escrita até hoje. Os livros foram traduzidos para mais de 45 línguas e venderam mais de 80 milhões de cópias em todo mundo ao longo dos anos.
Filmes e séries de TV
A primeira adaptação dos livros para filme veio através da Warner Bros., que adquiriu os direitos de produção em 1937. Foram lançados quatro filmes de categoria B, que são filmes mais curtos que os convencionais, entre os anos de 1938 e 1939.
São eles: Nancy Drew: Detetive (novembro de 1938), Nancy Drew: Repórter (fevereiro de 1939), Nancy Drew: Solução de problemas (junho de 1939) e Nancy Drew e a Escada Oculta (setembro de 1939). Todos os filmes contaram com a direção de William Clemens e mesmo elenco, com Bonita Granville como Nancy Drew, John Litel como Carson Drew e Frankie Thomas como Ted Nickerson (alteração de Ned Nickerson).
Em junho de 2015, a Warner Bros. lançou um novo filme intitulado Nancy Drew, estrelado por Emma Roberts, Max Thieriot e Tate Denovan. No longa, Nancy se muda para Los Angeles com o pai, que tem negócios a resolver, e passa a morar na casa de uma estrela de cinema que foi assassinada. O filme teria uma sequência, mas a crítica mista e o fato de Emma Roberts ter buscado outros projetos engavetou a continuação.
Um novo filme foi lançado em abril deste ano, com a jovem Sophia Lillis no papel da detetive adolescente. Sophia ganhou destaque por suas atuações no longa em It, A Coisa e na série Objetos Cortantes. No longa, intitulado Nancy Drew e a Escada Secreta, Nancy investiga uma mansão abandonada que possui uma misteriosa escada secreta.
Já na televisão, a primeira vez que Nancy foi retratada foi em The Hardy Boys e Nancy Drew Mysteries, que foi ar entre 1977 e 1979 na ABC. Foi estrelada por Pamela Sue Martin e é a série considerada mais fiel aos livros. Na terceira temporada, Nancy Drew foi eliminada da série, o que acabou acarretando o cancelamento da mesma.
Em 1995 uma nova série foi encomendada, desta vez com Tracy Ryan no papel da protagonista. Porém, a baixa audiência e falta de entusiasmo do público fizeram a produção ser cancelada ainda no meio da primeira temporada.
A mais nova aposta com a personagem é a série Nancy Drew, na CW, que estreia em outubro deste ano. O canal fez o anúncio da produção em 2018 e promete ser o novo sucesso, pois mostrará a jovem Nancy como uma adolescente que desvenda mistérios, a ponto de estar sendo considerada a “nova Supernatural”.
Vale lembrar que a CW é o mesmo canal de Riverdale, o que deixa os fãs animados, pois terão uma nova produção para assistir. A série será protagonizada por Kennedy McMann e se apoiara aos livros originais, mas com todo o contexto moderno.
Com todas estas informações, podemos perceber a força que Nancy Drew tem, enquanto personagem, e como ela foi e é importante para as produções que mostram adolescentes desvendando mistérios. Também percebemos porque ela tem destaque dentro de outras produções americanas, afinal, foi revolucionária em todo seu contexto.
Só podemos disser que, com toda esta história, nós estamos animados para conhecer a nova Nancy Drew e esperamos que ela faça muito sucesso, para termos muitas temporadas para discutir sobre ela.
E aí, curtiu este post? Então não esquece de compartilhar com aquele seu amigo que ficou curioso sobre a personagem e curtir nossas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.
Até mais!
[…] curioso e se perguntando quem é esta “personagem” citada nas duas séries, vem conferir a matéria especial que fizemos te contando […]
[…] e adaptações produzidas. Nós falamos mais sobre o assunto em um post especial explicando quem é Nancy Drew. Se você não conferiu, vai lá ler porque explicamos […]